sexta-feira, 9 de março de 2012

Iogurtes Mimosa Sem Lactose

É a segunda vez que faço a experiência com os iogurtes Mimosa sem lactose, e confesso que a mim não me fazem nada bem...
Na descrição dos iogurtes eles referem que os mesmos têm quantidade inferior a 0.05% de lactose, ok, até aqui tudo bem, mas ao que parece eles processaram a lactose e transformaram-na em galactose e glicose para facilitar a digestão...
Acontece é que considero que contém mais lactose do que eles publicitam...
Já havia enviado um e-mail à mimosa argumentando as minhas reacções relativamente à ingestão destes iogurtes (flatulência, cólicas, e se consumisse os iogurtes em dias seguidos começava a ter os sintomas das diarreias), no entanto, a resposta que me deram foi exactamente a mesma que vem nos iogurtes...Enfim...

Mas não é que numa das minhas pesquisas na internet descobri um artigo da DECO que passo a transcrever:

"
A principal alegação do Mimosa Bem Especial Sem Lactose é verdadeira: não contém lactose. Já o seu equivalente com esta substância, também testado na versão com sabor a morango, contém 4,5 gramas por 100 gramas. Ou seja, cada iogurte de 125 gramas possui 5,6 gramas de lactose. Mas para saborear este novo iogurte terá de pagar, em média, por unidade, mais do dobro face ao tradicional: 51 contra 23 cêntimos, respectivamente.
O grau de tolerância à lactose é variável. A maioria dos indivíduos diagnosticados com intolerância à lactose ou que a digerem mal conseguem tolerar 12 gramas, com poucos ou nenhuns sintomas, refere a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), num parecer de Setembro último. Por isso, não necessitam deste tipo de produto. Seria importante especificar a população-alvo. A menção “adequado a todos os intolerantes à lactose: crianças, adolescentes e adultos, independentemente do seu grau de tolerância” é demasiado abrangente. (...)
Os iogurtes digerem-se facilmente. Por isso, o argumento elimina o risco de má digestão”, em destaque na embalagem, só é aplicável para quem tem uma tolerância muito baixa.
Em geral, os iogurtes são uma fonte natural de proteínas, cálcio e fósforo. Não é uma mais-valia deste produto, ao contrário do que o consumidor possa interpretar pelo destaque dado a esta alegação na parte frontal do rótulo."
in:http://www.deco.proteste.pt/alimentos/iogurte-mimosa-sem-lactose-so-para-uma-minoria-s627501.htm

Agora tirem as vossas próprias conclusões. Eu já tirei as minhas...


2 comentários:

  1. Eu costumo cosumir e não tenho reação nenhuma. Acho que depende mesmo do grau de intolerância e eles deveriam deixar isso especificado na embalagem.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou totalmente intolerante à lactose e como tal recorro a estes iogurtes, o que até agora não tem constituido problema algum. O que a DECO diz é que os iogurtes em geral tem uma concentração de lactose muito baixa e que tendo em conta o preço dos iogurtes Sem Lactose da Mimosa ou outra marca, se a pessoa tiver alguma tolerância à lactose poderá comer dos outros sem ter consequências de maior, sendo que a carteira fica mais aliviada. No meu caso, os outros estão fora de questão, pelo que recorro aos da Mimosa ou da Nutrégi (marca portuguesa) que se encontram à venda nos supermercados JUMBO ou Intermarché.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...