A tua experiência

Deixo aqui esta página para que possam deixar os vossos comentários, as vossas experiências perante esta doença funcional.
Considero que através da partilha de experiênicas conseguiremos conhecer melhor a doença, encara-la positivamente através do conhecimento de diferentes pontos de vista.

Este espaço é de todos que queiram partilhar a doença, ou simplemente desabafar sobre os problemas ou não que o colon irritável provoca nas vossas vidas...

Conto com a vossa colaboração para que todos possamos olhar para esta doença funcional e crónica de uma forma mais positiva e natural.

189 comentários:

  1. Olá,

    meu marido tem SII e temos aprendido bastante sobre como viver com essa doença diariamente.
    Uma das nossas maiores dificuldades é achar receitas. Não dá para ficar comendo a mesma coisa sempre - enjoa.
    É complicado ver que todo mundo pode comer um pão de queijo e ele não. Tomar um refrigerante, e ele não.
    Entrando nesse blog, surgiu um pouco de esperança assim que vi as receitas aqui publicadas. Agradeço muito por compartilhar isso!!! Muito obrigada mesmo.
    Ficarei "atenada" esperando por novas receitas.
    Atenciosamente,

    Anamaria

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, obrigada pelo carinho e pelas palavras.
    É precisamente esta a finalidade do blogue, ajudar pessoas que sofram do mesmo problema que eu...
    Concordo consigo que comer sempre as mesmas coisas cansa, e às vezes dá aquela vontade de comer um doce...E para nosso azar não podemos porque a maioria dos doces que vendem nas pastelarias têm leite ou derivados...
    Espero continuar a ajudar...Continue a seguir e partilhe as suas vivências.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, meu nome é Fabiola e tenho 16 anos. Este ano mudei de vida, comecei trabalhar dia inteiro e estudar a noite. Tive problemas no serviço e consequentemente regredi nos estudos. Fiz uma cirurgia no olho, que foi horrivel por sinal, e sempre tive com dor na barriga, intestino preso, muitos gases e ansia. Fiquei 10 dias no hospital até que o médico descobrisse que realmente era o SII. Alem disso, sou intolerante a lactose. Dieta rigorosa! Ainda seguido, tenho dores, desconforto.. Tomei coticóide e tramal. Agora graças a Deus as dores estão melhorando. Adoooorei teu blog, porque a tempos estava procurando alguem pra conversar sobre isso, pois ninguem na minha cidade tem algo parecido! Até mais, beijos

      Eliminar
  3. Oi,meu nome e hellen tenho 30anos a quase 4 tenho sofrido com esse problema,q so foi conclusivo a 1ano..
    Nesse momento estou de cama a tres semanas devido ao problema,q meu Deus ja nao suporto mais...
    Tem sido muito dificil,pois sinto muitas dores,intensas,q as vezes desmaio,como vc mesma diz,o cãozinho mordendo.
    Doi do lado esquerdo,e a impressao q tenho e q o reto incha...
    Meu medico disse ontem q incha muito mesmo,e eu sinto dores na parede da vagina do lado esquerdo,mal consigo andar.
    Estou de atestado,mas mesmo quando to trabalhando tenho as crises de manha.
    Perdi a qualidade de vida,nao saio ,nao tenho animo pra nda,sinto fortes dores pelo corpo todo,e nao posso comer naaaada,tudo faz mal!
    Estou com soro na veia e a base de agua de coco,a diarreia nao corta.
    Enfim,eu nao gosto de falar com ninguem sobre o assunto,todo mundo tem uma opinião pra dar sem ao menos saber o q é,ninguem acredita q nao tem remedio q tire a maldita dor,e ainda acha q e exagero..
    No momento to tomando azulflim,tomei uma injeção,diprospan,e mais outros remedios tres vezes ao dia...
    Troco sempre de remedio pea ver se Acha o certo,e tem mes q vou até trez vezes ao medico,mas nada tem funcionado...
    Enfim,e isso...
    Desculpa o desanimo,mas realmente estou pessima
    Um abraço,hellen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OI SE VC FOR MUITO NERVOSA TOMA O REMEDIO AMITRIPITILINA POIS PARA MIM FOI OTIMO POIS SOU MUITO NERVOSA E ESTE REMEDIO E UM ANTI DEPRESSIVO PARA MIM É OTIMO EU TOMO TODA VEZ QUE SINTO MUITA DOR É BATER E VALER.VER COM SEU MEDICO POIS O MEU MEDICO ME PASSOU É FOI MUITO ALIVIO POIS AS DORES SÃO TERRIVEL PARECE QUE A GENTE ESTAR MORRENDO.....MELHORAS PARA VC.....

      Eliminar
    2. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso.
      Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.
      Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
      Hellen a momentos que passamos em nossas vidas, que somente nós e DEUS sabemos do sofrimento, essa doença como todas as outras, nos deixa desanimados, tristes e depressivos, nessas horas temos que recorrer a CRISTO, pois só ele vai entender o que se passa conosco, tenha fé, peça a ele que a cure, anime-se! Ele disse para vc lança esse fardo sobre ele e pegar o dele que é leve e suave, faça sim um exercício, vá a uma igreja, dance, cante, faça algo que a anime, estarei orando por vc, mas aprenda que DEUS não quer que levamos fardos maiores do que possamos carregar. Bjs

      Eliminar
  4. Olá Hellen, antes de mais obrigada pelo teu testemunho.
    É verdade é uma doença muito complicada e cada caso é um caso, de facto o teu caso parece ser mesmo daqueles casos mais graves e de extremos em que as restrições alimentares vão ser bastantes, até se conseguir um equilibrio. Mas não deves perder a esperança, numa fase inicial de tratamentos é sempre complicado e sofre-se muito.
    Quanto às tuas dores compreendo te perfeitamente, são complicadas, mas diz-me uma coisa, já fizeste colonoscopia? Para despistar qualquer outro problema? Já fizeste exames às intolerancias alimentares?
    É que tudo isso torna-se essencial para conseguirmos ultrapassar e vencer esta doença sem cura...
    Somos doentes crónicos, temos que aprender diariamente a lidar com a doença. ´
    Se te serve de incentivo, numa fase inicial do meu tratamento também sofri bastante, e ouvia muitas vezes em casa dizerem-me que era mania minha e coisa da minha cabeça. A nível psicologico é muito dificil lidar com a doença. Acho que neste momento poderás também tomar alguma coisa para te ajudar a nível psicológico, eu própria tomei um ansiólitico contra a ansiedade, que me ajudou bastante. E tomei o medicamento para o intestino práticamente dois anos consecutivos... Mas principalmente deixei de comer muita coisa (leite, derivados, doces e alguns legumes que me faziam mal), e começei a fazer exercicio físico (natação) que me ajudasse a relaxar e a lidar melhor com a ansiedade...
    Hellen, tem muita força, calma e acredita que se fizeres os tratamentos direitinhos e alterares os teus habitos de vida tudo irá melhorar.
    Força e aguardo noticias tuas...Queremos acompanhar as tuas melhoras...

    ResponderEliminar
  5. Experiência da Roberta de Paula

    "Há mais de 2 anos não sei realmente o qu eé viver! Tenho SII e descobri há 2 semanas depois de vários exames e remédios caros. Eu tento levar normalmente a vida mas as pessoas que vivem ao meu redor ficam nervosas e acabam me deixando nervosa também. Há dias em que não sinto fome e nem vontade de comer, e por sentir dor após as refeições, não me animo nem em tentar comer. Isso preocupa os meus familiares que não conseguem aceitar. Há dias em que penso em desistir de tudo, só não desisto porque sei que minha família está do meu lado esperando mais de mim! Tinha tudo para ter passado no vestibular ano passado, porém faltei muitas aulas na escola por sentir muita dor e acabei repetindo de ano! O SII complicou muito a minha vida mas ainda levo a doença com bom ânimo!


    Por Roberta de Paula em Cólon irritável em 15-02-2011"

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos. Sofro desse mal desde meados de 2007. Começou de maneira bem esporádica, e em 2008 se agravou pra valer. Em janeiro de 2009 comecei a fazer exames, foram 5 meses de exames até ter a noticia que era SII. Cheguei a ficar 1 ano entre 2009 e 2010 sem almoçar para poder trabalhar, se almoçasse era banheiro na certa. Sai do emprego em 2010 quando a empresa encerrou as atividades e resolvi dar um tempo para encontrar algum tratamento por que os medicamentos receitados não tinham efeito quase nenhum.
    Hoje estou fazendo um tratamento Homeopático, e tem tido efeitos muito significativos.
    Eu cheguei ater até janeiro de 2011, dias sim e não de crises de diarréia, não importasse o que eu comia ou deixasse de comer.
    Comecei o tratamento no final de janeiro e gradualmente os resultados tem aparecido.
    No 1° mês nada mudou. No 2° mês as frequências das crises passaram a ser de 1 ou 2 por semana. No 3° mês já passei a ficar mais de uma semana sem crise. E no 4° mês cheguei a ficar 1 mês e 2 dias(que se encerraram hoje, rsrsrs).
    Mas recomendo a todos procurarem um médico homeopata credenciado.
    Outra dica, pesquisando muito, é a medicina oriental(Acupuntura). Li um artigo científico que tratava sobre o assunto e descrevendo exito o tratamento. Comentei com minha médica atual e ela confirmou que pode dar certo. Eu ainda não tentei esse por que estou no homeopático, que como já relatei tem se mostrado eficaz, mas caso no futuro mostre o contrário, então vou tentar a medicina oriental.
    Att. Marcio

    ResponderEliminar
  7. Olá Marcio,
    Obrigada pelo teu comentário!
    Realmente existem casos de SII bem mais graves que o meu...E de facto o teu caso, parece-me mais grave...No meu caso, ter alterado a alimentaçao e começado a viver mais relaxada e sem stresses ajudou-me a melhorar bastante os sintomas...Mas já li e já contactei com casos muito mais graves que o meu...Obrigada por partilhares as tuas melhoras através da homeopatia, não sabia que esta medicina poderia aliviar os nossos problemas é sempre bom conhecer alternativas para o caso de eventuais crises...
    Força e continua a partilhar connosco as tuas melhoras e descobertas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola tenho SII faz algum twmpo. O pior sao os gases e as dores. Vc disse que tomou ansiolitico? Mas eles nao aumentam as crises. Apraz piorou muito.o meu problema. Aguardo retorno

      Eliminar
  8. Deparei-me com este blog por acaso e não pude deixar de seguir, porque não só é super interessante tudo aquilo que aqui é partilhado como me identifico bastante por sofrer também de Sll e consequentemente de intolerância à lactose.
    Descobriram que tinha SII desde muito novinha, o que pode soar estranho. Tinha cerca de 12 anos, se não estou em erro. Sempre fui uma criança muito ansiosa (ainda hoje sou!) e inclusive cheguei a ter depressões. Fui submetida a uma série de exames e foi então que me foi diagonisticado SII. Passado 10 anos continuo com os mesmos sintomas, apesar de medicada, com a alimentação cuidada e restrita. Confesso que cometo inúmeros erros alimentares e depois arco com as consequências. Em alturas como Natal e Páscoa é um dilema constante...ou como uns docinhos e depois arrisco-me a ficar em casa perto de uma w.c ou fujo a sete pés daquilo que me faz brilhar os olhos, eheheh!
    Depois de uma adolescência conturbada, constantemente prejudicada pela SII na escola, no trabalho e condicionando quase tudo no meu dia-a-dia, aprendi a encara-la de uma forma mais descontraída. Sem dúvida que é o maior passo para que o SII deixe de ser um bicho de sete cabeças. É essencial também ter auto-controle, principalmente em fases de maior stress e ansiedade ou andar devidamente medicada para evitar as tão desagradáveis cólicas e diarreias. Pior ainda é o facto das dores mestruais triplicarem e deixarem-me quase todos os meses agarrada a cama a contorcer-me..
    Enfim, nada de novo para os por aqui param, afinal de contas, sofremos todos do mesmo. É fundamental não desanimar e perceber que só somos um bocadinho diferentes!
    Parabéns pelo blog...é sempre agradável saber que há quem passe pelo mesmo porque dificilmente aqueles que nos rodeiam (amigos, família, etc) percebem o que é lidar com isto diariamente e o mau-estar a todos os níveis que o SII nos causa!

    :)**

    ResponderEliminar
  9. Tenho 28 anos, casei em Agosto de 2010 e a SII está literalmente a destruir a minha vida, está a desmoronar tudo o que construi.
    Sempre me considerei uma pessoa muito ansiosa, pessimista, depressiva… actualmente não tenho motivos para tal, apesar do estado do nosso país mas, penso no futuro e imagino pessimista mente as situações futuras, quer a nível pessoal, familiar, profissional, etc…
    No ano passado, o primeiro natal/passagem de ano casada estava a dar comigo em doida. Stressei, stressei, imenso por não poder cear neste dia com os meus pais e vou explicar porquê…
    A minha sogra vive connosco, é tem 57 anos e é viúva há 7. Não tenho o que dizer… mas o natal do ano passado jantamos os três tal como em todos os outros dias do ano, ela deitou-se antes da 00h e eu e o meu marido fomos para os meus pais. O clima entre mim e o meu marido não era o melhor, eu estava com uma crise de SII e ele acusava-me de estar assim simplesmente por birra.
    Foi um natal para esquecer…
    A passagem de ano, foi “obrigada” a ficar em casa, a minha sogra tinha convidado o outro filho para lá ir jantar e não era de bom-tom estar a sair da minha casa para ir cear com os meus pais.
    Estava tão mal, mas tão mal da minha barriga que não aproveitei nenhuma das festas… tinha dores, falta de apetite, vómitos, náuseas e cólicas, muitas cólicas.
    Consultei alguns médicos mas nenhum deles me receitou nada, diziam que tudo não passava de uma questão emocional. Por aconselhamento médico, comecei a tomar fluoxetina de manha e olcadir à noite. Mas para o SII apenas um me disse para tomar Debidrat quando tivesse dores…
    Esta fase acabou por passar, durante este ano tive alguns episódios de SII mas nada que se compare ao de este fim de semana…
    Andei com dores durante todo o sábado, tomei Debidrat, quando ia para jantar, só me apetecia vomitar e andava da mesa para a casa de banho e da casa de banho para a mesa.
    Conclusão, acabei mesmo por vomitar, já me sentia melhor mas o meu maridi insistiu em levar-me ao hospital…
    É pronto mesmo diagnóstico, stress e ansiedade que afectam o meu sistema digestivo, vim de lá medicada com o Spasmomen e o Tiorfan. O meu marido passou-se, diz que todos os anos é a mesma coisa, e que como as festas se aproximam já estou a começar…
    Preciso muito falar com alguém que me compreenda, é que nem eu mesma sei porquê, porque é que me acontece isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ja pensaram em tomar probioticos comprados em casas do ramo

      Eliminar
    2. Sim, experimente os probioticos, carvao fegetal, e procure um bom gastro pois existe medicação que pode fazer para controlar a ansiedade. Eu propria fiz ansioliticos durante um ano para me ajudar nas crises de ansiedade, depois começeimpraticar desporto para relaxar e lidar com ansiedade...é meio caminho para controlar a sindrome. Evite tb leite e derivados, assim como mm alimentos que tenham leite, normalmente quem tem sii tb tem intolerancia lactose...

      Eliminar
  10. Olá "SETE",
    antes de mais só te tenho a dizer que não fiques mais stressada pelo teu marido não conseguir entender a tua doença. A seu tempo ele vai entender, que é uma questão de saúde não é manha e muito menos por mania....
    Tens que procurar um bom gastro, que te ajude a controlar os sintomas e te ensine quais os alimentos que podes ou não ingerir...Obviamente a SII tem mais reacções quando andamos ansiosas e stressadas, pelo que um primeiro passo para encontrares a cura passa por fazeres um tratamento com ansióliticos (eu fiz durante algum tempo, receitado pelo próprio gastro), também deverás fazer exames para verificares se tens alguma intolerancia alimentar (eu fiz e descobri que sou intolerante lactose)...
    Tenta fazer um diário alimentar e das horas em que tens crises, isso vai ajudar te a descobrir quais os alimentos que te fazem mal...
    Mas essencial mesmo é seres acompanhada durante uns tempos por um bom gastro, posteriormente aprendes a viver com o problema e controlar a alimentaçao e o stress...
    Para que o teu marido veja que a SII, não é mania ele que leia e analise o Blogue, vai verificar que não és caso unico no mundo e que esta é uma doença crónica e que não tem cura, apenas pode ser controlada, e para a controlares vais precisar do apoio e paciência da parte dele, é fundamental que ele compreenda e aceite que tens uma doença crónica, para que consigas encontrar o equilibrio...
    Força e procura um bom médico e nao desistas de encontrar o equilibrio...Continua participar no blogue e se precisares de falar, envia me teu mail e conversaremos...Beijo e muita força...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso de ajuda... novamente...
      Sozinha não conseguia, os clinicos gerais diziam que tudo era psicologico... conclusão arranjei dinheiro e coragem e foi a um psiquiatra... há muito que não tenho crises, estou medicada com antidepressivos, mas esta semana algo de estranho me está acontecer, sei que vários acontecimentos me deixaram mais ansiosa, o meu intestino alterou, mas os sintomas são diferentes... agora sinto um aperto no peito do lado esquerdo, sinto dor de cabeça constante, acordo mais cansada do que o que me deito (sonho imenso), e tenho a sensação de desmaio, visão nublada e perda de visão...
      Preciso trocar experiências, estou muito assustada...
      aqui fica o meu e-mail
      elisabete@iol.pt

      Eliminar
    2. há já me esquecia... em Março tenho consulta no Gastro:)

      Eliminar
  11. Luna

    Ola
    Sou mais uma na lista dos portadores da SII. Foi me diagnosticado à uma semana e está a custar muito a habituar-me.
    Estava a perder muito peso em cada crise de diarreia que tinha e isto ja ha 5 anos. Passei por exames dificeis e finalmente chegamos a uma conclusao. Já nao aguento mais as dores, as colicas, os desmaios, e o principal o emagrecimento que se notava a cada crise que tinha.
    Encontrei este site pois perdi as ideias de receitas para me alimentar sem esta monotonia. É dificil mas como diz o meu companheiro: "vê o lado positivo, vamos ser mais saudaveis e gastar menos dinheiro em jantares fora e etc" :D
    Nada como um pouco de optimismo e deixo esta frase para vocês para vos dar força a todos também. Para a frente é o caminho e o principal é viver com qualidade seja qual for o sacrificio.
    Beijinho e muita força para todos.

    ResponderEliminar
  12. Olá, meu nome é Paulo e tenho SII desde 1994, ou seja a bastante tempo. Depois de tentar diversas dietas e medicamento, encontrei um que tem mostrado um resultado muito bom, é o Xifaxan. Deixo aqui a dica, tenho IBS-D.

    ResponderEliminar
  13. Olá Paulo,
    Mas sendo esse medicamento um antibiótico não será prejudicial o seu consumo prolongado?
    Eu tento sempre evitar a medicação, claro que tomo quando tenho crises, mas acima de tudo a SII passa pelo equilibrio alimentar e psicológico...Pelo menos esta é minha opiniao, e experiência...Mas claro que existem momentos em que é necessário recorrer à medicação, mas esta não deverá ser uma prática diária.

    ResponderEliminar
  14. Olá Paula, o seu caso era de diarréia? Você chegou a associar à candidiase intestinal ou disbiose? Eu tive a primeira crise em 2008 após um episódio traumático e durou uns 3 meses muito sofridos (fiz muita terapia, acupuntura e sei lá mais o que). De repente, eu tava boa. Nesse intervalo não tive problema nenhum. Agora, depois de uma situação estressante a crise voltou e está me deixando desanimada. Creio que quando atingimos o equilíbrio emocional ela vá embora, isso se não for realmente a candida que fica de presente após o stress.

    ResponderEliminar
  15. Olá Lilian, sim o meu caso era mesmo de diarreias. Realmente nunca associei a Candidiase, pois as crises iam e vinham, e quando fui aos especialistas perante as minhas descrições dos sintomas eles afirmavam de imediato que era a sii, mas só quando consultei o terceiro gastro é que este me ajudou a encontrar um equilibrio, porque até lá chegar todos os outros me diziam que tinha que aguentar que não havia nada a fazer, senao ter em conta o que comia....Mas a verdade não é bem assim, podemos fazer medicação, aprender a lidar com a sii e sim claro fazer algumas adaptações a nível alimentar...E claro a sii com o stress aumenta as crises.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando diz "fazer algumas adaptações a nível alimentar", significa nunca mais comer os alimentos a que temos intolerância? Ou comer menos vezes?
      Em relação á Candidiase, não percebi o que queriam dizer. Pode explicar melhor?

      Eliminar
    2. Ola, quando falo em adaptaçoes alimentares refiro a numa fase inicial retirares os alimentos que te fazem mal até controlares as crises e a sindrome. Posteriormente, deveras introduzir isoladamente esses alimentos e em pequenas quantidades para descobrires a tua tolerancia a esse alimento. Obviamente, a longo prazo deveras voltar a ter uma alimentação variada e completa evitando apenas aqueles alimentos que nao tenhas mesmo tolerancia alguma. Por exemplo eu tive que excluir o leite de vaca da minha alimentaçao, pois o meu organismo nao tolera mesmo. Mas isso depende de casa pessoa, ha pessoas que conseguem beber um copo de leite por dia sem terem sintomas...
      Em relaçao à candidase nunca cheguei associar, pois se fosse candidiase nos exames aparecia là o microbio dessa doença, se nos exames nao aparece nada nao podemos referir a candidiase. Mas com diarreias mais frequente é comum haver pessoas que desenvolvam candidiases principalmente vaginais, pois existe um aumento de bacterias más em contacto com nosso organismo...Dais ser importante tomar probioticos para aumentar o numero de bacterias boas no intestino...

      Eliminar
  16. Vou compartilhar algo que tem feito muito bem pra mim. Fibra de Maçã em pó ou farinha de maçã. Misture até uma colher de sopa por dia em um suco, café, chá, água, ou qualquer outra bebida que goste de consumir. Só não recomendo com refrigerante, tentei e fica muito ruim ;(

    A farinha de maçã tem um gosto um pouco forte e uma coloração escura, eu prefiro a fibra de maçã em pó que não possui gosto algum. A fibra em pó é branca e tem a textura de uma maizena. Você pode tomar uma única dose por dia, ou dividir em duas ou três colheres de café ou chá para misturar na bebida.

    A maçã é uma das melhores fruta para quem tem problema com SII, e a fibra em pó trabalha como um regulador e normalizador do intestino, tanto que é aconselhável tanto para quem tem problemas de diarreias frequentes quanto para quem tem o problema inverso.

    Para quem gosta de fazer bolos e pães em casa, pode misturar a farinha de maçã na receita.

    Att. Marcio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcio,
      Muito obrigada por partilhares connosco aquilo que te ajuda...
      Por acaso não conhecia a Fibra de maçã, porque como já referi em alguns post's descobri o protexin que me ajudou a regular o trânsito intestinal, mas de qualquer forma é sempre bom conhecer novas alternativas...
      Obrigada :-D

      Eliminar
    2. Olá, tenho o mesmo problema...onde posso encontrar a farinha de maçã?
      Obrigada

      Eliminar
  17. Oi Paula,

    Estava aqui lendo seu blog e adorei... Parabéns...
    Tb passo por esse "probleminha"... Sempre tive dores no abdomem mas de uns 2 anos e meio p/ cá pioraram... Nesse meio tempo passei por mais de 6 especialistas diferentes e fiz muitos exames... Todos não acusaram nada e os médicos não sabiam o que eu tinha... Por fim fui a uma gastro e ela suspeita de SII... Me passou uma medicação, pediu q evitasse o stresse (que é quase impossível pois sou anciosa demais) e evitar a lactose... Já tinha q ter voltado nela, mas trato pelo SUS daí vc já viu como é... (rs) Nesse meio tempo estou tratando com um nutricionista para, pelo menos, saber o q comer e não ter muitas dores... No meu caso o instetino fica muito preso, dores abdominais horríveis, cólicas, flatulência... Achei ótimo quando vc falou que tem um "cachorrinho", eu sempre falei q tenho um "porco espinho" do meu lado esquerdo..(rs) Me identifiquei muito com vc... Enfim, vou vivendo com as dores e com meu novo bichinho de estimação - o meu porquinho espinho... Bjos e melhoras para nós...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kerly, é de facto sempre tive o meu cachorrinho de estimação no lado esquerdo do intestino...Mas com tratamento e com alterações alimentares acabou por desaparecer, só se manifestando quando como algum alimento que não devo (naturalmente de vez em quando lá ingiro algum "fruto proibido"):-D
      Em relação ao stress e ansiedade são de facto factores fundamentais para dominar a SII, dai a importancia de se fazer a medicação direitinho e cumprir as orientações médicas. Quanto a estares ser acompanhada por uma nutricionista, acho que é uma ótima opção (caso seja uma nutricionista que conheça bem a SII...) na minha opinião aqui na minha zona os nutricionistas não estão muito formados para aconselhar doentes com SII, poucos conhecem a doença...Mas se encontraste uma que conheça bem a doença e os ingredientes dos alimentos é ótimo... Bem só te posso desejar as melhoras e muita energia para levar em frente esta luta com a SII...Vai dando noticias...BJX*

      Eliminar
  18. Olá..antes de mais, parabéns pelo blog ! :)
    Há cerca de 2 anos que sofro com alterações digestivas...já fui um sem número de vezes à minha médica de familia, mas ela não valoriza muito as minhas queixas (da 1ª vez até se recusou a atender-me porque, segundo ela, sou muita nova para ter doenças graves --'). Bem, com muito custo, lá me mandou fazer uma endoscopia que acusou uma gastrite..mas isso acho que não explica as minhas queixas ao nível do intestino e, até hoje, ainda não fiz nenhuma colonoscopia, apesar da médica dizer que desconfia que tenho SII. Não tomo qualquer medicação, já tomei probióticos (por iniciativa própria) e fizeram-me muito bem..mas não resolveu o meu maior problema. Não sei se isto é comum a mais alguém, mas eu sofro com imensos ruídos abdominais, sobretudo durante a após as refeições. E se tiver vontade de defecar e não for imediatamente, o meu intestino começa a chiar e só eu sei o transtorno que isso me causa. Não consegui terminar a faculdade porque ganhei pânico por todas as vergonhas que passei na sala de aulas. Tenho medo de ir a entrevistas de emprego e, por isso, ainda não consegui arranjar trabalho. Toda a minha vida social ficou condenada por causa disto. Uma simples ida ao cinema torna-se um pesadelo...a minha barriga até pode ficar caladinha durante toda a sessão, mas só o medo que tenho de passar vergonhas faz com que eu não consiga aproveitar nada de nada. É um medo paralisante. E ninguém me entende. Os meus pais preferem ignorar e fazer de conta que está tudo bem (é mais fácil assim..)..mas só eu sei o que sofro com isto, o quanto a minha vida se alterou..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá...
      Bem, entendo perfeitamente todos os sintomas e angustias que sentes, porque eu própria já passei por eles...Mas, acima de tudo tens que lutar contra esse medo paralisante porque senao a sii toma conta da tua vida e tu é que tens que controlar o rumo da tua vida. Espero que entretanto tenhas tratado essa gastrite, que também pode ter origem nervosa, devido a toda a ansiedade que passas...
      Mas, acima de tudo e o mais importante é consultares um médico especialista, um gastroenterologia, porque se ele estiver familiarizado com a sii, primeiro vai te mandar fazer uma série de exames, entre eles a famosa colonoscopia, e posteriormente se não existirem problemas no intestino irá entao diagnosticar te a sii...Como tratamento este deve passar sempre pelo terminar de estados ansiosos e de medo, através da prescrição de algum calmante (eu também tomei e não viciam...), também deves aprender a relaxar (começar praticar alguma actividade física que te ajude, yoga, piscina, pilates, deves também ter em conta todos os alimentos que o teu intestino recusa e se dá mal (começa a fazer um diário alimentar e verifica os sintomas que tens depois de ingerir aquele alimento, assim podes saber melhor o que não te faz tão bem)...Quanto a medicação para o intestino, isso só o médico te pode oferecer o melhor para teu caso, pois depende se tens diarreias ou se tens prisao de ventre... Quanto aos barulhos no intestino, experimenta tomar carvão vegetal (sem lactose- encontras em ervanárias-), porque é ótimo para os gases e flatulência - vai ajudar te a eliminar esses ruidos- E os probióticos toma de vez em quando uma caixa (eu tomo o PROTEXIN PROTECT da Nutrifarma de três em três meses, é do melhor e ajuda imenso- encontras em ervanárias-...
      Espero de alguma forma ter-te ajudado a pelo menos começares a encarar a sii não como um karma negativo, mas como a possibilidade de te encontrares interiormente e de teres uma vida mais saudavel e harmoniosa...
      Resumindo:
      1) Deves consultar um especialista (esquece a médica de familia, parece que não é sensivel à doença);
      2) Deves fazer um diário alimentar (registando tudo que comes e a que horas assim como os sintomas que tens e quanto tempo depois de comer);
      3) Encontra uma actividade física que te ajude a relaxar e aprender a ter calma;
      4) Toma Carvão vegetal e os probióticos...
      5) Elimina da tua alimentação bolos, doces, fritos, gorduras e outros alimentos que verifiques que te fazem mal...

      Experimenta e depois diz como te sentes e acima de tudo retoma a tua vida e controla o rumo do teu caminho...A sii não tem cura, por isso não procures um medicamento que te resolva de vez o problema é uma forma de vida, aprende a lidar com ela e vais encontrar o equilibrio....FORÇA*
      Beijo*

      Eliminar
    2. Ola.. Tambem entendo perfeitamente o que vc diz...passei por tudo isso e ainda tive depressao pois nao conseguia mais sair de casa.... Era terrivel.... Mas gracas a deus e ao conhecimento do meu gastro minha vida mudou.... Me passou um remedio que chama dicetel mtooo bom e tambem procuro uma dieta.... Coma bastante maca sem a cascaaa e mto bom... Derivados de leite so piorao as colicas.... E procure nao comer frituras...lanches...doces...
      Minha dores pararam... Nao tenho mais diarreia... E estou tomando tb um antidepressivo mais minha depressao.... Estou mto bem.... Tenho mta coisa para escrever mais fica dificil ne.... Se caso tiverem alguma duvida me mandem email vivianebeck@hotmail.com

      Eliminar
    3. Boa noite

      A mais de um mês comecei a sentir dores/desconforto do lado esquerdo no pé da barriga, fui 4 vezes ao pronto socorro e só me passaram buscopan e antiinflamatórios (proflam)que só pioraram mais ainda a situação. Fui ao procto e já fiz tomografia do abdômem e colonoscopia mas os exames deram normais e estou esperando resultado das biópsias pra ver se tem alguma inflamação..fiz vários exames de sangue onde não tenho intolerância a lactase e nem a glúten,apenas a ferritina bastante elevada.
      Será que vc poderia me dar umas dicas de alimentação para ver se melhora um pouco minha vida, to muito stressado em casa , brigo por qualquer coisa com filhos e com minha esposa, é difícil..trabalho arrastado com desânimo..
      Gosto de comer pães e café de manhã , mas acredito que até isso deva estar fazendo mal..
      Comecei a tomar zelmac mas me deu muita diarréia e dor de cabeça forte e parei. Passei para o lônium e só dava mais dor de cabeça e não adiantava nada. Estou tomando digedrat e também não vejo melhoras..Estou disposto a mudar minha alimentação pra ver se vivo melhor. Se alguém puder me ajudar : frbfa@hotmail.com
      Desde já agradeço a atenção,
      Francisco.

      Eliminar
    4. Ola francisco, de facto se pesquisar aqui no blogue vai encontrar muitas dicas para o ajudar na sua alimentação, mas desde ja o recomendo a fazer um diario alimentar para descobrir quais os alimentos que lhe provocam crises. Aconselho a retirar o leite de vaca e seus derivados por algum tempo da sua alimentaçao, mesmo nao tendo intolerancia ha pessoas em que o organismo nao digere muito bem o leite e derivados. Evite durante algum tempo as frutas ácidas e gorduras, fritos e doces. Ingira alimentos cozidos, grelados ou assados sem grandes temperos, aposte nas ervas aromaticas simples no sumo de limao para temperar e no azeite como gordura para cozinhar. Ingira frutas alcalinas a doces como maçã golden, pera rocha, banana,...Comece as suas refeições com uma boa sopa, mas nao misture verduras escolha apenas uma verdura, ou seja se colocar repolho ja nao poe mais nenhum legume verde, pode usar batata, cebola, alho frances, courgette, cenoura para a base da sopa e depois alterar a verdura, repolho, ou alface, ou espinafre, ou broculos... ( vai depender aqui da sua tolerancia), se nao poder usar algum deles nao use...Tera que descobrir quais os alimentos que lhe fazem mal e começar a fazer as suas proprias adaptaçoes...
      Espero ter ajudado

      Eliminar
  19. Olá para todos, bom de um ano para cá começei a sentir dores do lado esquerdo do abdomem, e as vezes meu intestino soltava e tinha muitos gases, mas eu achava que era dores no ovario pq tenho mioma, porém a 20 dias atrás peguei uma virose (surto aqui na minha cidade) mas a diarreia não cortou, a dor aumentou, os gases também, entrei em desespero, só consegui marcar gastro para final de junho, mas a diarreia estava me deixando alucinada, paguei um gastro particular, ele me ouviu, me examinou e disse que com certeza tenho SII, pediu para eu tomar Anitta (acho que por causa da virose), prolive (reconstrutor da flora) e siilif (para SII)....vou fazer exames só més que vem por causa do meu plano de saúde, mesmo tomando tudo isso a maldita diarreia não cortou pra ajudar piorou pq não sei o que comer e acabo comendo qualquer coisa, ontem liguei pra ele e ele me passou Tiorfan de 8 em 8 horas, esse remédio cortou a diarreia fui no banheiro uma vez só fiz pouquinho e menos liquido, mas minha cabeça não para de pensar que posso ter uma doença ruim entro em panico só de pensar...obrigada por esse blog existir assim posso desabafar

    ResponderEliminar
  20. Olá pessoal, nem sei por onde começar, mas tenho sofrido de SII já faz uns 4 anos, durante o meu secundário faltei a muitas aulas e sempre que ia, chegava a escola tinha que ir correr para a casa de banho, felizmente consegui acabar a escola. neste momento estou a frequentar um curso, e tenho faltado a muitas aulas porque ando sem motivação e sem coragem e com medo devido á doença. já fui a alguns medicos e todos dizem-me o mesmo " que tenho de controlar por mim mesmo, controlar o que como e fazer desporto", mas mesmo assim as crises aparecem. já não sei o que fazer, tou a desperdiçar tempo de vida e fui sempre um jovem muito dinâmico e mexido. Tenho 22 anos e passo maior parte do tempo em casa com medo de sair. agradecia que me dessem umas dicas. obrigado e parabéns pelo blog, finalmente encontrei um de jeito eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Antes de mais obrigada por partilhares a tua experiência connosco.
      Em relação ao teu caso, bem a sii é realmente uma doença funcional e que parte do cntrolo da mesma passa por nós, mas existem medicamentos/suplementos que nos podem ajudar a controlar alguns sintomas...
      Em relação às idas ao WC, uma coisa que me ajudou em 80% foi descobrir quais os alimentos que realmente não eram aceites pelo meu intestino e simplesmente deixar de os consumir ou apenas consumir muito raramente, também fiz um tratamento para a ansiedade com um calmante bem levezinho que me ajudou muito, e quando tinha muitas cólicas tomava o "buscopan", actualmente apenas controlo alimentação, e tomo probióticos que completou os 20% que faltavam para controlar a sii...Assim com muita calma consegui contornar a doença que claro de vez em quando lá se manifesta, normalmente quando ando mais ansiosa/nervosa ou cansada...
      Qualquer duvida que tenhas não hesites em contactar estamos aqui para ajudar no que nos for possível...
      Força e não condiciones a tua vida à sii, tens que ser mais forte que a doença, mas conta com ajuda porque existe ajuda para controlar os sintomas....Não ha cura mas podemos controla-la..
      Beijo*

      Eliminar
  21. Olá Paula, obrigado por responder, como tinha dito fui a alguns médicos, e cheguei a fazer endoscopia e ecografia, ambos com resultados normais consequentemente foi diagnosticado SII, ainda pensei em fazer colonoscopia, mas o medico disse-me que não era necessário, na próxima semana vou a outro medico de gastro aqui em Lisboa que já tratou muitos casos como o meu, veremos o que ele diz. Outra coisa que gostava de perguntar. será que o tabaco agrava os sintomas? é que em alturas de nervosismo e ansiedade costumo fumar um cigarro ou dois e fico mais relaxado. O tabaco nunca faz bem como é obvio mas nesses momentos parece que ajuda, mas gostava de tomar outra opção. Em relação a medicamentos ja tomei o duspatal retard e o Imodium e parece ajudar. ando mesmo com falta de confiança em mim mesmo mas tenho de ser mais forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :-D
      Eu cheguei e ir a três gastro e todos me diziam que nao havia nada a fazer que tinha que controlar, que não havia nada a fazer. Até que fui a um gastro aqui em Braga (Dr.Barata) que é simplesmente do melhor, disse me que efectivamente não havia cura, mas que se podia controlar os sintomas.
      Primeira coisa que me mandou fazer foi a colonoscopia (que deu normal) e uma série de exames desde intolerânica à lactose, tiroide, diabetes, etc...De todos apenas acusei a intolerância à lactose.
      Posto isto, receitou me o duspatal retard para tomar diariamente, o imodium só em casos de ter diarreias, o buscopan quando tivesse cólicas e o calmante 0.25mg alprazolam.
      Fiz toda a medicação cerca de um ano, depois começei a deixar gradualmente mantendo o controlo alimentar e passei a utilizar suplementos naturais, os benfadados probióticos e carvão vegetal...Hoje em dia é assim que controlo a sii, com suplemntos naturais e controlo alimentar e claro exercicio fisico para ajudar a relaxar e controlar stress, porque ansiedade e stress causam 90% das crises.
      Quanto ao tabaco, bem sinceramente não sei que te dizer pois não fumo, mas de certeza que não fará bem à sii, apenas te faz bem para relaxar mas claro é como as grávidas~que fumam, deixarem de fumar repentinamente pode fazer pior ao bébé do que fumar um ou dois cigarros por dia, devido à ansiedade...Mas naturalmente se conseguires deixar de fumar e encontrares algo mais saudavel que te relaxe é muito melhor de certeza....
      Mas Carlos uma coisa podes ter a certeza só vais conseguir controlar toalmente a sii, depois de aprenderes a viver com ela e acima de tudo de te aceitares como uma pessoa mais sensivel e que o teu ciclo de amigos saibam do teu problema e o compreendam isso ajuda muito a conseguires controlar o problema pois quando fores sair com eles se te der alguma crise eles vao compreender...

      Eliminar
    2. ola a todos infelizmente também sofro do mesmo problema à anos.
      É desesperante quando julgamos que o problema está esquecido faz questão de nos lembrar, com novas recaidas além da flatulência, o problema maior é a diarreia, e as dores abdominais. Sofro deste problema desde a minha adloscência mas na altura não damos muita relevância, pensamos vezes sem conta que foi alguma coisa que comemos e que nos fez mal. A ansiedade que vivia no trabalho foi a grande causadora do celeuma. já tomei de tudo anti-espamoides, buscopan, anti-diarreicos e até mais recentemente anti-depressivos (que tira as dores mas não a dirreia). Entretanto, o tempo foi passando casei e a minha mulher teve que tolerar vezes sem conta o meu desespero frequente, desabafos, e fragilidades. A unica dica que posso deixar como dica é o exercicio fisico fiz durante o ano me ajudou bastante depois voltou tudo ao normal, já passei por dois gastros, homeopata, mas meus amigos temos que ser nós proprios a descobrir e a dar a volta por cima, força animo para mim e para voces! abraço do coolboy

      Eliminar
  22. Olá! Tenho 28 anos, sou Analista de Sistemas. Sou portadora da SII.
    Estou a procura de comunidades e pessoas para compartilhar experiências e, quem sabe, atenuar este problema ou descobrir novas possibilidades!

    Quando começou: Os sintomas começaram há aproximadamente 4 anos, com diarreias esporádicas, que geralmente só eram resolvidas após dias.
    Sintomas: Fortes cólicas abdominais, diarreia frequente, dor retal, mal-estar, sensação de desmaio.
    Gravidade: Cheguei a ficar internada por 3 dias, fazendo soro e tomando medicação pesada para o que na época foi diagnosticado: infecção intestinal.
    Exames: Ao longo desses 4 anos fiz: Endoscopia digestiva, exames laboratorias de todos os tipos, inclusive de tolerância à lactose, colonoscopia, ultra-sonografia de abdômen, biópsia de intestino, exames para detectar se era intolerante a glúten.
    O único achado significativo nos meus exames foi uma intolerância parcial à lactose. Algo que eu já imaginava, pois sempre passava mal após ingerir laticínios.
    Além da intolerância parcial à lactose, nada justificava o meu caso.
    Fase crítica: No último ano, passei a ter diarreia cerca de 3 vezes por semana. Essas diarreias eram intercaladas por períodos de constipação, onde eu permanecia dias sem ir ao banheiro e me sentia estufada. Comecei a entrar em pânico, sem exagero na expressão, por não dominar meu organismo. Minha rotina de
    trabalho é bastante agitada, passo muitas horas em reunião e nem sempre tenho a possibilidade de ir várias vezes ao banheiro ou de parar no meio do dia para tomar um chá, por exemplo. Sofro muita pressão durante todo o tempo.
    Alimentos: Fiz uma lista de todos os alimentos que me causavam esses desconfortos, entre eles: leite e derivados, café, legumes cozidos, algumas frutas, bebidas alcóolicas, refrigerantes, alguns tipos de suco, entre outros. Chegou um tempo que sobravam poucos alimentos na minha dieta, o restante "fazia mal".
    Fiquei atenta: Até então, eu acreditava que o problema era somente alimentar. Comia algo e passava mal porque meu organismo não recebia bem esse amimento. Porém comecei a observar que as cólicas e o "start" da diarreia estavam também relacionados a fatores de stress. Exemplo: No trânsito, quando eu sofria alguma
    situação de stress, como um susto por exemplo, a cólica começava imediatamente.
    Diagnóstico: Procurei um gastrologista e nessa ocasião já tinha lido muito sobre SII. Fiz alguns exames e constatamos que realmente sou portadora.Isso foi há 6 meses. Ele me orientou a procurar acupuntura e usar medicamentos para cólica, caso eu as tenha ou um medicamento para fazer a diarreia cessar, caso seja um
    dia muito tumultuado (mas só e casos bem específicos). Além disso ele me receitou Prolive, que é um regulador intestinal para auxiliar a normalizar o intestino. Funcionou muito bem comigo.
    Fatores externos: Identifiquei que a ansiedade incide diretamente no funcionamento no meu intestino e procuro me controlar. Não é fácil, mas para o meu próprio bem, preciso aprender a contornar isso.
    Acupuntura: Procurei acupuntura, o que dá ótimos resultados e em pouco tempo, isso também me ajudou com o stress e a ansiedade.
    Minhas dicas: Tenho algumas dicas que aplico diariamente, pois mesmo fazendo o tratamento, não estou livre das crises...

    - Procuro ter sempre na bolsa um medicamento para cólica;
    - Geralmente as dores começam no início da manhã, quando estou no trabalho. Procuro levantar e caminhar um pouco, isso faz com que a cólica diminua;
    - Evito roupas apertadas ou que me deixem desconfortável;
    - Durante a semana, em que minha rotina é mais agitada, evito ao máximo alimentos que me causaram diarreia;
    - Tomo chás com frquência e água filtrada.

    Espero com meu relato ter contribuído com alguns de vocês! Boa sorte para nós todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barbara, Muito obrigada pelo teu testemunho, tenho a certeza que muita gente se reviu nele...
      Eu lembrei me das minha fase crónica da sii, era tal como tu, bastava estar numa situação que me causasse um pouco de ansiedade ou stress para só querer um wc...
      Lembrei me de uma situação em que o meu carro avariou na via rápida, encostei e com o susto em hora de ponta, liguei ao meu marido e só queria um wc nem queria saber de mais nada tais eram as cólicas andei de um lado para o outro na berma da estrada e o que me valeu foi mesmo a calma e paciencia do meu marido que me ajudou a controlar a crise e aguentar até chegar o reboque e conseguir chegar a casa...LOL :-D Hoje em dia rio me da situação mas na altura, sofri imenso....
      Mas pronto tudo isto para dizer que 90% da solução do nosso problema passa por controlar o stress e ansiedade...
      Obrigada pelo testemunho e vai dando noticias das tuas melhoras...
      Beijinho*

      Eliminar
  23. Olá tudo bem? Desde 2004 sinto todos esses sintomas., Já fiz colonoscopia e tudo o que é exames, ultrasom abdominal e graças a Deus tudo normal. Tenho mais constipação porém tenho diarreias violentíssimas. Agora sinto um desconforto do lado esquerdo e dores nessa mesma região. Uma sensação de um bolo debaixo das costelas porém nada nos exames. Alguém sente a mesma coisa ou parecido meu gastro me informou que tenho SII. Há minha barriga fica muito inchada e com muitos gases presos. O que eu faço???? Desde já obrigado a todos que poderem me ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,
      Pelo que descreves parece que realmente tens a SII, mas tem calma com paciencia, dedicação, e claro rigor na alimentaçao vais conseguir controlar os sintomas.
      O desconforto d lado esquerdo que dizes sentir eu também sentia quando estava com a SII por controlar, na altura eu chamava a essa dor de "cão que me está a morder aqui do lado esquerdo", e sim muitos muitos gases presos (para isso recomendo o CARVÃO VEGETAL - o que não tem lactose na composição- ajuda IMENSO acredita)...o carvão vai ajudar a eliminar os gases, e a reduzir o inchaço abdominal ajudando também a controlar a prisão de ventre e as diarreias.Também deverás fazer um suplemento de probióticos poisvao ajudar a controlar as diarreias e a prisao de ventre ajudando a melhorar o funcionamento do intestino...Lê artigo que postei de produtos que experiemntei e ainda hoje uso, aliás hoje em dia já só tomo estes suplementos naturais para me ajudar controlar a SII...http://sindrome-intestino-irritavel.blogspot.pt/2010/09/testado-e-comprovado.html
      Claro que o controlo alimentar também te vai ajudar, tem atenção aos alimentos com lactose, pois 95% das pessoas que sofrem da SII têm intolerancia à lactose...
      Força e estou aqui para ajudar no que poder...

      Eliminar
    2. Paula, muito obrigado por essas orientações. Tenho sofrido demais, o meu gastro me passou o lonium 40mg, porém parece que ele prendeu ainda mais o meu intestino. Vou voltar nele para comentar sobre isso. Quanto ao bolo e as dores que sinto´são do lado direito logo abaixo das costelas. Já fiz exames de sangue para pesquisas de enzimas do fígado, pâncreas e graças a Deus tudo normal. com relação ao carvão eu compro em qualquer farmácia? Tem contra-indicação? Muito obrigado Paula, já sentí um pouco de alívio com o seu comentário. deus de abençõe.

      Eliminar
    3. Bem André, não tens que agradecer, eu criei o blogue para isso mesmo, ajudar que passa pelo mesmo problema que eu, para que seja mais fácil controlar a SII.
      O Carvão vegetal e os probióticos compram-se em ervanárias e lojas de produtos naturais (pelo menos aqui em Portugal, também podes comprar online se estiveres habituado...
      Força e não desistas*

      Eliminar
    4. sinto o mesmo desconforto do lado esquerdo e esse bolo.algo muito frequente em mim é queimação no intestino,vc tb sente isso andré?

      Eliminar
  24. Oi, meu nome é Fabiola e tenho 16 anos. Este ano mudei de vida, comecei trabalhar dia inteiro e estudar a noite. Tive problemas no serviço e consequentemente regredi nos estudos. Fiz uma cirurgia no olho, que foi horrivel por sinal, e sempre tive com dor na barriga, intestino preso, muitos gases e ansia. Fiquei 10 dias no hospital até que o médico descobrisse que realmente era o SII. Alem disso, sou intolerante a lactose. Dieta rigorosa! Ainda seguido, tenho dores, desconforto.. Tomei coticóide e tramal. Agora graças a Deus as dores estão melhorando. Adoooorei teu blog, porque a tempos estava procurando alguem pra conversar sobre isso, pois ninguem na minha cidade tem algo parecido! Até mais, beijos

    ResponderEliminar
  25. Oi Paula,

    Passei só p/ dizer q as vezes dou uma espiadinha aki nos relatos e q seu blog muito me ajuda... Bjinhos...

    Kerly Cristina
    São Lourenço - Sul de Minas Gerais - Brasil

    ResponderEliminar
  26. Carissimos
    Venho deixar vos o meu testemunho pois padeço deste mal desde os 12 anos e já vou com 63 e vejo por aqui algum desanimo no pessoal mais jovem mas à que ser positivo e adaptarmo-nos.Sei perfeitamente e compreendo o que estão a passar pois são vivencias passadas e presentes
    Comecei com problemas de retenção das fezes,vulgo,borradas por não chegar a tempo ao wc e foi a seguir a um longo periodo de tratamento (10 meses)aos pulmões o que despolotou o que inicialmente e naquele tempo diagnosticado como colite cronica.Logo fui avisado pelo medico que não tinha cura e só passaria melhor se tivesse cuidado com a boca ou seja com a alimentação com proibição total de ingerir legumes,leguminosas e frutas
    Claro como jovem entrou por um ouvido e saiu por outro mas o "castigo" vinha logo a seguir e tive de começar a arrepiar caminho e a partir dos 20 e poucos anos a deixar de lado a filosofia de o bem que sabe compensa o mal que faz
    No periodo militar cheguei a estar internado pois a desidatração sofrida com a crise intestinal resultante de ter bebido uma cerveja preta foi de tal ordem que o resultado ficou à vista e já sabia que a cerveja normal me fazia mal
    Chego a ter peripecias de comendo somente cozidos e grelhados ter crises aparentemente sem explicação mas que indagando posteriormente vem se a apurar o mal pois as pessoas nos restaurantes e por vezes até na familia acham que são mariquices pedir que só ponham sal e rigorosamente mais nada.Dois exemplos ràpidos há uns 20 anos almoçava à 4ª feira forçosamente num restaurante diferente dos outros dias da semana nunca acabava a tarde sem problemas e o prato era sempre costeleta grelhada comecei a insistir que me ponham um tempero qualquer e sempre a negarem me
    até que percebi que a carne ficava a marinar de um dia para o outro.O outro caso foi com peixe grelhado no refeitorio da empresa onde trabalhava que me fazia umas colicas terriveis e consequente diarreia comecei a protestar e a pedir para me deixarem assistir à execução e o que verifiquei que era deitada na chapa oleo de palma para o peixe não agarrar ou seja não era frito na frigideira era na chapa
    Não posso beber ou comer derivados de leite e o azeite que uso não pode exeder os 4 graus de acidez
    Já tomei de tudo e mais alguma coisa normalmente sem ser em periodos seguidos.Houve medicamentos que me fizeram muito bem mas que infelizmente já foram retirados do mercado(Espamocanulase e Sedioton).Cheguei a tomar valium em periodos de maior ansiedade e há uuns 4/5 anos Valdispert
    Ultimamente tenho tomado Duspatal mas com resultados confusos pois só funciona bem conjuntamente com outra medicação para outros males.Já tomei dicetel e spamosmen mas sem grandes resultados fico melhor com dieta rigorozissima e sem tomar nada
    Reconheço que é confrangedor ter de se saber,muitas vezes antecipadamente, as casas de banho para onde vamos ou dos caminhos que percorremos ou em ultimo caso recorrer à via publica como já me sucedeu e sermos chamados à atenção pelas autoridades policiais em que temos de explicar o melindre da situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O José, muito obrigada pelo teu testemunho de certeza que irá ajudar alguns seguidores a terem força de vontade para conseguir controlar a sii..
      É um problema muito complicado, eu também só consigo controlar a sii, tendo bastante cuidado com a minha alimentação, e tomo probióticos e carvão vegetal (suplementos naturais) que me ajudam a equilibrar o intestino. - Experimenta vao ajudar de certeza absoluta (certifica te apenas que não contêm lactose na composição e que seja isento de corantes e conservantes artificiais)...
      Inicialmente, na fase de controlo da sii, também tomei o duspatal retard, um calmante (alprazolam) e o buscopan em s.o.s., mas actualmente consegui deixar tudo isso...(apenas tomo calmante em situações de ansiedade)
      José, continua a seguir o nosso blogue, e vai comentando os nossos post's.
      Força e experimenta o probióticos e o carvão, depois diz os efeitos que tiveram em ti...
      Beijo*

      Eliminar
  27. Olá a todos! Encontrei o blog por acaso, estava no google a procura de receitas sem lactose e por sorte vim parar aqui. Ler os depoimentos anteriores me fez um bem enorme, já percebi que não sou assim tão esquisita e que tem muita gente que passa o mesmo que eu, ou até pior. Eu sempre tive alguma sensibilidade e qualquer coisinha diferente que comia, tinha logo diarreia. Fui aprendendo a conviver com isso e quando era mais nova sentia-me incomodada, mas nada que condicionasse a minha vida ou me preocupasse em excesso. Em regra sentia-me mal pela manhã, aprendi que nunca podia sair de casa sem ir à casa de banho antes, e no trajecto de casa para o trabalho sempre sentia dores de barriga, algumas vezes cheguei perto de desmaiar e isso foi me causando uma verdadeira fobia. Desde então, quando estou no carro fico extremamente concentrada procurando lugares com casa de banho e criando estratégias para caso eu precise parar com urgência. Essa situação foi piorando e no ano passado tive inúmeras crises de diarreia crónica, algumas vezes não consegui chegar a tempo ao WC inclusive. Terminei agora de fazer os exames e fui diagnosticada com SII. A imprevisibilidade dos sintomas continua a me deixar muito em baixa, fico extremamente nervosa de ir para um lugar que não tenha casa de banho, de viajar de carro com colegas de trabalho, de conduzir num horário em que o comércio esteja fechado e que não tenha onde parar caso precise, etc. Tenho cuidado muito da alimentação e há alguns meses que não tenho crises, mas ainda sinto muitas cólicas todos os dias. Tenho trabalhado muito a questão da ansiedade na terapia e acho que isso também tem ajudado. Sinceramente nem sinto falta de comer o que comia antes, pois prefiro o bem estar que sinto hoje do que as consequencias de uma alimentação descuidada. Acho que o mais difícil é a limitação que a SII nos causa em termos sociais e a vergonha das outras pessoas, mas tenho que aprender a conviver com isso. Não quero deixar de fazer nada por causa da SII, mas confesso que tenho tido algum receio de sair de casa. É algo que tenho que trabalhar, mas estou otimista. Não podemos deixar a doença nos dominar. Um beijinho a todos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Muito obrigada pelos teus comentários e testemunho.
      Também me acontece isso de ir a conduzir e estar sempre atenta a sitios onde possa parar caso precise...O que me ajudou bastante a relaxar foi explicar a minha doença às pessoas com que tenho hábito de sair e então todos passarm a ter mais calma e não ficarem chateados caso tivessem que fazer uma paragem de emergencia...
      Acho que fazes muito bem em não deixar de fazer nada por causa da sii.Eu também me esforço por nunca deixar de fazer nada por causa desta doença...
      Já agora deixo te a Dica, para te ajudar nas cólicas tenta tomar o carvão vegetal composto (sem lactose) e vais ver que te ajuda a reduzir/eliminar as cólicas.
      Beijo e continua a seguir o blogue*

      Eliminar
  28. Boa noite! Também vi o blog por acaso.
    Já fiz inúmeros exames como colonoscopia, lactose, endoscopia, dentre outros. Todos apontam para normalidade, até aí, graças a Deus.
    Mas continuo com sintomas chatos!

    Uma das médicas que consultei já havia comentado sobre síndorme do intestino irritável. Mas como ela mesmo comentou que precisava associar os remédios com uma vida emocional mais equilibrada e possivelmente teria que introduzir um antidrepessivo leve...fiquei recuada. Acabei indo na psiquiatra que me receitou um de baixa dosagem...mas esse começou a fazer muito mal do estômago com dores e vômitos. Logo suspendi o uso...pq estava piorando o lado do estômago.

    Daí fiz uso de mesacol em momentos de diarréia, floratil, Fiber, duspatalin, nexium (para sitomas de refluco) e siilif. Todos com valores bem salgadinhos...para nos deixar bem piores.

    Até ajuda espiritual eu procurei e estou buscando me equilibrar para ver se ajuda.

    É bom ver que não é único com esses problemas. Um ajuda o outro postando suas experiências e possíveis alternativas.

    Eu hoje estou em uma pequena crise de diarréia e estou tentando controlar meu emocional para não prolongar essa por muito tempo. Confesso que é muito difícil e que mesmo indo a terapia e acumputura como terapias alternativas, mtas vezes me pego a chorar e ficar angustiada com esses sintomas chatos e que nos persegue.

    Mas tento buscar força, pedir a Deus que ilumine meus médicos com o melhor tratamento, os exames para que eu possa conviver vivendo uma vida normal ou quase normal...sem muitos desconfortos.

    Que eu posso controlar os meus medos, onde surgiram vários a partir desse problema de saúde e que a cada dia que passe...consiga ser mais forte e superar esses obstáculos.

    Fiquem com Deus e vamos compartilhar

    ResponderEliminar
  29. Olá Paula!
    Primeiramente, parabéns pelo blog!! É realmente muito interessante,não somente pela informação a respeito da SII como pelos testemunhos das pessoas.
    Bom...la vai a minha historia!
    Meu nome é Fabián Alejandro Reverdito, tenho 24 anos, sou natural de Buenos Aires - Argentina - e moro desde 2008 em Porto Alegre - Brasil -.
    Em dezembro de 2010, comecei a apresentar diarreia com muco, náusea constante e perda total de apetite. Fiquei 2 meses sem sair de casa, o que me levou a pedir demissão na empresa em que trabalhava. Nesse período fiz inúmeros exames, entre eles: hemogramas e exames de sangue em geral, exame de urina e fezes,intolerância a lactose e glúten, HIV, Hepatite, Tiroide,entre outros. Inicialmente foi diagnosticada uma infecção intestinal, porém os antibióticos não funcionaram. De dezembro de 2010 a fevereiro de 2011 ( menos de 3 meses) perdi 11kg. Então, no final de fevereiro, fiz uma endoscopia e colonoscopia. Na endoscopia saiu tudo normal, e na colonoscopia foi constatada apenas uma pequena inflamação no reto, o que, segundo o medico, seria provocado pelas constantes diarreias. Foi então que me diagnosticaram a SII.
    De março a setembro de 2011 tentei tomar vários medicamentos, com alguns até conseguia melhorar um pouco, mas após um tempo de uso piorava novamente. Certo dia percebi que junto com as fezes havia bastante sangue, o que me levou a trocar de medico e começar TUDO DE NOVO. A nova médica suspeitava de retocolite, então, 6 meses após a primeira colonoscopia, fiz a segunda. O resultado foi o mesmo...tudo normal..apenas uma pequena inflamação, e a biopsia nada apontava ( inflamação crônica sem atividade).
    Cansado das idas e vindas, em dezembro de 2011 marquei uma consulta com o chefe do departamento de gastroenterologia da Santa Casa ( R$ 600 a consulta). Ele escutou meu histórico, olhou meus exames e foi bem objetivo: "você tem Sindrome do Intestino Irritável. Não procure mais doenças e não perca mais tempo e dinheiro fazendo exames e indo de médico em médico". Esse foi meu diagnostico definitivo.
    Porém, a questão do peso ainda era um problema,não somente porque tinha afetado minha auto-estima (tenho 1,74 e pessava 60kg. Então, comecei a tomar um medicamento chamado Apevitin BC (estimulante do apetite + vitaminas B e C) e, de dezembro de 2011 a agosto de 2012 (atualidade), consegui ganhar 10kg.
    Atualmente continuo apresentando diarreias de vez em quando, mas acabo me acalmando e lidando com a situação da melhor maneira possível. Em relação a medicação, continuo tomando Apevitin BC para regular o peso e Motilium antes das refeições para evitar o enjoo e diminuir os gases.
    Minha vida social mudou muito... todos os dias penso em quando será a próxima crise. A SII me provoca sérios problemas de ansiedade e, por causa do enjoo constante, acabei desenvolvendo emetofobia (medo de vomitar). Além disso, mal ou bem sempre fico pensando em se realmente tenho SII... sei la...as vezes sinto muito medo de ter câncer, doença de Crohn, etc...
    Sinto muito medo de perder peso novamente, pois até faz alguns meses atrás as pessoas passavam dizendo " como você esta magro", etc, etc....
    Mas enfim...essa é a minha história!

    Paula, se você permitir, gostaria de passar o link da comunidade da SII no facebook: https://www.facebook.com/groups/221404994578172
    Lá nos compartilhamos experiências e serve também como uma espécie de terapia grupal hahaahah
    Se você (ou se mais alguém) quiser me adicionar no facebook, segue meu link: https://www.facebook.com/ale.xeneize88

    Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fabián! Como você se encontra hoje? Vou entrar nessa comunidade do Facebook e tentar te achar para te adicionar. Esse blog e os depoimentos têm me ajudado a entender melhor muita coisa

      Eliminar
  30. Nem todos os probióticos me fazem bem o ultimo que experimentei e que deu resultados menos maus foi o VLS.Recentemente fiz uma colonoscopia,que maravilha não tenho nada SII esta só não me ri descaradamente na cara da medica porque seria uma grande falta de respeito e de educação,mas perante a minha estupefacção lá me foi acalmando que é uma padecimento de dificil diagnostico e disse lhe que aos 21 anos tinha feito uma rectocospia e me tinha sido diagnosticado colite cronica húmida e rectite aguda termos que agora foram substituídos pelo Síndroma do Intestino irritável ou simplesmente colon irritável foi me receitado o probiotico ZIR-FOS juntamente com o Dicetel foi pior que tomar purgante tal a quantidade de vezes que foi à casa de banho e em que cheguei a não conseguir sair de casa.Escusado será dizer que parei com o tratamento e agora não tomo nada e lá me vou aguentando com a dieta

    ResponderEliminar
  31. Bom dia! Muito obrigada pela iniciativa deste blog, ajuda-me a sentir melhor. O facto de saber que não estou só nesta caminhada do SII.

    Sónia

    ResponderEliminar
  32. Olá bom dia a todos,tenho uma filha com vinte anos,ela tem intolerãcia a lactose,descobrimos com dezessete anos,e também tem o sii,só temos gasto muito dinheiro com exames e consultas,ela está tomando duspatalim,mas não teve resultado nenhum,os médicos não se interessam por essa doença,a minha filha,não leva uma vida normal,ela as vezes está depresiva,dorme muito,tem medo,estamos orando muito por ela,acho que só uma cura divina,ou que Deus ilumine esses médicos,para que possamos a cura para enfermidade.Milha filha quer engravidar,mas me preucupa muito,tenho medo que ela piora mais ainda,é um desabafo de uma mãe,bjos a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que ter medo, eu própria com sii engravidei e tenho uma filha linda e maravilhosa!
      Quanto à sua filha, deve tentar ajuda-la no que poder para controlar a sii e acima de tudo aprender a viver com ela, pois é possível controlar a sii.
      Ela que faça uma dieta equilibrada e completa, sem grandes restrições comendo um pouco de tudo e em pequenas quantidades, que identifique quais os alimentos que lhe faz mal e reduza ou elimine da alimentação. Também será positivo para ela fazer suplemento com probióticos e carvao vegetal...
      Muita força e acredite que tudo vai melhorar e que é possível controlar a sii...

      Eliminar
    2. Não tenha medo mãe, tenha fé. A gravidez, no meu caso, tenho SII, foi ótimo, porque fiquei mais tranquila e a doença não se manifestou nem durante a gravidez, nem após, só bem masi tarde. Não desespere, sua filha aprenderá a equilibrar essa doença. Fé. Mas não deixe de procurar médicos.

      Eliminar
  33. ola sou a carla, encontrei agr este blog e fikei super contente por ver k tenho tantaaa gente com quem me identifico.
    o meu pesadelo ja dura á bastantes anos mas piorou bastante de á 3 anos pra cá, tenho 24 anos e a minha qualidade de vida diminuiu deseperantemente... ja fui a 6 especialistas todos dizem o mxm " a menina tem SII e tem de aprender a viver com isso, não há nada a faxer nem tratamento", lá me deram espasmomen, buscopan, librax, aeroom, pankreoflat entre outros e nada so alivia... nunca pux fora de hipótese ser derivado do sistema nervoso, até pk sei bem o poço de ansiedades k trago sp:s mas não aceito o facto de nc m mandarem fazer um único exame.... entao decidi ir faxer um exame ás intolerancias alimentares, pois os meus problemas comexam axim k algo entra no estômago, as "minhocas", os ruidos, as cólicas, inchaxo, mau estar, diarreia/prisão e td akilo k todos vós entendem bem... o resultado foi péssimo(alem do gluten, milho, centeio, lactose, algumas frutas, alguns legumes, soja, leveduras,ovo, etc)ao todo sou intolenrante as 37 alimentos importantes na alimentação, mxm axim experimentei a nova dieta e nada, emagreci, perdi 4kg numa semana, e sou extremante magra:s
    agr encontro me nas termas a fazer tratamento ao intestino pra diminuir a inflamação e a tomar o duspatal retard e o pankreoflat para a inflamaçao e pras flatulências e diazepan pra andar mais relaxada, vamos ver o resultado:s mas vou fazer o k aconselha, a endo e a colonoscopia, ate o medico das termas disse k é a primeira coisa a faxer!isto td pra dizer k infelizmente estamos rodeados de médicos k não dão a minima importancia a isto, eles não fazem ideia ao que jovens como todos nós nos privamos, deixamos de faxer, deixamos de viver...pelo menos como deveriamos e mereciamos... obgd pelo blog nao sabem o bem k m fizeram...bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Antes de mais é importante que controle a ansiedade e sistema nervoso,pois 90% das crises surgem dai.
      Depois em relação ao exame das intolerancias, sinto muito dizer que gastou dinheiro para nada...Eu explico, as intoleracias alimentares, com excepção da intolerancia à lactose, normalmente e por vezes sao regressivas, ou seja agora pode ser intolerante mas daqui a um ano ja pode ser tolerante a esse alimento. Ao contrário das alergias as intolerancias alimentares nao são para sempre, com excepção da lactose, como referi, pois esta indica que voce nao tem a enzima lactase no seu intestino para ajudar a digerir a lactose.
      Assim sendo, numa fase inicial para controlo da sindrome até pode evitar esses alimentos, no entanto, eu considero que depois de ter algum controlo sobre a sindrome vá reintroduzindo os alimentos um de cada vez (1 por semana) em pequenas quantidades para perceber a sua tolerancia ao alimento...Como é obvio haverá certamente alimentos que depois até vai tolerar e outros que vai continuar a não tolerar... Agora tente alimentar se devidamente de 3 em 3horas, de carnes, peixes, arroz massa batata, grelhados ou cozidos, sem gorduras, sem fritos, sem grandes doces. Ingira frutas alcalinas e evite temporariamente as ácidas...Vai ver que vai ganhar algum peso e recuperar energia.
      Faça uso de suplementos probióticos e carvão vegetal ativado, sem lactose. E encontre uma atividade fisica que a ajude a controlar a ansiedade e o sistema nervoso, se for o caso fale com o seu médico para fazer uso de ansiólitos durante um tempo, para a ajudar.
      Eu fiz tratamento para ansiedade durante 1 ano com ansiólitos em conjunto com exercicio fisico...às vezes quandos os picos de ansiedade estão muito elevados ha necessidade de recorrer à medicina...E não nao ficamos viciadas aos calmantes...Eu já não tomo à mais de 3 anos...Por isso...

      Eliminar
  34. Olá.
    Sinceramente nunca pensei que houvesse esta doença até que em 2010, de um dia para o outro, deixei de conseguir comer o que comia sem ter de ir a correr para uma casa de banho. Até aos dias de hoje tem-se vindo a agravar e muito. Só á coisa de um mês, depois de ter feito todos os exames possiveis e de ter trocado de médica é que me foi diagnosticado SII. Vivo em pânico por não ter uma casa de banho por perto, todos os dias para ir para o trabalho tenho de fazer uma viagem de 45 minutos de comboio sem casa de banho, começo a transpirar por todos os lados, a tremer só de pensar nisso. A verdade é que esta doença mudou e muito a minha vida, por várias vezes já cheguei atrasada ao trabalho e temo mesmo perde-lo. Às vezes dou por mim a falar sozinha a dizer que esta doença não me vai vencer, que eu sou mais forte, mas, na hora em que a dor aperta eu desespero e só quero um WC. Já fiz dietas atrás de dietas e não adianta. De momento tou a tomar SPASMOMEN e acabor mesmo á pouco o suplemento mas não sinto grandes diferenças, tou um dia ou dois mais ao menos e depois volta tudo ao mesmo.
    Fiquei feliz por ver este blog com algumas dicas, não tinha a noção de que havia tantas pessoas a sofrerem desta doença e é bom quando lemos que há pessoas que conseguem controar-se e viver com isto.

    ResponderEliminar
  35. Olá, sou a Sofia, tenho 27 anos e sofro de sii (diarreias constantes, nunca prisão de ventre) há 6 anos tendo sido diagnosticada há 3 anos após exames(colonoscopia e endoscopia). À semelhança de todos os que sofrem de sii, também a minha vida mudou muito... Acabaram-se as noitadas, as viagens, os copos, etc. Não fiquei em casa a deprimir mas a verdade é que perdi muitos amigos porque deixei de sair e socializar. Na procura de emprego também se torna difícil, porque sei que não consigo trabalhar num local em que não tenho liberdade para me movimentar ou ir ao wc quando preciso. Fiz medicação durante 3 anos (spasmomen), mas sem resultados. A minha médica não apresentou outras alternativas, disse-me apenas para nao beber leite e nao consumir produtos com lactose. Há cerca de 1 mês parei a medicação e nada mudou. Na realidade, a medicação nunca me ajudou. Tomo com demasiada frequência loperamida (imodium) o que nao faz nada bem mas é a única coisa que resulta. Há cerca de uma semana fui a uma ervanária e "receitaram-me" uma mistura de chás para ajudar a manter a flora intestinal no entanto não me parece que seja suficiente. Tenho alguns cuidados com a alimentação mas para dizer verdade, não sou muito rigorosa (não dispenso chocolates e queijo :S ). Reparo que nas fases em que controlo bem a alimentação, continuo com crises. Basta estar mais ansiosa. Vou experimentar o protexin de que a Paula falou e continuar a fechar a boca aos meus docinhos eheh. A todos aqueles que desesperam com esta situação, relax! Há muitos como nós... eu tb fico muitas vezes em casa de plantão, enfiada na sanita. Mas não desisto enquanto não arranjar solução! E para finalizar, parabéns pelo blog! :D beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Olá
    Chamo-me Joana e há dois anos atrás acordei a meio da noite e tive uma dor abdominal enorme seguida de diarreia.
    A meio da manhã ainda cheia de dores abdominais seguiu-se uma hemorragia anal enorme ( sangue vivo). Fui para o hospital onde fiz uma colonoscopia. Detetaram-me feridas no intestino.
    Marquei consulta num gastro e fiz novamente uma colonoscopia com anestesia geral e veio a confirmação das 3 feridas. Andei bem durante uns tempos com dores na zona abdomial e lateral esquerda, inchaco abdominal ( parecia gravida), gases,dores,cólicas e prisão de ventre... nunca soube ao certo o que tive ou o que tenho o médico disse que era para vigiar .
    No ano passado consultei outro médico que me disse apenas sem pedir colonoscopias que deixa-se de beber leite, nunca fiz nenhum teste de intolerância à lactose nem sei se tenho SII se tenho outra coisa qualquer. Sei apenas que alguma coisa devo ter. O que é certo é que deixei de beber leite e ando mais desinchada, emagreci 3 kg e não sinto aquela sensação de ter comido um boi constantemente.
    Gostava de aprofundar o meu problema porque nem sei o que tenho. Esse médico D. Barata parece-me uma opção. Não sabem se tem acordo com ADSE se é caro e se me pode ajudar?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim o Dr. Barata é uma ótima opção é dos melhores médicos que já consultei e que ouve e entende mesmo do que fala...Envia me o teu e-mail que eu envio te contacto. Ele não tem acordo com ADSE mas podes entregar factura na tua entidade e pedes o estorno do que pagaste, que é como eu faço. As consultas dele se ainda nao aumentaram são 50€ ( já não vou lá à cerca de um ano)IUPI...
      Ele de certeza que te vai manda fazer montes de exames e análises, mas ele sempre me disse que se ha sangue nas fezes quase de certeza que não é sii, eu nunca tive sangue nas fezes...
      A dor lateral o inchaço as cólicas e gases são de facto sintomas da sii, mas também sao sintomas de outros problemas do trânsito intestinal...Portanto aconselho te mesmo a consultar um bom médico, para resolveres isso o quanto antes...
      Bjx* e vai dando noticias da tua evolução.

      Eliminar
    2. Envestiguei e já marquei consulta com o DR. Luis Barata de Braga gastro espero não me ter engandado .. o meu sangue não é nas fezes é mesmo sangue vivo só sangue mesmo vermelho. Ainda não sei o que tenho, espero que ele me ajude. A minha consulta é dia 2 de Novembro.
      O meu mail é joanarleite@mail.com

      Eliminar
  37. Por favor alguem me ajuda!!! Fui diagnosticada com SII mas nao consigo acreditar que tenho apenas uma sindrome psicológica, ja que os exames de colonoscopia apontaram pequenas ulceras no íleo terminal.. ( ileíte ) mesmo assim o meu gastro afirma que tenho SII... mas o que passou a e acontecer a seguir me deixa muito nervosa!!! Peguei uma virose a após isso nao consegui mais parar de ir ao banheiro, hj melhorei um pouco mas eu to com uma dor infernal do lado esquerdo, um pouco pra baixo do umbigo perto daquele osso da virilha entrando la no fundo... É uma cólica constante que nao para, nao importa se vou ao banheiro ou nao, a célica não para, de repente sinto como beliscões e mordidas, umas coisas estranhas .. as vezes parecem facadinhas no osso esquerdo que se irradia para a perna... alguém mais sente isso! estou desesperada pensando que tenho algo grave qto tempo dura essa cólica!! a minha ja esta ha 2 semanas quase!!! obrigado aguardo resposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, no que poder vou tentar ajudar.
      A sii não é só psicológica é bem fisica, se não fosse, nós nao tinhamos tantas dores...Normalmente sim é necessário um tratamento com calmantes pois partes dos disturbios fisicos dão se devido a ansiedade, stress, cansaço crónico..., mas é também necessário uma alteração dos hábitos alimentares, e de vida.
      A dor no lado esquerdo é um sintoma da sii, assim como os beliscões e mordidas (eu costumava dizer que tinha um cão a morder me constantemente).
      É importante que consultes um bom gastroentrelogista, e que faças algumas alterações alimentares (evita ingerir alimentos que fermentem, deixa de tomar leite e derivados durante uns tempos para veres se tens melhoras - muitas pessoas só pelo facto de não ingerirem leite nem derivados ficam logo melhores-, evita os doces e fritos) e faz um suplemento de probióticos para te ajudar a proteger o intestino.
      Força e não desistas a sii tem controlo.
      Bjx*

      Eliminar
  38. Obrigada querida Paula, digo que faz mais de 1 mes que as colicas permanecem sem dar pausa... e eu estou muito triste... obrigada por seu esclarecimento!

    ResponderEliminar
  39. ooi meu nome e Dhiego tenhu 22 anos e descobri que tenhu SII no final de 2010 quando tive uma enorme crise, e ate hj nom controlo ela direito sjah fiz todos os exames e tbm so intolerante a lactose po gente me ajuda ai
    fiquem com Deus

    ResponderEliminar
  40. Olá Paula! Amei a iniciativa deste blog!
    Tenho 26 anos, sofro com dores intestinais minha vida toda. Tive gastrite por 3 anos seguidos e nenhum remédio funcionava. Tudo era culpa da minha ansiedade... depois de muito pesquisar, pedi ao médico um exame de intolerância a lactose. Deu positivo. Com uma dieta adequada minha gastrite desapareceu, mas as dores intestinais voltaram após alguns meses.
    Mudei de cidade e encontrei um médico que realmente estava disposto a me ajudar. Fiz diversos exames, experimentei vários medicamentos. Fiz um diário alimentar e cheguei à conclusão de que não posso comer nada de verdura e frutas. Aparentemente o tempero forte da comida também me faz muito mal...
    Passo muita vergonha e estou deprimida esses dias. Parece que estou condenada a viver assim, com dores para o resto da vida.
    Faz uma semana que comecei a tomar Duspatalin 2x ao dia. Senti uma melhora... espero que continue assim. Vou falir, mas se melhorar vai valer a pena. Essa semana farei uma endoscopia para ver se tenho intolerância ao glúten. Estou morrendo de medo. Sei que vou me adaptar, assim como fiz com a lactose, mas é mais um motivo para me sentir excluída durante um passeio com os amigos.
    Bjus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Juliana, lendo os relatos me identifiquei muito com seus sintomas e como faz algum tempo que escrever gostaria de saber como tem passado, se conseguiu identificar um tratamento adequado...

      Muito obrigada.

      Eliminar
  41. Uma dica é andarem sempre distraídos porque em momentos parados o nosso pensamento vai sempre para a doença com receio que aconteça alguma coisa, eu noto isso quando estou a conduzir ou a trabalhar. Façam desporto, não tenham medo de ir á casa de banho sempre que quiserem. Eu comentei neste blog o ano passado e tenho batalhado muito para ser mais forte que a SII e tenho conseguido. Evitem comer coisas que vos façam mal, muito menos enquanto estiverem fora de casa. Em relação ao álcool frequentemente bebo um licor a seguir ao jantar como digestivo e nunca me fez mal. Faz me pior a cerveja devido ao gás. Tomo uns calmantes muito de vez em quando (Sedoxil). Ainda tenho alguma dificuldade para descobrir alimentos que me fazem mal. Parece que as vezes não fazem nada e outras fazem.
    Deixo aqui o meu apoio a todos e muita força.

    ResponderEliminar
  42. Ola Paula!
    Seu blog é um achado pra mim, comecei a segui-lo agora e quero ler todos os posts. Descobri a SII a poucos meses, mas ja vinha sentindo os sintomas a cerca de ano. Mas não cheguei a fazer nenhum tratamento, pois descobri estar grávida, junto com a descoberta da doença. Meu médico me aconselhou apenas a ter cuidado com a alimentação e evitar a ansiedade até o bb nascer, pois só depois disso que poderei começar o tratamento. Meus sintomas principais tem sido nauseas, dor abdominal, muito gases,indisposição e hora tenho diarréia, hora intestino preso. Fico bastante preocupada, pois qdo sinto dor, fico em dúvida se é devido a gravidez ou a SII.
    Vi que vc esteve grávida e seus sintomas diminuiram, que bom né. Tô te seguindo, quero ver se aprendo um pouco com a sua experiência e de outras pessoas.
    Abraços!!! Excelente iniciativa sua a criação desse blog. Parabens!!!

    ResponderEliminar
  43. Olá Mih, obrigada por nos seguires e pelo teu testemunho.
    Experimenta falar com seu médico na possibilidade de tomar probióticos durante a gravidez eu tomei sempre e mesmo quando estava amamentar e ajudou me imenso, pois estava a proteger o meu sistema imunológico e naturalmente o da bebe também...
    Aqui em Portugal eu recomendo o protexin protect ou o biobacil total.são muito bons, completos e sem aditivos...

    ResponderEliminar
  44. Olá Paula, finalmente um blog sobre SII fico muito contente :)
    fui diagnosticada em 2009 e nessa altura tentei encontrar algum blog que conseguisse informações e experiencias e foi difícil.
    Para quem foi diagnosticado agora e parece que o mundo vai acabar à luz ao fundo do tunel hihihi:) Fiz todos os exames e mais alguns fui a vários médicos e o meu gastro passou me medicação, dieta e claro nada de leite e derivados, fiquei melhor, depois voltaram os sintomas outra vez, presa em casa a tentar terminar um curso e a contar as casas de banho de cada sitio que ia e o panico claro.
    Experimentei Naturopatia e tenho estado muuuuuiiitooo melhor,
    aconselho a todos a experimentar, larguei a medicação (so me dava sono parecia um zombie) e o meu tratamento de naturopatia era:
    - probioticos de manha antes do pequeno almoço
    - 2 comprimidos de levedura de cerveja antes de cada refeição
    - Cha de camomila antes das refeições
    - Cha de cidreira depois das refeições
    - Cha de passiflora durante a tarde (para acalmar a ansiedade)
    - Beber muito sumo de mação natural

    fiz este tratamento durante um ano juntamente com muita dieta, aos poucos fui inserindo os alimentos proibidos como: tomate, queijo, iogurte, doces, pizza, ainda tenho cuidado com o que como mas passei de 40 kilos para 50 :) o meu último ano foi expectacular fiz viagens, fartei me de sair e começei a fazer desporto, primeiro yoga depois bodyboard. Hoje já não bebo tantos chás so se tiver alguma crise que são raras, ja nao tomo os probioticos nem a levedura.

    Este último mês tenho tido mais crises mas desconfio que sejam mais relacionadas com a ansiedade, basta estar sem stress e tou bem, ainda me debato com saidas longas e em sitios sem casas de banho mas tou bem melhor.
    Força a todos e nada de desesperar que so provoca crises.
    bjoss Elli

    ResponderEliminar
  45. Olá Paula, antes de mais quero dar-lhe os parabéns pelo blog :)
    Tenho 21 anos e sofro de gastrite crónica desde os 16 mas depois comecei a ter episódios de cólicas bastante fortes e diarreias após a ingestão de certos alimentos, mas ao mesmo tempo tinha também bastantes dias de obstipação... estes episódios começaram a ser frequentes e a condicionar-me bastante a vida pois já tinha medo de comer e de sair de casa...
    durante 5 anos fiz todos os exames e mais alguns, incluindo o teste à lactose que por sinal deu negativo mas eu continuo a ficar muito mal sempre que ingiro lactose o que é um pouco estranho...em outubro tive mesmo de abandonar a toma da pilula pois percebi que era esse medicamento que fazia com que eu tivesse crises de cólicas e diarreia durante a noite, já que é dos medicamentos com mais lactose que existe...
    Só hoje me diagnosticaram SII apesar de eu já desconfiar à muito tempo que sofria deste problema... encontrei este blog por acaso e ainda bem que o encontrei pois ao ler estes testemunhos percebi que não sou a única a sofrer deste problema. É realmente uma doença muito chata mas temos de aprender a viver com ela... Ao longo deste tempo tenho adaptado a minha alimentação e isso tem ajudado e principalmente o abandono da pilula fez com que as minhas crises ficassem mais espaçadas... contudo, sempre que ando ansiosa ou nervosa já sei que as crises voltam e por isso tento controlar-me ao máximo, apesar de não ser fácil... a médica não me medicou com nada de especial, a não ser com spasmomen e buscopan só em situações de SOS mas não sei se deveria tomar mais alguma coisa que me ajudasse a controlar as crises....
    Assim deixo aqui o meu testemunho e continuarei a acompanhar este blog pois ainda tenho muito a aprender sobre esta doença :) beijinho e força para todos

    ResponderEliminar
  46. Muito interessante esse blog... Venho sofrendo com a SII a bastante tempo, vez ou outra tenho crises que geralmente me aparecem com bastante diarréia, fortes cólicas abdominais e muitos gases (esses que me deixam bastante constrangida), as pessoas ao seu redor só atribuem os gases a uma falta de educação, passo muita vergonha com isso e vivo meio que neurótica, com medo de ter essas crises... Sou muito anciosa e meu gastro me indicou ir a uma psicóloga ou um psicoterapeuta... Já cheguei ao ápice de ansiedade - 8 meses sem dormir, muito difícil... As crises de SII intensificaram neste momento! Hoje, após 2 anos deste tratamento estou em um quadro de ansiedade novamente, ainda vou ao psicoterapeuta no mês seguinte, mas, os desconfortos digestivos retornaram com força... Hoje tenho certeza que tudo depende de mim para que eu possa ter qualidade de vida e me livrar parcialmente ou totalmente desta bendita SII... O controle da minha ansiedade é o remédio para tudo... Ao contrário da outra vez, não irei abandonar minha terapia, preciso ter QUALIDADE DE VIDA!!!
    Ah, estou tomando uma medicação para a SII - Siilif, meu médico relatou que se não tiver o psicológico bem, o remédio não fará efeito esperado... Tomei um remédio por indicação popular (remédio de plantas), me senti muito bem, sem gases, sem dores, sem diarréia, comia tudo, até feijoada congelada de 3 dias (hehe...) - Sucupira em cápsulas, mas, após ver algumas páginas na net verifiquei que esta medicação pode causar intoxicação, assim, tomei apenas uma caixa e estou pesquisando essa informação...

    ResponderEliminar
  47. Òla Paula, lendo todos esses depoimentos me sinto um pouco melhor, mas a cada dia que passa me sinto cada vez pior desanimado, sempre fui uma pessoa saudável comia de tudo tinha uma vida ótima ate me deparar com essa sindrome. Bom tudo começou com uma forte diarreia dor abdominal mal estar que foi diagnosticada no exame de fezes como uma bacteria antibiotiicos fizeram efeito, mas logo apos ter terminado os remedios volto tudo novamente ja passei por tres medico ate consultar com Dr Milton Escopel, fiz todos os exames hemograma alergias alimentares e retossignoscopia e tudo certo, somente sou alergico a cacau pouca coisa, entao me receitou ludiomil me dei bem com o remedio, as crises diminuiram e cheguei ate pensar que tinha me curado mas assim que terminou o remedio novamente voltou a crise e agora tenho colicas teriveis voltei ate o gastro que me disse que tenho a SII pois a noite nunca tive dores nem diarreia e no exame de retossignoscopia deu tudo perfeito, me receitou novamente entao ludiomil para fazer um tratamento mais prolongado, mas meu unico medo é que eu emagreci 12kg dez de agosto de 2012, tenho me esforçado mas é complicado desejo a voces tudo de bom e que tomara que isso um dia passe abraço, Cleiton 18 anos Chapeco sc

    ResponderEliminar
  48. Olá Paula,
    O seu blog para mim é um consolo. Quero de perguntar quando você começou a sentiu melhoras ao tomar o Protexin? Minha mãe sofre com a doença. Ela não tem problemas com glutén ou a lactose.

    ResponderEliminar
  49. Quando a pareceu o resultado do consumo de probióticos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende muito de cada pessoa. Os probióticos vão equilibrar o intestino fornecendo-lhe as bactérias boas que o intestino necessita para ficar equilibrado, mas é também importante que se mantenha uma alimentação equilibrada e cuidada...

      Eliminar
  50. paula gostaria de saber, se sabe de algum caso que perderam peso tambem?

    ResponderEliminar
  51. Olá Paula, tenho acompanhado sempre o blog... vi agora a pergunta do Cleiton Wylian e penso que posso falar no meu caso... sempre fui uma pessoa magra mas quando as crises começaram a surgir notava que perdia peso, chegava a perder 2 a 3 kg e depois para recuperar era mt dificil... agora que me diagnosticaram SII percebo o porquê de ter tanta dificuldade em engordar mesmo frequentando o ginásio para aumentar de massa muscular :/ mas agora pelo menos tenho conseguido manter sempre o mesmo peso e já não emagreço o que para mim é muito bom. Contudo continuo a esforçar me para engordar um pouco e estou à espera que me chamem para as consultas de nutrição. Quanto ao Cleiton se ele perde muito peso deve falar nisso ao médico para poder perceber se esse emagrecimento é normal e assim pedir orientação :) Força Pessoal *

    ResponderEliminar
  52. Olá Paula. Antes de mais gostaria de felicitá-la pela forma como lida com esta doença. Eu tenho 20 anos e apareceram me sintomas há mais ou menos um ano. Diarreias acompanhadas de dores, muitos gases e inchaço abdominal. Com a época de exames na faculdade piorou imenso, e tive quase 3 semanas assim, com uns dias melhores pelo meio. Marquei uma consulta de gastro e a minha médica desconfiou logo de SII. Entretanto fiz uma carga de exames, sempre tudo bem. Só descobri que sou intolerante à lactose. Falta-me só fazer a colonoscopia. Recomendo bastante a minha médica: Dra Suzette Silva (dá consultas na Clinica de Gastroentreologia de Lisboa e no Hospital da Ordem Terceira). Tenho tido alguma dificuldade em encontrar um equilibrio, ando 3 dias mal, 3 dias bem...é muito chato. Os sintomas pioram com a menstruação, também lhe acontecia? Neste momento estou só a tomar duspatal retard, depois da confirmação da doença é que a minha médica quer que comece um tratamento mais completo. Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Obrigada pelo teu testemunho.
      Sim comigo também acontecia sintomas piorarem com a menstruação. Atenção se tomas a pilula se és intolerante à lactose (se a intolerancia for grande...) todas as pilulas contêm lactose... Pode estar a fazer te mal sem saberes...
      Caso seja mesmo sii, será bom fazeres a medicaçao que médica que passar até conseguires equilibrar as coisas e descobrires o certo quais os alimentos que o teu organismo não aceita, só depois poderás começar a largar a medicaçao e também podes começar já a fazer probióticos (existem vários no mercado, mas eu sou adepta do protexin, do biobacil total e do multidophilus)...

      Eliminar
    2. Boas achei este blog muito interessante e resolvi partilhar a minha expriencia convosco.
      Desde a adolecencia que sinto muita dores abdominais no lado esquerdo , ansiedade , prisao de ventre/diarreia e gases mas isto tudo acontecia exporadicamente. E nunca liguei muito , porque pensava sempre que tinha sido alguma coisa que tivesse comida e ter me feito mal.
      Com o passar o tempo estes sintomas surgiram mais frequentemente e cm mais intesidade , para alem de terem surgido novos sintomas , como a sensacao de barriga inchada, os ruidos , a sensacao de minhocas no estomago e alguma nausea ao saber que iria ingerir algum alimento. Por saber que poderia ficar mal de novo. Hoje estou com 25 anos e sinto que o SII esta a prejudicar a minha vida pessoal e profissional, porque para alem de ser muito desconfortavel nao me sinto no meu estado normal e isso deixa me irritada e com pouca paciencia. Ultimamente tenho me informado mais sofre os alimentos que posso engerir , contudo ha sempre algo que como que me deixa de novo com esses sintomas e numa ansieda e irritacao. O que me deixa mais preocupada e que estou a emagrecer dia apos dia, e so me sinto realmente bem quando quase praticamente nao como nada.
      Forca a todos nesta doenca e vou continuar a seguir o blog porque ha sempre mais um pouco a saber sobre o SII.

      K,K

      Eliminar
  53. Olá Paula,
    Sou uma jovem de 18 anos que estou sofrendo com este mal que me tortura profundamente, há um ano, tudo começou com o vestibular ou melhor o estress que ele provoca.Moro em Fortaleza, aqui fui a quase todos os especeialistas gastroentestinais e proctologistas para saber ao certo o que eu tinha, entretanto nenhum sabia o que eu tinha e só sabiam passar milhões de exames e nada!! Revoltante,frustante e decepcionante.Áte que depos de muiiiiito tempo foi diagnosticado que eu tinha sii. Eu acho que o meu tipo é um dos piores que existe na face da terra SÃO GASES EXCESSIVOS E DIÁRREIA, no colégio era uma garota normal aquela que gosta de sentar na frente da sala e quer prestar atenção,aquela que quer passar no vestibular e ter uma vida feliz na medida do possível.Aii vem esse monstro na minha vida que me faz ir no banheiro frequentemente, me faz sofrer bullying coletivo da sociedade por causa dos gases incontroláveis, enfim............ fazer com q minha vida fiquq preto e branco...NÃO PODER SENTAR NA FRENTE,FICAR NO CURSINHO,OS GASES,A PROIBIÇÃO ALIMENTAR E A INCOMPETENCIA DOS MÉDICOS EM RELAÇÃO A ESSA DOENÇA É FRUSTANTE.
    VOCÊ SENTE GASES EXCESSIVOS TAMBÉM?? SABE DE ALGUM BOM ESPECIALISTA? GRATA NICOLE A MENINA QUE TINHA UM SONHO COLORIDO E HOJE SÓ VIVE O PRETO E BRANCO. RESPONDA-ME POR FAVOR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá nicole,
      Antes de mais não se deixe ir a baixo com os problemas da sindrome.
      São chatos, complicados de controlar mas consegue-se.
      Infelizmente é dificil encontrar médicos que realmente conheçam a sindrome,mas sinceramente o controle passa muito por voce.

      Use probióticos (neste momento estou tomar biobacil total, pesquise na net a ver se existe no brasil), ajuda bastante a controlar as diarreias e as dores...
      Para os gases esperimenta o carvão vegetal activado a mim ajuda me imenso a controlar os gases.
      Evita alimentos que fermentem muito, como feijão e leguminosas da mesma familia, pão de farinhas brancas, doces, fritos...
      Tenta comer sempre de 3 em 3horas e pouco de cada vez e muito calmamente, para não criar acumulação de ar no estomago que depois vai fazer com que fique com mais gases...
      Faça um diário alimentar para tentar descobrir os alimentos que lhe provocam as diarreias.
      Com um pouco de paciencia vai conseguir controlar a sii...
      Qualquer duvida força*
      Beijo e Bola para frente e nao se proiba de fazer nada, porque isso são vai fazer aumentar a sii.

      Eliminar
    2. Nicole, meu problema é bem parecido como seu, um pouco pior até...começou lá pelos 13 anos, hj tenho 21...Era uma menina que sonhava colorido tbm, e hj me isolo mt, quantos médicos incompetentes já me consultaram...resultado hj em dia tomo rivotril pra ficar mais calma, tenho insônia tbm, td isso me deixou depressiva, e ao mesmo tempo q o rivotril 'alivia" me viciou e hj sou dependente dele.Olha se ver esta msg e quiser conversar mais a respeito...mande uma resposta.

      Eliminar
  54. boa tarde paula
    Eu sou mais uma vitima da sindrome,uma vida de sofrimento à qual temos que nos habituar . A minha alimentação é também muito feita a base de produtos sem lactose, desde miuda tenho alguns alimentos proibidos(leite,laranja,cafe,chocolate,repolho,ervilhas,favas..), enfim nada que nao se consiga resolver, já foi muito dificil em certas crises.
    Exames,e mais exames varios medicos , neste momento já consigo viver com isto e com mais calma.Tomo o duspatal,ul250,ansiolitico quando estou mais nervosa, o que gostaria de encontrar era uma medico de gastro mais interessado, penso que o meu relativiza muito por vezes. agora ando numa fase de prisão de ventre e depois chego a deitar sangue nas fezes, o medico diz que é uma fissura.
    penso que vou marcar uma consulta novamente, pois a crise esta a ficar complicada.
    obrigada patricia

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde
    Meu nome é Nádia, tenho 24 anos e há cerca de 4 anos comecei a ter sintomas mais exorbitantes de SII a nivel de diarreias. Antes disso era tudo muito mais passivo, toda a vez que tinha de sair de casa tinha de pensar bem se tinha vontade de ir ao wc e se para onde ia tinha wc. Quando eram aqueles passeios pelo campo, pior ainda. Pois lá apenas tem mato e casas de banho nem vê-las. Portanto, passeios em familia deixei de fazer. Note-se que nessa altura ainda não tinha muitos sintomas. Volta e meia quando fazia um teste para a escola ou assim lá me dava uma diarreia, mas achava "normal". O pior foi mesmo após a morte do meu pai. Era relativamente muito chegada a ele. E faleceu. Durante o periodo de doença dele já me começavam a dar algumas dorzinhas leves na parte inferior do abdomen do lado esquerdo, mas nada de grave, pois como nunca gostei muito de médicos e vê-lo sempre cercado deles fazia-me confusão, lá ia eu para a wc... tudo "normal" achava eu... Meses após o seu falecimento, uns 4 meses talvez, as crises eram cada vez maiores, ia a wc umas 3 ou 4 vezes ao dia e sempre com cólica constante do lado esquerdo. Arrastei a situação até não poder mais, por ex, quando após uma refeição cerca de 15 minutos depois ia a wc e era só diarreia e barulhos estranhos. Ás vezes até brincava que não sabia porque que gastava dinheiro com o almoço (comia sopa) pois ela ia toda pela .... abaixo... Escusado será dizer que tudo isto me revoltava além do mais, também trabalhava, e o meu trabalho na altura não me podia dar ao "luxo" de andar sempre na wc. Mas lá marquei consulta. Fui a uma médica de medicina interna. Lá me passou analises após os meus relatos, uma colonoscopia e uma endoscopia. Sei que gastei um balurdio!! E meus amigos, colonoscopia oxalá nunca mais ter de fazer em toda a minha vida, só se for mesmo, mesmo, MESMO, necessário!!! Até durante o exame tive de pedir ao médico para parar que já não aguentava mais de dor!! Quando as analises chegaram e os resultados dos exames, marquei de novo consulta e fui à médica. Relatou-me que não apresentava nada nos intestinos e estomago e que a doença era meramente funcional, tinha um caso de intestino irritado. E eu "boa, isso é o que, significa o quê?!" É claro que antes da consulta tinha feito pesquisa na net sobre alguns sintomas que tinha e vim parar ao SII mas queria ouvir da boca dela o que significava e se era mesmo esse o diagnostico. Receitou-me o duspatal retard e unisedil um calmante. Tomei ambos por um tempo. Um mês ou dois. Depois larguei. O calmante mal o tomei. Não ia ficar agarrada aquilo.O duspatal hoje em dia em situações de extremos ainda o tomo. Sinceramente, acho que a médica não fez muito caso da sindrome ao mais alto nível. Pois não lhe deu tanta importância... Hoje geralmente tento seguir uma dieta que ainda hoje estudo. Há alimentos que me fazem mal hoje e amanhã já como na perfeição que nada me fazem. A banana por exemplo é um deles. Já cheguei a comer de próposito e nada me fez. Até quando tenho casos de prisão de ventre. E outras vezes funcionou. Esta é a parte que não entendo!
    Hoje por exemplo não foi um dia muito bom... mas lá tenho de lidar com isto. Com força de vontade tudo se consegue. Mas fácil não é. Não bebo leite, só de soja, iogurtes enjoei os de soja, queijo só o sem lactose do continente, chocolates nem pensar, só em festas, bolos outro que é só em festas e vamos lá ver se como... entre outras coisas que eliminei também por completo. O engraçado disto tudo, é que engordei cerca de 2kg na ultima semana. Como, não sei! O importante nisto tudo, é que quando desanimamos, pior ficamos. Eu já chorei também. Já me revoltei. Já pensei que ia morrer! Só me afectou ainda mais... Quando estou com crises bebo um chá de mellissa ou camomila e um que descobri recentemente que também é muito bom e que por acaso tenho em casa fresquinho hortelã-pimenta é um chá que se bebe muito bem suave e à noite não quer melhor, ajuda a dormir.
    É ir vivendo um dia de cada vez... :)
    Cumprimentos e cabeça levantada

    ResponderEliminar
  56. ola paula,
    Deixei uma mensagem no dia 05/03/13,a minha crise esta cada vez pior ja tenho consulta marcada.até agora tenho conseguido comer iogurtes naturais magros ,mas desde uma semanna para cá tem sidi horrivel ,assim que acabo de comer o iogurto tenho uma diarreia enorme. será que o meu organismo esta a rejeitar a lactose tb dos iogurtes ??? Estou a ficar assustada...
    qual é a sua opinião , paula? e o probiotico que toma ? pode dar me o nome?
    obrigado
    patricia silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia,
      desculpa se não te respondi antes, é que com tantas mensagens algumas acabam por falhar...
      Sim de facto podes ter uma intolerância agravada à lactose e ai sim até os iogurtes te farão mal, experimenta iogurtes sem lactose.
      Quanto aos probióticos acho que realmente divias tomar pois se andas com diarreias frequentes tens que regularizar e acalmar ai o intestino...
      Eu tomava os da Protexin protect, no entanto, acho que agora deixaram de produzir esses e começei tomar o Biobacil Total (também é muito bom), agora tens alternativa do Bio-Kult (que são os mesmos produtores do protexin). Serão os próximos que vou comprar.
      Toma durante uns 2 meses seguidos e depois faz uma pausa e vê como ficas do intestino, se ficares bem (claro tendo sempre cuidado com o que se come) começas a fazer sempre probióticos de vez em quando por exemplo de 6 em 6 meses uma ou duas embalagens...
      Bjx e muita força*

      Eliminar
    2. Obrigado paula beijnho grande

      Eliminar
  57. Boa noite! Sou Carlos tenho 27 anos, vou contar-lhes um pouco da minha experiência:
    Em agosto de 2012 comecei a sentir vontades rápidas em evacuar e tinham que ser urgentes, depois foi me aparecendo dores de baixa intensidade no lado esquerdo do intestino e desconforto, vontade de vomitar e náuseas. Sou um jovem muito preocupado, ansioso e logo me coloquei a pesquisar por meio da internet causas que pudessem corresponder ao que sentia. observei que tinha resultados generalizados, então procurei a gastroenterologista que me escutou e me passou vários exames, como: parasitológico, de sangue entre estes o do HIV, ultrasom do abdômen, retosigmosdocopia, endoscopia apenas não fiz a colono, pois já tinha feito a mesma no ano passado por sentir desconforto abdominal que não levou o médico a me dagnósticar com a SII. Porém, com os resultados normais de todos estes exames descritos acima, a minha médica disse que eu tinha a SII tomei várias medicações, prolive, silif, digedrad entre outros, tive insônia e então tomei rremédios naturais que relaxam. Em fim, pesquisei muito e hoje posso dizer que conheço a doença, porém cada caso é individual. Hoje em dia, ainda tenho mudanças na consistência das fezes, nem todos os alimentos me causam bem-estar tenho que ter uma boa educação alimentar, não tenho dores abdominais mais as vezes sinto desconforto do lado esquerdo. TE PERGUNTO MINHA CARA AMIGA, SE É NORMAL NÃO TER AS DORES OU ELAS TÊM QUE SER RECORRENTES PARA SII?, ainda tenho esta dúvida. Como mudei meu hábito alimentar perde peso, fato que não gosto, hoje tomo um suplemento alimntar que me ajuda bastante. No fim da tarde vou para meu quarto faço minhas orações e depois por um tempo de trinta minutos faço uma meditação, que me ajuda a relaxar e deixar as preocupações suspensas. Sobre a meditação que faço é que com o auxílio do google, coloco MEDITAÇÃO DO PENSAMENTO POSITIVO entre outras ótima dica.
    Por muito tempo pensei ter algo grave, porémcom o tempo estou me acostumando a conviver com a SII.
    Boa sorte a todos e é de máxima importância a ajuda da família, por isso tudo que lia dava pra família também, esse comportamento ajudava-os a me compreender.
    Muito obrigado a todos por este momento!
    Que DEUS esteja com todos, paz, luz e saúde.

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde !
    Me chamo Daniele e aqui vai a minha historia.
    Sinto fortes dores na região lombar e na região da barriga(mesma direção da lombar só que na frente). Já tomei vários remedios e já foi a varias consultas e ninguém consegue achar oq tenho, até mesmo os médicos dexistem. Já fiz tratamento penssando ser uma dor na coluna, ja fiz tratamento para refluxo e já fiz tratamento para gases e nada resolve. Além disso fiz varios exames como raio x pelvico e transvaginal, raio x da coluna, endoscopia e ressonancia magnética da coluna.
    Sinceramente, estou desistindo de achar oq tenho,pois ninguem acredita que doi tanto assim e todos os dias. gasto muito dinheiro com remedios e tratamentos que no começo funcionam mais logo ems eguida param de fazer efeito.
    Comecei um tratamento com acupuntura agora e como nos outros tratamentos fez efeito na primeira semana e agora já não faz mais. Não sei, acho que meu corpo acostuma com o tratamento.
    Casei faz 2 anos e sinto essas dores a 1ano e meio. Moro com a minha sogra e estou a espera da minha casa que esta em construção. Sou muito nervosa e MUITO anciosa.
    Não sei se isso tem alguma a ver ou não, mais as vezes chego a penssar que a dor venha soh da minha cabeça, mais não é pois ela eh muito forte e não tem hora para ararecer, porém do jeito que vem sozinha, ela vai embora sozinha.

    Me ajudem, não sei mais oque fazer !

    ResponderEliminar
  59. Boa tarde ,
    venho aqui compartilhar a minha triste história com a Sii
    a um tempo, me lembro exatamente um dia após a pascoa,eu comecei a ter diarreias durante a manhã
    era como se eu tivesse um horário em que era pior a minha diarreia ,era sempre por voltas das 6 e 7h da
    manhã, período em que eu me preparava para ir a escola, e todos os dias eu passava mal nesse mesmo horário
    e assim foi passando o ano,eu tendo que abandonar a sala de aula para ir ao banheiro ,passava por todo constrangimento,de todos os dias ir ao banheiro e fazia exames, e procurava médicos ,e nada resolvia meu problema. Ate que eu descobri que era intolerante a lactose e a sacarose , nesse periodo mesmo eu tirando muitas coisas da minha alimentação , eu ainda continuava tendo as crises , até que isso me pegou de vez,entrei em depressão e muitas vezes tudo o que eu mais queria era morrer, porque ja não aguentava mais conviver com essa desgraça que é a sii ,digo que se não fosse a minha familia eu nem estaria mais aqui.
    Porque realmente essa doença é desesperadora , ela acabou com muitas coisas na minha vida , me interrompeu nos meus estudos , na minha vida social , ja que eu nem saia mais de casa e até hoje ainda não saio muito. Foi em uma das minhas crises desesperadoras que minha mãe resolveu me levar a um psicologo,
    e acredito eu que o tratamento psicológico é de extrema importância para ajudar a controlar a sii ,e principalmente procurem uma nutricionista,pra que ela oriente você, e te ajude ,a minha nutricionista tem me ajudado muito, na nossa situação o que mais necessitamos é de ajuda ,por isso não tente enfrentar a sii sozinho(a) .Hoje as vezes ainda tenho medo de ir a certos lugares, de assistir aulas , mas faço tratamento
    para expulsar esse mal de mim, e lembrem-se lute por você, até vencer ou controlar essa terrível sii e não permita que ela controle você.

    ResponderEliminar
  60. Boa tarde!
    Meu nome é Vinicius, fui diagnosticado com SII há dois meses. Porém, diferentemente da maioria aqui, não sinto urgência ao ir ao banheiro. Passei por dois gastros, fiz uma tomografia que acusou uma infecção no intestino,fiz tambem uma colonoscopia que não resultou em nada, o médico que fez a colonoscopia disse que estava com um espamo no cólon, porém o gastro que pediu o exame disse que meu quadro não se encaixava na SII, pelos critérios de ROMA, me passou o Prolive e disse-me pra voltar 6 meses depois para ver como estaria.

    Numa bela sexta-feira estava num churrasco, (não estava bebendo nada de alcool nem refrigerante) tive uma cólica insuportável e diarréia em seguida. Procurei outra gastro e a mesma diagnosticou a SII por falta de evidências orgânicas no intestino. Me pediu uma endoscopia, pois sinto mtos gases, ao arrotar(sinto-me péssimo ao ter que fazer isso) sinto um grande alívio.

    Enfim, fico abatido por ter dias de mal estar, mas feliz por não apresentar tantos sintomas como li nos comentarios aqui. O que sinto é uma leve dorzinha no lado direito/baixo do abdome, se aperto, sinto gases se movimentando e tambem um alivio da dor.

    Outra coisa que estou sentindo há tempos é uma dor nos ombros/nuca/trapézio, andei lendo e achei um site que relaciona A SII com doenças reumatologicas, como a fibromialgia, porém acho que não é meu caso, faço musculação, montain bike e jogo meu futebolzinho sem dores nenhuma ! Apenas as do ombro !

    PS: Sou um cara mto preocupado e stressado ! rs

    Li alguns relatos e me senti mal por reclamar a toa desses desconfortos ! Espero que todos encontrem a solução e o equilibrio para que tenham uma vida feliz!

    e Parabens pela iniciativa do blog !
    Abraços !

    ResponderEliminar
  61. Olá gente.. Então..Descobri a SII a pouco tempo.. Depois de vários exames horrorosos e até uma suspeita de tumor no intestino. Tudo descartado.. Veio o SII através d minha Gastro. Eh uma doeça bem dificil pois nem todo mundo conhece e aceita. Tenho tomando buscopan pra dor e feito um diário da minha alimentação, isso ajuda muito e diminui a crises de dores. Acho q assim vc eliminar e evitar os alimentos q te fazem mal, conseguindo ter uma qualidade de vida melhor.

    ResponderEliminar
  62. Bom dia Paula, mais uma vez escrevo, agora com o diagnóstico confirmado desta doença, depois de muitos exames e idas ao gastro. Neste momento posso dizer que encontrei um equilibrio (sem, no entanto, deixar de ter crises ocasionais).
    -Faço yoga duas vezes por semana e pilates uma vez por semana
    -Tento manter uma alimentação saudável (cortei nos lacticineos), bebo muito chá (hortela, camomila, erva cidreira), como um iogurte de soja por dia (ajuda a manter a flora intestinal saudável)
    -Quando estou com as crises, tento relaxar - nem sempre é fácil, vêm sempre acompanhadas de dores, stress, ansiedade, dificuldades em dormir...
    -Tomo duspatal retard 3x por dia (20 min antes das refeições principais) e aeroom por causa dos gases. Tomo também as saquetas VLS#3 (apenas nas crises) para restituir a flora intestinal
    -Em relação às dores, tento relaxar e o yoga ajuda bastante, assim como a meditação
    Espero que todos consigam encontrar um equilibrio. Tal como a minha médica de gastro disse: isto não é defeito, é feitio, e temos que aprender a viver assim. Felicidades :)

    ResponderEliminar
  63. Oi me chamo Daniela, tenho 18 anos e a uns tempos atras venho sofrendo com esses sintomas da SII, não tenho certeza absoluta de que é esse o meu problema.
    - bom deixe me contar oque está havendo. Há uns meses atrás eu comecei a fazer um curso que tem duração de três horas e é apenas uma vez por semana, e justo nessa semana eu tenho esses distúrbios de diarreia e gases; não sei se é por causa da Ansiedade e nervosismo ou oque, mais eu preciso muito de ajuda porque aqui na minha cidade demoram pra chamar nos postos públicos. bom queria saber mais sobre isso :) obg pela atenção :* - há se der me responda no e-mail dani_ferreira3@hotmail.com

    ResponderEliminar
  64. Boa noite, eu tenho lupus e há 16 anos que me apareceu o lupus, me atacou a parte gastrointestinal. E há 9 anos para cá que eu piorei mto. Mtas diarreias, vomitava todos os dias. mtos internamentos por desidratação e por correr risco de perder os rins. Tive de ser operada a uma hérnia do hiato. Já fiz 12 endoscopias, 2 colonoscopias, e não encontraram a causa para tantas diarreias e vómitos. Só há coisa de 2 meses, é que chegaram á conclusão do síndrome do colon irritável. A medicação para as dores terríveis e diarreias, nada fazem, pois tomo mtos medicamentos para o Lupus e agora tb descbri que sou hipocoagulada, e todos os meses tenho de fazer o controlo de sangue, pois corro o risco de sofrer tromboses. Todos os dias tenho dores terríveis abdominais e a minha barriga inxa tanto, que pareço gravida. Estou apenas com 35 anos, e mto sofrimento. Mas eu não posso fazer mto, pois tomos cortisona e imunossupressores. Não sei mais o que fazer sinceramente. Que DEUS vos dê mtas forças a todos vcs. Paz e luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh grande luta a sua!
      Muita força, não desista, ha-de conseguir encontrar o equilibrio...
      Já pensou em fazer o BioKult (probióticos) pois ajudam imenso a regular as funções intestinais e a reforçar o sistema imunológico, e já que o o lupus é uma doenta auto-imune, pode ser que de alguma forma a possa ajudar, tenho ouvido diversos casos de pessoas que realmente observam algumas melhorias com a toma de probióticos...Quem sabe não ajude!
      Quanto à barriga inchada, não sei se toma leite, no meu caso como sou intolerante lactose, além das diarreias também me inchava muito a barriga. No seu caso como faz muitas medicações acredito que os probióticos a possa realmente ajudar, assim como a levedura de cerveja (em comprimidos) também a possam ajudar imenso pois a levedura é muito rica em vitaminas do complexo B e ajudam imenso nos problemas de pele e não só! veja o link :http://sindrome-intestino-irritavel.blogspot.pt/2010/11/os-beneficios-da-levedura-de-cerveja.html

      Bem minha linda, muita força e não desista, vai ver que vai conseguir controlar todos esses problemas!
      Estou consigo, quero saber mais noticias*
      Grande Abraço*

      Eliminar
  65. Paula, bom dia!
    Desculpa te incomodar, mas preciso um favor...
    No ano passado eu coloquei minha experiência no seu blog, e sem me dar conta coloquei meu nome completo, e agora qualquer um consegue ler o que me aconteceu se procura meu nome no google =/
    Poderias por favor excluir o post? Como posso entrar em contato com você para apontar qual é o meu post?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envia me uma nova mensagem com o link ou com teu nome que eu excluo.
      Depois se quiseres tornar a deixar o teu testemunho, agradeço...Deixas anónimo!
      Bjx*

      Eliminar
    2. Minha experiência : Anónimo 27 de Agosto de 2012 às 23:10 (Fabián Alejandro Reverdito)

      Muito obrigado! e em breve postarei as novidades em relação ao meu tratamento.
      Parabéns pelo blog...ajuda muito!

      Eliminar
  66. Paula, também tenho uma dúvida.
    Lendo o relato, eu tenho alguns sintomas parecidos, como exemplo: diarreia sem explicação, ou prisão de ventre. Quando fui ao médico ele falou que eu poderia estar com intestino irritado, mas não falou que era SII.
    A minha dúvida é, eu não sei se tenho mesmo a síndrome, visto que eu fico cerca de 2 3 meses sem ter diarreia, funcionando normal. E teve épocas, como em fevereiro que eu tive diarreia aguda, e também falta de apetite. Porém eu não tenho dores, na verdade a diarreia e pura sem dor e sem cólica, e também quando tenho diarreia tem vezes que sai meio amarelada, ou quando vou muitas vezes no banheiro ela sai normal e depois fica amarelada, não sei se tenho SII de forma mais branda ou outra doença, ou mesmo intestino solto. Fico com a dúvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O ideal mesmo é fazer uma colonoscopia para excluir outros problemas e se tiver tudo normal, passa por analisar a sua alimentação, pois pode estar a ingerir algum alimento que seja intolerante e que provoca esses picos de diarreias...

      Eliminar
  67. Ola so o marcio mais o menos um ano tenho tido muintos gases e doime o estomago ja fiz duas colonoscopias e o medico diz que nao tenho nada mas os gases nao passam o que devo fazer obrigado

    ResponderEliminar
  68. Também eu sou vítima da SII. Acabei agora de regressar de uma ida ao Hospital pois desta vez tive um crise tão forte com uma dor intensa na parte superior do abdónem com irradiação para as costas que não me deixava trabalhar nem sequer respirar.
    Embora já tivesse sintomas antes, depois da operação à visícula os sintomas e crises da SII t~em agravado a cada dia que passa. Já tentei vária medicação, retirei vários alimentos da minha dieta, tais como, leite, banana, chocolate, feijão, grão, fritos, gorduras, carne de pouco... mas mesmo assim as crises têm tido tendência a acontecerem com mais frequência e cada vez mais fortes.
    O médico diz para levar a vida com mais calma, mas tal é completamente impossível, o dia a dia é super agitado, com muito stress, casa, trabalho, filhas, escola das filhas (que este ano foi complicado)e isso provavelmente tem contribuindo para estas crises...
    No meu caso não tenho crises de diarreia, mas crises de obstipação, com acumulação de feses no instestino que inflama o colon e em consequência a acumulação excessiva de gases. Dores, mau estar geral, a preocupação constante com o que se come e com a aproximação de datas festivas, pois nem sempre é possível resistir a algumas tentações.
    Agora estou mais ou menos... fui super bem atendida no Hospital de São bernardo em Setúbal, fiz um rx que confirmou a acumalação excessiva de feses no intestino (embora todos os dias de manhã vá ao WC), levei um injecção (buscopan) para as dores e vim medicada com duspatal retard. DEpois de ver todos estes testemunhos vou experimentar o Bio-Kult para ver se melhora o funcionamento do intestino e o carvão vegetal para minimizar a questão dos gases. Vamos ver como corre.
    Obrigada e Felicidades para todos
    Dreis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho problemas de flatulência.. sem ter um descanço de 5 min, ainda por cima sou prof, depois de muitas consultas médicas com insucesso foi-me receitado librax...tem sido uma grande ajuda.

      Eliminar
  69. Ola eu so o marcio esto com um problema tenho tido muintos gases e doime a bariga ja ando a sim a 8meses o que posso fazer

    ResponderEliminar
  70. Há algum tempo que não visito o blog, digamos que tenho tido algumas crises mas de intensidade moderada.
    O que já não posso dizer da que estou a tentar superar neste momento...
    Já não me lembrava de andar assim, nas crises menos intensas apenas sinto alteração nas fezes que são mais moles e com bastante muco.
    Desta vez, alterou tudo, fezes, dor abdominal, cansaço, vomitos, falta de aptite, engoos, psicologico... enfim
    Tenho consciencia que nos ultimos tempos andei mais ansiosa, stressada e passei infelizmente pela morte do meu avô no dia 11 de Junho.
    Já tomo antidepressivos e ansioliticos.. Sou seguida por um psiquiatra, já fiz psicoterapia (mas como me sentia melhor aumentei o tempo entre connsultas), já consultei um gastroentrologista... e hoje srá a vez de tentar acupultura, tenho a 1ª consulta esta tarde,deseijem-me sorte...
    Abraço e muita paciência para todos

    ResponderEliminar
  71. Ola a todos.
    tenho 27 anos e desde os 18 ou 19 anos que tenho SCI.é horrivel.a minha vida social basicamente esta paralizada desde essa altura!eu era uma pessoa muito alegre, divertida, que adorava conviver, sair à noite, beber uns copitos...com o stress da faculdade, comecei a vomitar e a ter diarreia antes dos exames, e a par desta situação, ataques de panico (que eu acho q tenho por pensar que a qualquer momento posso ter uma crise).
    enquanto menor de idade, os meus pais não me deixavam ir aos festivais de verão, lol, agora sou eu que nem quero, porque sei que não aguento aquele estilo de vida, e pensar que não tenho uma wc disponivel, deixa-me já nervosa.
    tenho noção, que este problema é muito psicologico, o medo de ter uma crise, uma dor, uma diarreia atrofia a minha vida pessoal.
    vivo um pesadelo por causa disto, abdiquei de muita coisa que gostava de fazer por causa desta doença...
    já tomei varias medicações...duspatal, spasmomen, imodium,ul250, buscopan...e tambem ansioliticos...victan,dogmatil, inderal, sedoxil, serotax (que odiei, não recomendo a ninguém).
    fiz um ano de psicoterapia, que ajudou, mas por exemplo é impensavel para mim fazer um exame (ex. exame de faculdade) sem tomar um ansiolitico antes.
    obrigada por criares este blog!é preciso haver partilha de experiências!eu sinto que esta doença não é reconhecida na sociedade, somos gozados por a ter, do genero: "ah é uma menina mimada, que ao minimo stresse fica com diarreia"...isto não mata mas moi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! A maior parte das pessoas não compreende! Tenho 36 anos e tenho este sindrome desde há 3 anos... felizmente vivi feliz sem isto ate aos 33 anos! Já tomei também vários medicamentos. Posso dizer que o que fez mais efeito até agora foi a hipnoterapia (faço há 1 ano)!!! Melhorei 80%, mas infelizmente o pensamento continua cá dentro a massacrar! Todos os dias é uma luta para vir trabalhar... vou no metro e cheia de medo de ter uma crise. Ás vezes quase que entro em pãnico. No meu caso é tudo psicologico.. sou extremamente ansiosa. Isto é um fantasma que nos persegue e que nos condiciona no nosso dia-a-dia... deixamos de fazer coisas e ir a certos sítios com medo... até ir à praia às vezes é um suplício... nunca pensei que isto me fosse acontecer... mas temos que ser fortes! Eu sei que quanto mais pensamos nisto mais isto acontece... Agora estou a tentar a homeopatia, vamos ver como resulta, tenho que ter esperança!Força a todos!

      Eliminar
    2. Eu estou também a pensar fazer homeopatia. Tenho noção que isto se deve tudo à minha ansiedade, mas não consigo controlar isto.
      como eu compreendo...quando venho nos transportes públicos, chego a ter ataques de panico mts vezes, por pensar que tenho que sair em qq lado para ir a uma casa de banho.
      a praia tb se tornou outro problema, em todos os sentido, não só por esse stress, mas pq emagreci muito, apesar de nunca ter perdido o apetite (excepto situação de grande stress), mas nunca me livro dos cometários (e olhares) alheios sobre anorexia...enfim!eu so queria deixar de ter dores e stress, e claro, engordar um bocadinho.
      eu acho q nós somos fortes, pq vivemos um pesadelo diário!todas as pessoas tem diarreia/enjoos, pq por ex. comem algo estragdo, e nessas alturas, lembram-se de nós, e de como é dificil ter um dia a dia assim.
      os barulhos da barriga tb são mto incomodativos, parece q vamos explodir a qq momento.
      já fiz um teste de intolerância alimentar, recomendado pela minha ginecologista, mas confesso que desvalorizei o resultado.
      por sua vez, o meu medico de gastro, diz q isto se deve à minha ansiedade, e para comer tudo e ser eu a ver por mim q alimentos me fazem mal.

      Eliminar
  72. Olá..Fui diagnosticada faz um tempo por isso, e antes tive realmente esses sintomas que todos descrevem, passava mal na rua e tinha que sair correndo para o banheiro. Sem tomar remédio, nem nada, aliviou e muito. Hoje, só evacuo muito mais que qualquer pessoa, mas sem dores (só quando como besteiras)e tenho muitos gases que incomodam muito. Mas, um problema que li e me acontece é o fato de ter 30 anos e tenho dores na relação sexual. Isso acontece com outras mulheres? Gostaria de saber qual é o melhor coisa para isso? Posição? O que fazer? As vezes dói tanto que sinto vontade de defecar, ou de gases, incomoda muito e por isso nunca consegui ter um orgasmo. Já li que tem relação e como fazemos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Luciana,
      De facto ha muitas gente que se queixa desse sintoma e é normal, pois como é obvio na nossa parte sexual está bastante próxima e ligada à parte intestinal... Isto porquê? Pois bem porque nosso intestino é tão sensivel que determinadas posições fazem pressão sobre a parte final do intestino grosso e provocam o tal desconforto/dor. O ideal mesmo é conversarem com o vosso parceiro, experimentarem novas posições (vai ser divertido, tb dão um UP na relação), e acima de tudo entregarem-se sem receios, pois nao podem estar na relação já com o pesamento que vai doer e que não vao ter prazer...Experimente também o uso de um bom lubrificante e evite as posições em que o pénis exerça pressão para zona do anus/ parte final do intestino grosso...

      Eliminar
  73. Oi,estou com diarreia a no minimo 6 meses, todos os dias minhas fezes são pastosas, já fiz exames de sangue e de fezes, não apontaram nada.Minha barriga faz barulhos estranhos o tempo todo, tenho muitos gases, muitas vezes tenho dificuldade de soltar pum, tenho dores abdominais, são piores de manhã, quais as probabilidades de eu ter SII?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá!
      eu penso que devia consultar um médico especializado, mas esses sintomas são tipicos de SII.
      No meu caso, as dores e desconforto são piores de manhã.

      Eliminar
    2. Olha também não sei se tenho, mas tenho sintomas muito semelhantes! De qualquer forma, vou ao médico..nada melhor para tirar macaquinhos da cabeça e obter ajuda! boa sorte :)

      Eliminar
    3. Bem eu não sei se tenho SII, mas tenho sintomas iguais ao que são aqui descritos! Períodos em que não faço nada e agora ando numa fase em que faço normalmente ou diarreias com fezes pastosas! Cólicas e dores no lado esquerdo depois de vir da casa de banho e sensação que não fiz tudo..mas não perdi peso, nem que note sangue! Poderá ser isso? Estou preocupada..e estou a espera da consulta no gastro. Boa sorte para todos!

      Eliminar
    4. O mais importante mesmo é consultarem um bom gastro.
      Depois se todos os exames derem normais, ai sim podem pensar na sii, e começarem a equilibrar a malvada :-)
      Pelos sintomas que descrevem deve ser mesmo a sii, no entanto, nao se esqueçam que cada caso é um caso e o que faz bem a uns pode fazer mal a outros...
      O mais important é aprenderem a conhecer o vosso corpo e os sintomas que ele vos transmite.
      Quanto a quem tem problemas com gases e cólicas podem experimentar fazer suplemento de carvao vegetal ativado, sem lactose, e vao ver que melhoram bastante, mas atenção têm que descobrir os alimentos que vos provocam as cólicas isso pode ser sintoma de alguma intolerancia alimentar.

      Eliminar
  74. Olá, Antes de mais parabéns pelo blog, está muito interessante. Há anos que procuro sobre este assunto e só agora encontrei este blog português que está bastante esclarecedor.

    Tenho 38 anos e sofro dos intestinos há mais de 20 anos, desde os 18 ou 19 anos. Apesar disso nunca me foi diagnosticado SII. O certo é que também nunca fui a um especialista, apenas ao médico de família. Há vários anos fiz endoscopia, pois andava com dores de estômago e revelou gastrite nervosa. Por me queixar de gases Fiz 2 clister opaco que revelou sempre gases, o médico diz que é por eu ter o intestino um pouco mais comprido que o normal. e Disse que é tudo psicológico. De facto eu sou bastante stressada, ansiosa, nervosa.

    Os meus sintomas:
    - Inchaço constante (de manhã ando menos inchada, depois do almoço piora, ás vezes estou a comer e já me sinto a inchar) à noite pareço estar grávida.
    - Gases (muitos mesmo), sinto-os a passar e causam-me imensas dores e cólicas, até já tive de ir ao hospital, pois tinha dores perto do coração (eram os gases a empurrar o diafragma).

    Eu digo que tudo me faz gases. Deixei de beber leite, mas como iogurtes e queijos. Se tentar beber leite até me causa náuseas. Não aprecio o leite de soja e há pouco tempo comprei um pacote estragado e fiquei decepcionada, mais caro e nesse estado, nunca mais comprei.
    - Ao contrário da maioria que aqui comentou eu não tenho diarreias, tenho prisão de ventre. De vez em quando lá me dá uma diarreia. E por vezes tenho fezes com muco e outras com a sensação de não ter feito tudo.

    Como não tenho diarreias súbitas, não me provoca grandes transtornos a nível social nesse aspecto, mas a sensação horrível de inchaço, até por vezes com dificuldade em respirar também perturba bastante. Eu sempre fui magra, mas há algum tempo engordei um pouco na zona abdominal e parece que ainda piorou esse sintoma. Estou farta de andar assim.

    - O Protexin também pode ser tomado por quem tem prisão de ventre?
    - Carvão vegetal, experimentei e fiquei com mais prisão. Tomei vários anos Aero-om, agora tomo absorgás (é mais forte).
    - Deveria abolir de vez os lacticinios?

    Já me alonguei bastante. Obrigada e melhoras para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Obrigada por este blog! Abaixo também têm a minha historia! :)
      Existem 3 tipos de Sindrome do colon irritavel: do tipo A, B ou C - no fundo quer dizer que pode ser constipativo, diarreira ou variar entre a constipaçao e a diarreia.

      Existe uma dieta que é aconselhada a quem sofre de sindrome do Colon irritavel: FODmap. no fundo o que esta dieta aconselha é que, quem sofre de sindrome do colon irritavel, deve evitar alimentos que aumentem a fermentação. Sigam o link para ver quais http://lowfodmapsdiet.com/wp-content/uploads/2011/11/ListOfFodmapsFoods3.gif

      Ou seja, até mesmo excesso e fruta fará com que a fermentação aumente e com isso os gases. Feijao, grao e couves também farão aumentar as dores e assim também a obstipação ou diarreia. O importante aqui é "ouvir" o nosso corpo e descobrir o que é que despoleta os nossos sintomas!

      Se, de facto, leite faz-lhe mal provavelmente queijo e iogurtes assim o farão. Isto não é regra já que pessoas diferentes reagem de um modo diferente mas veja a diferença entre uma semana que come e outra que nao come.

      Eu também era magra, porem tinha sempre um inchado na regiao abdominal. Também tinha SII do tipo constipativo e não sabia. Assim que cortei os alimentos que despoletavam os sintomas eu "emagreci" 7kg. E eu como bem, pelo que não foi por deixar de comer.Em vez disso, o meu corpo perdeu os líquidos e o volume abdominal excessivo que tinha acumulado por "inflamação local".

      Em vez de se atirar de cabeça a medicação faça uma experiencia e vá a um gastroenterologista. Se a sua experiencia for igual à minha fara uma dieta de eliminação: elimina praticamente tudo de inicio e vai adicionando alimentos um a um e ve quais é que acordam os sintomas em si. Assim, sabera o que acorda o que em si e não precisara de tanta medicação!

      A meu ver, outra coisa importante é que nao fiquemos tristes e vejamos isto como uma forma de conhecer o nosso corpo. Ok, já não iremos comer aquele bolo cheio de creme e chocolate mas e dai? a vida é mais do que comida! :)

      Muita força e não desmotive!!!
      Beijocas e abraços

      Eliminar
  75. Também me foi diagnosticado SII á um ano, através de uma colonoscopia. Tive 11 meses sem crises graves ou demoradas, mas agora desde julho, que ando pior. Isto deixa-me cada vez mais ansiosa, porque penso logo que isto deve ser algo maligno. No meu caso, além de algumas cólicas, sinto sempre um desconforto no ânus. Depois estou sempre centrada nisso, o que gera ainda mais ansiedade. Alguém sente também um desconforto na zona do ânus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sinto um certo desconforto nessa região de vez em quando e claro, também tenho medo de ser algo maligno... mas dizem que isso é típico de pessoas com SII, se distrair é a melhor opção pra tirar essas coisas da cabeça.

      Eliminar
    2. De tanta crise de dor de barriga principalmente com diarreia tive hemorroidas e fui pra cirurgia. Acho que o emocional é o principal fator.

      Eliminar
  76. Oi, sou mais uma entre muitos.
    Foi-me diagnosticado SII há dois anos, finalmente, porque andei quase dez anos sem que nenhum médico ligasse muito às minhas queixas. As dores intensas nos intestinos, ora prisão de ventre ora diarreia, gases, mal estar constante, não podia comer nada... Fiz uns exames para despistagem de outro tipo de doença e voilá.... SII. O estado emocional, no meu caso, contribui muito para piorar a situação. De vez em quando lá vai um ansiolítico para acalmar, por vezes também tomo spasmomen e o aero-om 125 mg. A nível de alimentar também faço muitas restrições. Neste momento estou atravessar mais uma crise. Infelizmente é assim, dias melhores, dias piores.

    ResponderEliminar
  77. A minha experiência de vivência do SII, já dura desde do ano 2000 e após alguns anos de sofrimento, consegui controlar a doença, tendo presentemente uma boa qualidade de vida, como de tudo, nós é que somos médicos de nós próprios, pelo que numa primeira fase, deveremos evitar o que nos faz mal.
    O SII esta interligado com a Isofagite, para se controlar esta doença entre outros pode-se tomar Omeprazol 1 comp. diário e para SII deve-se tomar Debridat eu só tomo 1 comp. diário. É este o meu êxito.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  78. Olá Paula, sou a Ana tenho 22 anos e sigo o teu blog assiduamente pois também tenho SII e intolerância à lactose e ao ler os comentários de todas estas pessoas revejo-me e sei perfeitamente o que elas sentem e sofrem com este problema.

    Gostaria de perguntar à Paula ou a qualquer outra menina se conseguem tomar a pilula mesmo tendo SII pois tive de abandonar a toma deste medicamento (por iniciativa própria) já que sempre que a tomava tinha cólicas horríveis, diarreias e vómitos... desde que abandonei este medicamento melhorei bastante destes sintomas e as minhas crises tornaram-se mais espaçadas... sendo eu intolerante à lactose e não sendo uma intolerância muito elevada mesmo assim não me dou bem com a pilula e associo isso ao facto de ser um medicamento com muita lactose tal como a maioria dos medicamentos.

    Assim sendo, gostaria de saber se mais alguém teve este tipo de problema. Obrigada :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola ana,
      Eu de facto depois de ter a minha filha nunca mais voltei a tomar a pilula, ate porque tb associava muitas das minhas crises ao uso desta. E melhorei bastante, acho que hoje em dia, graças a deus existem muitas alternativas tao eficazes quanto a pilula e que sao muito menos chatas para nos que temos sii...

      Eliminar
    2. Olá!comecei a tomar a pilula aos 17 anos e e tudo corria bem, ate que me apereceu o SII.
      aos 23 anos decidi deixar de tomar, para ver como me sentia, pois comecei a sentir enjoos matinais...o facto é que qd deixei de tomar a pilula senti-me mto melhor!mas as dores da menstruação eram insopurtáveis!desde febre, a vomitos e diarreia!então fui à medica que me receitou uma pilula continua,que é fraquinha, ou seja, não sofro de enjoos e qd tenho o periodo tenho dores ligeiras que passam com um paracetamol.
      espero ter ajudado..

      Eliminar
    3. Olá meninas :) obrigada por me terem respondido, assim percebi que de facto não era sugestão minha e que a pilula me estava a fazer mal... vou falar à minha médica para ver o que ela me sugere é que sem a pilula a minha menstruação é bastante irregular :/ beijinho para as duas :)

      Eliminar
    4. Também identifico-me com esse problema. Que método contracetivo é q utiliza Paula?

      Eliminar
  79. Não consigo fazer nada sem estar cheirando a ***** e sem estar o tempo inteiro com vontade de ir no banheiro mesmo quando sinto que não tem mais nada. Fica todos os dias a guerra psicologica de " não vou aguentar mais" " tenho que aguentar" pensa é 24 hrs no meu caso sem descanso.

    ResponderEliminar
  80. Existe um remedio digedrat que tem a funcao de reguler os movimentos peristaltico do intestini.Se o intestini estiver acelerado ele retarda ,de tiver lento ele acelera alem disso tem um analgesico .

    ResponderEliminar
  81. Gostaria de saber se exercícios fisícos ajudam no controle dessa doença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola isso depende de pessoa para pessoa, pois o exercicio aqui tem que ser encarado como uma forma de equilibrar o sistema nervosa, acalmar e relaxar...~
      Se a voce o relaxar fazer boxe, ótimo, se o relaxar for na natação, maravilha...Voce tem que encontrar o desporto que o/a ajude a relaxar e a controlar os niveis de ansiedade...A mim numa fase inicial ajudou me imenso fazer natação e yoga. Atualmente ajuda me imenso a musculação e a natação continua como é obvio, a mim a água relaxa-me imenso e ajuda me esquecer a sindrome e os problemas do dia-a-dia...Mas como é obvio isso vai de pessoa para pessoa...

      Eliminar
  82. Olá, tenho 18 anos e ja fazem alguns meses que também descobri que sofro desse mal... a diarreia é frequente e os gases também, notei alguns sintomas a mais como a vontade frequente de urinar e dor torácica. Fiz exame de sangue e de sangue oculto nas vezes, nenhuma alteração... mas como sou hipocondríaca ainda tenho receio de ter algo mais grave, mesmo sem ter apresentado febre, anemia ou mesmo o sangue oculto nas fezes, mas esse blog ajudou eu me aliviar um pouco mais. Gostaria de saber se alguém também teve a vontade frequente de urinar e/ou a dor torácica pois esse mal até me faz perder o sono com tanta preocupação. Meu médico disse pra eu me controlar e tentar não ser tão ansiosa e deixar de imaginar que tenho algo mais grave, mas é dificil viu... estou fazendo tratamento com Azulfin, alguém já tomou
    Ficarei grata aos que responderem. Vida longa e saudavel a todos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vontade frequente de urinar é normal, existem muitas pessoas com sii, que acabam por ficar coma bexiga também em sindrome, ou seja a bexiga acaba por ficar tb muito sensivel...Se não existe dor ao urinar nem alterações na urina, deverá ser esse o caso da sua bexiga ter desenvolvido uma hipersensibilidade... Se as análises à urina dão normais, não tem razoes para se preocupar...Tente controlar a ansiedade e viva naturalmente, verá que com o tempo as coisas acalmam... Força*

      Eliminar
  83. POR PIOR QUE SEJA A PESSOA NINGUEM MERECE PASSAR POR ISSO..DESTRUINDO VIDAS E SONHOS...ESSA MERDA E TODA CAUSADA POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS QUE O SER HUMANO DEMONIADO FAZ PRA PREJUDICAR O PROXIMO..infelizmente essa merda é pior q o cancer ou a aids neles uma hora vc vai morrer e parar de sentir dor..infelizmente acabou emprego acabou vida social, acabou o simples prazer de comer uma pizza ou beber um guaraná..nunca vou me acostumar com a dor nao adianta fui normal ate os 25 anos..desculpem o desabafo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E terrivel msm fui normal ate os 25 anos depois veio a sii e de certa forma acabo com a minha vida penso 24 horas em mete uma bala na cabeça nao posso toma cerveja nao posso comer porra nehuma mesmo na dieta da gases os remedios sao o olho da cara fora a raiva de torcer pra nao te diarreia e muito revoltante isso e triste e nao e a facie me sinto meio morto

      Eliminar
  84. Prezados
    Gostaria que alguém relatasse exatamente o que se sente no início do aparecimento da SII.
    Fiz todos os exames, colonoscopia, cortei lactose mas sinto dores frequentes do lado esquerdo entre costelas, dói, mexe, radial para as costas, certamente uma irritação, posso estar sem dor, mas quando como ela aparece! Li vários relatos mas nada exatamente assim, ou me passei. Estou no terceiro médico. Existep um exame específico para detectar SII???. Aguardo retorno. Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sentia dores no lado esquerdo quando estava no pico da minha sidrome...É intestino demasiado irritado...
      Se os seus exames deram todos normais terá certamente a sii. Não existe nenhum exame especifico para detetar a sindrome pois tal como o nome indica sindrome é algo que não se conhece a causa da doença nem a cura...Passa por a pessoa descobrir o seu corpo e aprender a ouvir os sinais que lhe sao enviados. No caso dos exames serem todos com resultado normal, passa se para o diagnótico da sindrome, aí a pessoa deverá descobrir quais os alimentos a que é intolerante, normalmente os alimentos lacteos, ácidos, gorduras, fritos, picantes, e muito fibrosos( no caso da sindrome diarreica)...
      Deverá caso se dê mal com estes alimentos, elimina-los da sua alimentação até ter o controlo da sindrome, depois reintroduzi-los lentamente e em pequenas quantidades, para detetar a sua tolerancia ao alimento, e apenas intorduzir um alimento por semana na alimentação, para verificar se é intolerante ou não ao mesmo...Tal como se faz com os bebes quando iniciam a alimentação dos adultos. Depois também é muito importante aprender a controlar a ansiedade e os picos de stress, pois 90% das crises passam por problemas da ansiedade. Será positivos para si tomar suplemento de probióticos e carvão vegatal, sem lactose, pois essas dores nas contelas, a dor e o mexer, devem ser gases a viajar pelo corpo, pois não conseguem ser eliminados pelo organismo...
      espero ter ajudado.
      Abraço e muita força*

      Eliminar
  85. Olá meu nome é Denise e sofro de SII a 10 anos sofri muito até descobrir a doença , fiz inúmeros exames como sangue, intolerância a lactose, gluten, ,fezes, ,endoscopia digestiva, colonoscopia e inumeros especialistas firam consultados, e para piorar também sofro com a fibromialgia também a 10 anos o que faz piorar muito as crises, estou relatando minha experiência para que alguém me responda se nas crises tambem podemos ficar tontas, porque alem de dores abdominais, colicas do lado esquerdo do abdomem, , nauseas constantes, cheguei varias ezes acprivocar vomitos para melhoras o mal estar, o que tem mais mes me atormentado as tonturas constantes e a sensação de desmaios , chego a ter palpitações cardíaca por conta das crises alem de flatulência, mais não tenhodiarréia as fezes são muitas vezes normais, mais fico com muita flatulência, barulhos no intestino, muitas náuseas e o que me atormenta tonturas o que também esta me prejudicando no trabalho . alguém pode me ajudar ? Quem tem sii tambem sente tonturas e nauseas ? Estou muito preocupada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem pelo que descreve, pode ser a reação do seu organismo a alguma intolerancia alimentar, poderá estar a comer algum alimento que lhe provoque as nauseas e gases.Faça TTambémum diario alimentar para conseguir descobrir os alimentos que lhe provocam crises.
      Será muito positivo fazer suplemento com carvão vegetal ativado, sem lactose. Irá ajudar a eliminar os gases e acabar com essas dores... As tonturas também podem ser consequência da fibromialgia (reveja a medicação com o seu médico) e caso a medicção contenha lactose, faça probióticos para aumentar a resistencia do intestino.

      Eliminar
    2. O que é probioticos? Tomo amilitriplina e realmente contem lactose ! Este carvão ativado vende aonde?

      Eliminar
  86. Olá Paula, antes de mais gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente blog, pela visita que fiz por todas as suas secções percebo que tem ajudado muita gente com este problema e isso é e louvar. :)
    Bem, agora exponho o meu problema. Apesar de ainda não ter marcado uma consulta no médico para ter a certeza de que possuo SII, os sintomas que tenho sentido ultimamente identificam-se com os desta doença.
    Sempre tive problemas de obstipação, e, como descuidado que era só começava a tratar do assunto com dietas quando o problema se agravava. No entanto, o excessivo desconforto e flatulência só começou há alguns meses atrás. ENtão comecei a investigar sobre estes sintomas e tudo me leva a crer que seja mesmo SII.
    No entanto tenho algumas duvidas que talvez, se não você, alguém deste blog me possa ajudar com. (E desde já peço desculpa se algumas das respostas a estas questões já foram dadas aqui no blog, mas não devo ter visto :S)
    1- Após começar o tratamento (dieta+exercício físico+medicação para ansiedade), em quanto tempo mais ou menos se começarão a notar sinais de melhoria?
    2- Quando essa melhoria chega, todo o desconforto "vai embora"? Ou seja, voltamos a sentir-nos confortáveis como antes, ou vai haver sempre qualquer coisinha á dentro a "ameaçar-nos"?
    3- Desde criança que bebo muito leite e consumo muitos lactícinios, e nunca tive problemas com isso. Acha que devo cortar nos lacticínios agora, por forma a melhorar a minha dieta? Ou isso só se aplica a pessoas intolerantes á lactose?
    Posto isto, quero pedir desculpa pela parede de texto, mas são estas duvidas que me têm atormentado mais ultimamente. E também quero agradecer desde já, pois algumas das coisas que já li neste blog, sei que me irão ajudar.
    Obrigado e uma boa continuação para este blog. :)

    ResponderEliminar
  87. Gostaria de saber se os probioticos podem ajudar nas nauseas constantes, flatulência e dor abdominal da síndrome do intestino irritavel porque no meu caso estou em uma crise mais não tenho diarréia e nem constipação mais tenho muitas colicas no lado esquerdo na fossa iliaca esquerda e vivo nauseada ecminha barriga vai explodir de tantas gases , estou tento muito cuidado com a alimentação, gostaria de saber se os probioticos iram ajudar no meu caso que não estou nem com muita diarréia e nem constipação mais sofro com indigestão constantemente! !!! ME RESPONDE TAMBEM AONDE COMPRO ESTES PROBIOTICOS PORQUE TENHO INTOLERANCIA A LACTOSE! Me indique as marcas para eu comprar!

    ResponderEliminar
  88. Olá, bom dia!
    Descobri agora que tenho SII. Passei por vários médicos e fiz vários exames... tudo normal, exceto a intolerância à lactose. Tenho tomado Silif 50mg duas vezes ao dia e parece não ajudar muito. Meu médico diz que devo levar a vida mais naturalmente. Como se tenho fezes moles, às vezes diarréia e cólicas. Fiz um pedido de biobacil total pela internet, mas o carvão vegetal tem algum específico?
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa de tentar ajudar as pessoas que sofrem desse tormento...

    ResponderEliminar
  89. olá parabéns adorei o blog,não fiz exames para saber se sou portadora da sill mas a um ano fiz indo scopia e não deu nada graças a deus,gostaria de saber se azia tem alguma coisa a ver com a doença sinto dor do lado logo que acordo tipo como se tivesse ar e só é eliminado quando defeco ou arroto tenho desconforto abdominal e darei as esporádicas,alternadas com ressecamento e não consigo evacuar sinto que o reto está inchado e as fezes sempre poucas,sempre fico com a sensação de ter evacuado pouco e com vontade de defecar mais,obrigada e gostaria de uma resposta bjs e Deus abençoe

    ResponderEliminar
  90. NÕ ACEITO ESSA DOENÇA EM MINHA VIDA...E SEI QUE O SENHOR JESUS IRÁ ME CURAR.....SÓ ELE PODE

    ResponderEliminar
  91. Olá a todos,

    vim também deixar aqui o meu testemunho e agradecer este cantinho onde podemos desabafar e tirar dúvidas, relativamente a este problema tão incomodativo! o meu caso não é dos mais graves, mas ainda assim, não posso deixar de referir a incerteza no que diz respeito às minhas crises e aos alimentos que posso ou não consumir...porque nunca sei quais são! além disso, as minhas crises são muito incertas...podem durar 4 a 5 meses e depois vem uma pausa enorme em que nenhum alimento me faz mal e que pode durar 8 meses. até me esqueço e chego mesmo a pensar que já não tenho a doença! mas o problema acaba por voltar e os alimentos que consumi há uns meses atrás e me fizeram bem, numa crise posterior, podem fazer-me mal. nunca são os mesmos. enfim, não fico incapacitada a ponto de ter de não poder fazer a minha vida, mas ando sempre com o clássico desconforto/dor abdominal e gases e tenho de andar sempre atenta ao que como! que seca! beijinhos e mais uma vez, obrigada pelos testemunhos!

    ResponderEliminar
  92. Bom dia. Queria partilhar convosco o que se passa comigo! Nao sei o que tenho por isso peco o vosso conselho! Começou tudo a cerca de um ano! Os meus intestinos funcionaram sempre muito bem ate a um ano em que tudo mudou!! Comecei a ter muitos gases e cólicas por causa destes, barulhos horríveis que me fazem ter vergonha! Nada de diarreia ou obstipação porque ate vou diariamente ao WC! Recorria a dois gastro ambos me disseram k isto era do sistema nervoso e de comer muito rápido!não me mandaram fazer nenhum exame! Fiz analises e um teste de intolerância a lactose e estava tudo bem! Tenho periodos que me sinto bem mas depois tudo volta!! Mas agora voltou pior! Ando cheia de gases e cólicas fortes, os meia intestinos fazem barulhos terríveis, não aguento os gases o que causa muito desconforto no trabalho! Que se passa comigo?

    ResponderEliminar
  93. Tenho a 4 anos.
    Mais levo uma vida normal prático esporte, trabalho.
    Somente com dietas e sem remédios é a unica dieta que funciona para colite.
    meu Email: mastersondias@hotmail.com
    Facebook: www.facebook.com/masterson....
    Qualquer dúvida entra no meu face ou por e-mail
    Abraço fica com Deus.

    ResponderEliminar
  94. Meu caso é específico. Passei quase toda a vida com uma certa prisão de ventre. Qdo tive filho descobri que estava com hemorróidas mas o médico disse q operar só por questão de beleza (rs). Bem não operei e segui com a prisão de ventre que não me incomodava pq de 3 em 3 dias eu funcionava mesmo tendo aparecido veias estufadas. Fui a outro proctologista que sugeria a cirurgia mas resisti pq não via necessidade. Eu ficava com medo de ter algo mais sério. Bem, em 2007 resolvi fazer uma colonoscopia e descobri ser portadora de um polipo de 4 cm, o médico sugeriu cirurgia direto. Ele tinha certeza que eu tinha cancer. Operei, e ele em lugar de retirar 10/15 cm, retirou 40 cm. De volta da cirurgia ele me diz que não era cancer e sim 1 polipo. Foram 3 meses de recuperação e por ter apenas meio intestino eu passei a ter diarreias. O drama começa aí então em 2008. Era 3/ 4 ou até 5 diarreias por dia. Comia, ía ao banheiro. saía tudo. Ele dizia que com o tempo voltaria ao normal mas eu nunca voltei. Com o tempo, acabei por fazer uma hemorróida interna de tanto esforço. Eu sangrava bastante, no meu ponto de vista aquele sangue vivo era quase uma colher de sopa. Entrava em pânico e batia um medo horrivel pq ver sangue apavora mesmo, além disto eu sentia uma fraqueza no corpo, os braços bambos e a perna bamba. Mesmo assim viajei, tomava Digestat e não ía ao banheiro. o remédio segurava. Ao escolher um quarto de hotel a primeira coisa que olhava era o banheiro. Na volta fui ao medico e como faziam 3 anos da colonoscopia, ele pediu outra pra ver como estava e estava normal mas eu tinha uma hemorróida interna. Com o tempo, parecia que a pele descia mais e passei a ter uma xólica branda, sensação de incompletude e continuava indo ao banheiro. Chegava a sentir saudades da época em que tinha prisão de ventre. Bem, conversando com o médico ele descobriu a formula. CRURGIA DE HEMORRÓIDAS POR GRAMPEAMENTO. Topei fazer pq não dava pra ficar com cólicas, incompletude, necessidade urgente de ir ao banheiro "à prestação". Ía ao banheiro aos poucos pq a pele entupia a passagem. Operei a 1 ano e meses. Não resolveu..... os grampos do grampeamento fecharam um pouco a passagem. As fezes voltaram quase ao normal mas como a pele entupia eu tinha fezes fininhas. E estou assim. O anos quase uma couve flor, muito esforço pra defecar, as fezes começam a sair normal e parece que inha e a passagem diminui. Fui a outro médico e falei, eu acho que tbém tenho SII, apesar de ninguém ter diagnosticado. Fiz uma retrosigmoide e descobri que o sangue não sai mais pq a veia que alimentava a hemorróida foi seccionada. então estou com o reto inflamado (de ir ao banheiro), a parte acima tem os grampos intactos e a pele acima dos grampos esta acumulada fazendo com que eu defeque pastosamente mais fina. A SII que percebo ter faz com que inche qdo vou ao banheiro e depois que vou, continuo com sensação de incompletude muito ruim mesmo. vou em média 3 vezs por dia ao banheiro que no fundo, no fundo valeriam como uma vez normal caso eu não sentisse essa incompletude, tenho gases em excesso e no fim fico com a beira do anus ardendo. Farei nova cirurgia pq creio que não há passagem mesmo e sinto muita dor no anus. Completo por dizer que sou ansiosa, tensa e com pavor de doença e sempre fui assim. A sorte é que sou corajosa. Escrevi este depoimento pra que vcs criem coragem pq sem coragem a gente acaba por se trancar em casa.
    Em tempo, qquer comida pode me provocar isto. Outra coisa é que a noite ( FELIZMENTE). qdo vou dormir, não tenho nada, o problema é de 10 da manha até 10 da noite. As vzs nem quero comer pq comer simboliza ir ao banheiro.

    ResponderEliminar
  95. Descobri a um mês, mais é horrível o que tenho passado um jovem ativo que gostava de sair para se divertir , Agora estou parecendo um velho de 70 anos com uma caixa cheia de remédios,É um desanimador não consigo mais trabalhar por que a diarreia não passa e as dores são insuportáveis e seguidos de tonturas, se eu tomar café volta tudo novamente com mias intensidade, então agora deixei o café de mão, e estou descobrindo dia a dia o que eu posso comer, mais sempre com certo receio de me fazer mal, sei que com tempo vou me acostumar mais nele início, eu prefiro sair o meu emprego, Inclusive trabalho com combustível que está priorando minha Sindrome.

    ResponderEliminar
  96. Olá me chamo Adriana, tenho 30 anos e há alguns meses tenho sofrido horrores.
    Tive uma crise feia de vomito, e depois disso desandou tudo. Sinto enjoo constante, e qdo o enjoo fica muito forte meu intestino solta de imediato. Ja fui ao gastro, fiz endoscopia, mas deu gastrite leve. Tomei vários remédios e nada adianta. Tomo Meclin para enjoo que alivia um pouco. Nem tenho jantado mais pois não faz digestão, ai fico enjoada com calafrios e as vezes diarreia.
    A duas semanas passei em outro gastro q disse q pode ser intestino ou psicológico. Passou exames e remédios, mandou eu tomar rivotril para ansiedade, pois sou muito ansiosa e estressada. Preciso colher 3 amostras de fezes, mas tenho intestino preso. Agora o mais estranho é que de uma seman par ca venho sentindo colicas intestinais, um mal estar, as vezes evacuo, mas nem sempre. Não tinha sentido isso antes.
    Ele tbm me passou um exame pra ver se em sangue oculto nas fezes. Ainda vou fazer esses exames, pois estou sem convenio medico.
    Se alguem puder me ajudar agradeço.

    ResponderEliminar
  97. olá boa tarde , eu sofro de um problema que é , minhas fezes nunca mais foram duras , sempre pastosa e as vezes liquidas.
    de manhã no autocarro quando eu sento-me é um grande desconforto na bunda . , pareço que vou fazer coco nas cuecas. sempre aquela sensação de ter fezes na bunda. e também costumo a suar na bunda , ja não consigo ir para a escola , diarreia com frequençia de manhã. ja não sei o que mais fazer ajuda por favor. tenho 16 anos.
    estou com isso há 5 meses.

    não tenho gazes
    não dores abdominais
    só essa enorme desconforto no rabo ou nos intestinos

    ResponderEliminar
  98. meu nome é anna tenho 35 anos e já faz uns dez anos que tenho esta terrível doença que me destrói a cada dia. já não sei mas o que fazer, quando tenho que sair para resolver algo simplesmente não me alimento tenho medo de tudo que vou comer. sempre penso que aquela comida vai me fazer mal. não tenho mas vida social e já perdi vários empregos por conta desta doença, hoje estou desempregada e fico pensando quando eu conseguir um emprego como vai ser para sair de casa todos os dias com esta diarreia que é constante. já entrei em depressão já fui alvo de deboches de pessoas que não entende o que é esta doença que devastou comigo. muitas vezes paro e penso que não sou alegada tenho dois pés, dois braços mas me sinto alegada. já pensei até em suicídio pois não sei mas o que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu entendo tenho um tipo de doença que nem vc toda hora querer ir no banheiro jaja quero me matar mesmo pois n aguento mais isso to a 3 anos assim

      Eliminar
    2. Tome Lonium-brometo de otilonio 40 mg

      Eliminar
  99. Olá meu nome é Elisângela, tenho 34 anos, sou estudande de Enfermagem, trabalho como Agente de Saúde, e tenho passado maus bocados, descobri a 4 anos que tenho a doença Lúpus (discoide), tomei fortes doses de corticoides durante 2 anos e meio até me estabelecer num bom Reumatologista que me acopanhasse e começasse a medicação Cloroquina que será para sempre, também tenho hipotireiodismo e medicação diária e constante, comecei a sentir fortes dores na barriga do lado esquerdo, fiz várias ultra do abdomê total, fui várias vezes ao ginecologista pensando ser um problema de útero ou coisa parecida,sentia dores terríveis,abdômen inchado,dificuldade de ir ao banheiro, até que resolvi procurar um gastroenterologista que de cara ao contar meu sintomas e me examinar disse o que tinha, SII, explicou o que essa síndrome causa, me aconselhou a evitar a ingestão de diversos alimentos e bebidad, me receitou medicamentos e pediu q retornasse após 3 meses, nossa os remédios me fizeram bem durante um tempo, mais depois as dores voltaram, porque não segui a dieta e sou muito estressada e ansiosa,a ansiedade é muito prejudicial, e nem voltei apos 3 meses, após 1 ano voltei por ter sofrido uma crise de fecaloma, ela me alertou sobre a importância do acompanhamento, de tomar as medições, e de evitar os alimentos prejudicias,pediu-me uma colonoscopia que não fiz até hoje,parei is remédios, e faz mais de um ano que não vou ao médico,voltei a sentir muitas dores na barriga que irradiam até as costas, tenho diarreia, fora todos as outras coisas que sinto devido a outras doenças que tenho, sou uma pct rebelde, sei que estou extremamente errada, ainda mais por ser estudante da área de saúde,mais estou cansada e desanimada,não aguento mais sentir dores e ter problemas que não tem cura, meu corpo está cansado, estou tão saturada que não tenho ânimo para trabalhar e ando faltando muito a Faculdade.Muito obrigada pelo espaço em poder desabafar e compartilhar minhas dores, angustias e aflições, pois todos acham que sou hipocondríaca, me apelidam de Zé Miningite, pois acham que gosto de ser doente,de falar que sinto algo, não entendem que é verdade, e só falando com quem sofre na pele para ser compreendida.Um beijo a todos amigos que partilham dos mesmos problemas.
    Ass:Elisângela Albuquerque.

    ResponderEliminar
  100. oi meu nome e ricardo queria falar que a 3 anos sinto sei la oq umas dores que toda hora quero ir no banheiro n sei oq e se alguem puder me achudar por favor n agunto mais isso

    ResponderEliminar
  101. Olá, durante muitos anos (mais de 10) tive este problema, mas há 2 anos atrás decidi que algo tinha que mudar. Comecei a fazer treino com pesos (halterofilia) e comecei a sentir melhorias derivadas de começar a sentir-me melhor comigo mesmo e mais seguro. Mesmo assim não foi suficiente e então fiz também PNL (programação neuro-linguística) e ajudou imenso. Neste momento tenho andado a fazer hipnoterapia regressiva e posso dizer que é raro ter problemas, mas confesso que ainda não estou a 100%, mas diria, 95%. :)
    Espero que este relato ajude alguém.

    ResponderEliminar
  102. Olá a todos, antes demais obrigado por criar esse espaço. Tenho SII faz 6 dias. Sofri muito esses dias, meu deus. Meu medico por acaso também teve a doença o que ajudou no diagnóstico e no controle da dor. O que o médico aconselhou logo e que estou fazendo foi comer apenas sopa bem líquida, com legumes verdes, excepto repolho, e batata, chá, água,peixe branco cozido, ou frango é peru cozido bem coladinho. Fruta, comer pouco e mastigar muito bem. Posso dizer que hoje após seguir a dieta acordei sem dor. Ele me pediu para fazer isso até 1 mês, atltura em que me dará mais receitas alimentos e suplementod. Espero que essa dieta me tire essas dores. Médico falou, se quer parar com essas dores diga a dieta a rigor, caso contrário é garantido voltarem as dores. Desejo a todos melhoras e deixo umas palavras de meu médico que me ajudaram muito. Ele disse: isso é um aviso de seu corpo sobre uma má alimentação e um estilo de vida agressivo que vc tem tido (nervosismo, anciedade, ma alimentação), pode ser difícil os primeiros tempos mas com uma dieta rigorosa não só ficará bom como terá uma alimentação saudável e rica, e. Que mais vc precisa para uma vida saudável e rica. Essa doença acabará no futuro sendo uma amiga que deus te enviou, lembre que todas as outras comidas tem nelas algum tipo de veneno. Me estao ajudando a aceitar tudo a a mudar com muita vontade essas palavras do médico também portador da doença. Abraço caloroso e muita tranquilidade para vossas vidas.

    ResponderEliminar
  103. Olá,
    Tenho 17 anos e há um ano e meio descobri ter SII. Tudo começou quando fiquei seis meses fora e me alimentei basicamente de alimentos com gluten (massas). Passados esses seis meses comecei a sentir gases, mas nao levei a serio. Com o tempo o problema só piorou. Constipaçao intercalada com diarreia.. Gases o tempo todo. Sei que fui em 6 gastros e nada (até no melhor do Brasil). Tentei tomar 3 tipos de remédio e também nada mudou. Ate que achei um medico que mandou eu midar radicalmente minha alimentaçao. Hoje tenho uma alimentaçao totalmente livre de gluten e quase nunca como lactose. Não bebo nada com gás, alcool e eliminei todos os tipos de cafeína. Depois de um ano tudo começou a melhorar. Porém, essa semana, parece que tudo voltou. Não mudei minha alimentaçao, nada!! E tudo esta pessimo como ano passado. Não tenho mais coragem de voltar para a escola e não sei o que fazer, só tenho vontade de chorar porque morro de vergonha.

    ResponderEliminar
  104. Estou aos prantos a dor não me abandona a cabeça dando voltas esta é minha historia
    em 2001 fui diagnosticada co um câncer de Rim ,operei e graças a Deus fiquei curada nesta época eu morava no Porto e tudo foi feito em 3 meses desde a descoberta da doença ate a cirurgia .hoje morando novamente no Brasil estou esperando uma consulta com o Gastro desde janeiro e ela so vai acontecer no dia 3 de julho enquanto isto eu tenho dores do lado esquerdo enjoos e intestino constantemente preso ,eu sempre dizia que tinha síndrome de cabrito,não sei o que posso ou não comer e
    nem o que tenho
    apenas sei que ando muito nervosa

    ResponderEliminar
  105. Alguém que viva em gaia/porto sofre do SCI???? Chamo-me Marta, sou de gaia e soube à pouco que tenho a doença!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou de Gaia sou de Braga e vivo todos dias com a sombra da sii, hoje em dia controlada.... é possível, demora mas é possivel

      Eliminar
  106. ola gostei mtt do seu blog ,tenho 14 anos ,a quase um mes estou sentido mtss barulhos em minha barriga ,frequentemente a noite ,as vezes ate se eu colocar a mao na barriga sinto como se fosse vibraçoes ,sinto mal estar ,e dores abdomnais as vezes ,fiz uma endoscopia e tenho refluxo e gastrite ,a minha medica me disse q tenho mtt gases ,mas estou ficando preocupada ,esses barulhos sao frequentes ,sera q eu possso estar com SII ,,tbm sou mtttttttttttttttttttttttttttttttttttt ansiosa ,me ajudem ,obrigada

    ResponderEliminar
  107. Ooi ontem acordei com mt cólica , fui ao banheiro e uma sensação de desmaio e ânsia de vomito horríveis, dps que evacuei passou e só hj ao acordar novamente senti td de novo. Muitos gases, cólica, diarréia, sensação de desmaio e ânsia de vomito.. Sera que é essa síndrome?? Obbg

    ResponderEliminar
  108. Ola chamo-me Tiago Dias tenho 26 anos e sofre do SII à cerca de 6/7 anos. Já fiz vários exames desde colonoscopia, ecografia, analises sangue e fezes, .... sou seguido no Hospital Santo António - Porto. Ja fui varios médicos para ver , varias medicações e resulta 2 semanas, depois pumba ataca em força. O unico comprimido que vaime aguentando é o Buscopan nas crises.
    Não sei como é no vosso caso mas no meu doime barriga todos dias, vou 2/3x wc, como comida saudavel, já fiz muitas dietas. Quando tenho as crises mais fortes é dores de barriga insuportaveis, perco a cabeça, sofro muito com isto, vairas vezes wc até ser diarreia e tenho e usar uma botija quente para ajudar. Depois toda agente à minha volta fica desesperado como eu. Alguém tem alguma solução melhor? Como se sentem voçês, quais vossas soluções?

    Obrigado e as melhoras a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago, tens que fazer uma lista de tudo k comes e a que horas, descreve tb as idas WC, e teu estado espírito no momento, para começares identificar os alimentos k és intolerante, podes ter uma alimentação saudável mas estares comer alimentos k teu intestino rejeita.eu por exemplo não podia comer tomate, beringela, k tb são alimentos saudáveis. ..depois de os identificares eliminas durante uns tempos 1 ano por exemplo e vês se vais tendo melhoras, tb deves controlar ansiedade, pede médico ansioso tio se necessário, eu fiz durante 1 ano ajudou imenso e não vicia, fiz alprazolam. ..É possível controlar a si e ter qualidade de vida, acredita. Há evita leite derivados e comidas processada.

      Eliminar
  109. Olá!! Tenho 25 anos e a 2 anos descobri que tenho SII. No meu caso começou aos poucos até a grande crise se manifestar em 2012, onde eu sentia muitas dores, e ânsias de vômito, era praticamente impossível sair de casa, pois o banheiro se tornou meu melhor amigo, depois de uns 2 meses tive uma melhora considerável quando passei a tomar AMITRIL, ALPRAZOLAM e um remédio para controlar as contrações do intestino e hoje em dia convivo com o problema de uma forma contante onde tenho momentos ruins e bons, dias ruins e bons.. Sinto um desconforto quase que diário na barriga, mas o mais difícil é lidar com o medo da próxima crise, perdi muito em qualidade de vida, pois estou sempre preocupada se vou aguentar ficar muito tempo dentro de um carro sem me sentir mal, se onde estou tem banheiros por perto, não consigo mais andar de ônibus e só gosto de estar perto de pessoas que me sinto a vontade e compreendem o meu problema, com isso acabo me bloqueado pra novas pessoas, novos empregos, novas oportunidades por medo do constrangimento que a SII me traz. Outro ponto é como as pessoas ao nosso redor encaram o problema, muitos ficam a dizer que é frescura, que é preciso ter auto controle, mas na verdade é algo que n temos controle algum.. Mesmo assim tento não parar minha vida por completo, continuo a trabalhar embora muitas vezes o corpo esteja sem condições, continuo a fazer atividades e aproveitando os dias bons e conto com um marido maravilhoso que me apoia e ta sempre disposto a correr comigo o risco da próxima crise, mas queria muito que essa SII sumisse de vez e eu pudesse voltar a andar de ônibus tranquilamente, viajar sem medo, comer as coisas que tenho vontade sem passar mal e sentir dor.. Abraço a todos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima de tudo tens que te conhecer, e aprender a relaxar para controlar a doença... Eu só consegui controlar depois de dominar ansiedade e eliminar todos alimentos aos quais era intolerante durante um tempo, hoje em dia já como de tudo um pouco e vivo bem...

      Eliminar
  110. nho a dizer que Lonium-brometo de otilonio é eficaz, é um novo medicamento que funciona muito bem pra mim.

    ResponderEliminar
  111. Soares, Eu tenho a SII há mais de 30 anos e no inicio ficava fazendo colonoscopia de 2 em 2 anos a pedido médico , mas só fiz isto 3 vezes pois não apresentava nada anormal no exame e era um sofrimento inutil fazer, atualmente conheço o que me ofende e não como mais, porem o pior são medicamentos que sempre me deram crises pior que os alimentos que não posso comer, se estiver gripado e com febre não posso tomar nada pois todo medicamento antigripal me dá diarreia e qualquer antialergico tambem e todo comprimido de vitaminas tambem ,alguem tem Sii assim ? as vezes passo uns 2 meses podendo comer e tomar qualquer coisa e não faz mal nenhum, esta doença é totalmente estranha não segue nenhum padrão e às vezes o que causava diarreia antes passa a causar constipação kkkkkk

    ResponderEliminar
  112. Olá,

    me chamo Camila e tenho 20 anos. Há 6 meses tenho dores abdominais constantes e diarreia diariamente por conta de algum alimento ou até quando caminho rápido demais. Fico nervosa se estou em algum lugar e não tem banheiro por perto pois quando sinto dor preciso correr.
    Já fiz diversos exames, os quais sempre foram negativos para tudo, incluindo intolerância a lactose e ao glutén (por mais que não ingerir o glutén me deixe um pouco melhor). A um mês atrás fiz uma endoscopia e foi diagnosticado gastrite crônica, porém o médico me falou que diarreia não é um sintoma de tal doença. Comecei o tratamento para gastrite mas até agora não tive melhora.

    Será que existe a possibilidade de ser SII? Os sintomas são realmente parecidos com os da gastrite?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  113. Também em 2009 fui diagnosticado com a tal sindrome, hoje em 2017 voltou oa incomodos e terei que retornar ao médico

    ResponderEliminar
  114. Estou vendo aqui e observei que nao ha comentários recentes aqui. Gostaria de saber como estao! Tem 3 meses q estou com sintomas e fui ao medico e após exames sem alterações ficou constatado a SII. Estou mto chateada, pois msm tomando remedios nao me sinto muito bem. As vezes passo alguns dias mais ou menos, depois piora. Tenho gases e tbm diarreias. Minha vida nao é mais a mesma. As vezes tenho a sensação q isso nao vai passar. Perdi a graça de tudo, passeios, sair pra comer fora. Nada mais eu qro.

    ResponderEliminar
  115. Me chamo Maria, tenho 35 anos e há uns 5 anos sofro da SII. Há 2 anos dps de inúmeras endoscopia e por ultimo uma colonoscopia tive o diagnóstico de SII.
    Estou há quase 3 meses numa crise diária. Quase não sinto dores, mas o desconforto, idas ao banheiro...são frequentes no dia-a-dia. Sair para trabalhar tem sido um verdadeiro tormento, percebo que essa crise já está afetando o meu psicológico (tenho tido crises de choro).
    Recentemente procurei um iridólogo que mudou a minha alimentação, passou alguns elixes naturais e cápsulas de carvão que diminuíram muito os gases.
    De fato é muito difícil conviver com essa síndrome. O medo de precisar ir ao banheiro...andar de ônibus... Só muita Fé em Deus para continuar na luta.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...