Sobre mim

Possuo a síndrome do cólon irritável diagnosticada à cerca de um ano (desde 2008) . Andei aproximadamente três anos com os sintomas sem saber o que tinha, nas crises mais crónicas ia ao médico e tomava antibióticos como se tivesse tido alguma intoxicação alimentar...
Quando fui ao gastro fiz dezenas de exames, desde colonoscopia até exames sanguíneos, que deram como resultado tudo normal, à excepção da prova de intolerância à lactose.
Hoje em dia, aprendi a viver com esta doença funcional, não como nenhum alimento que contenha lactose pois sou totalmente intolerante à lactose, não possuo nem sequer uma pequena margem de tolerância.
Tomo medicação para controlar os movimentos intestinais, existem alimentos que só ingiro de vez em quando e alimentos que tive que riscar da minha alimentação.
Saibam mais neste blogue nas etiquetas "O meu caso", onde descrevo todas as minhas "aventuras" desde que descobri o cólon irritável.
Criei este blogue para dar a conhecer esta doença funcional, encontrar pessoas que partilhem do mesmo problema, partilhar experiências, e quem sabe uma estagnação da doença...

Aproveitem e partilhem as vossas experiências.

---------------------- DEZEMBRO DE 2011-------------------
Neste momento já passaram aproximadamente 2 anos desde a criação do Blogue, pelo que resolvi postar esta mensagem de esperança para todos. Esperança porque é possível encontrar o equilíbrio, com algum rigor alimentar e equilíbrio físico e psicológico tudo é possível.
Neste momento não tomo qualquer medicação, continuo com os cuidados alimentares e de tempos em tempos já me permito comer alguns alimentos que inicialmente me eram proibidos (mas claro sem exageros)...Tento levar uma vida pouco stressante e relaxada porque a ansiedade é principal activador dos sintomas da SII... Claro que por vezes lá tenho uma ida ou outra repentina ao Wc, mas nada que se compare com as crises iniciais, e só acontecem por dois motivos ou porque fico ansiosa ou porque comi mais do que devia daquele alimento pouco permitido...
Portanto meus amigos, com força de vontade tudo é possível...Nunca desistam.


34 comentários:

  1. E muito dificil de coviver com SII tenho a tres anos no começo era muito dificil pois não sabia o meu diagnostico hj controlo a doença com dieta sem gorduras e glutém estou melhor mas não é fácil só quem tem este problema sabe como é acabamos tendo algumas limitações que as vezes outras pessoas não entendem pois é dificil conhecer alguém com intestino irritado

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o que diz, é muito complicado aprender a viver com a sii, mas depois de aprendermos a lidar com a doença,aprendemos a ensinar os nossos amigos que têm que ter alguma paciência connosco pois o nosso organismo nao funciona como o deles...Com o tempo toda a gente acaba por entender e aceitar a sii. Força e boa sorte nesta luta que é para toda a vida...

    ResponderEliminar
  3. Olá. Estou conhecendo seu blog hoje. Descobri essa doença há mais ou menos 1 ano. Estou meio que escrava de remédios ainda. Não encontrei o balanço perfeito para não ter mais crises.
    Inclusive estou no meio de uma, que começou ontem. A crise mais feia veio em Novembro de 2011, por 1 semana, eu quase desidratei completamente. A diarréia é algo que não se corta, é complicado. Preciso fazer alguma coisa para melhorar de vez. Ir a um Nutricionista acredito que vá ajudar a balancear o que posso ou não comer. Além dos remédios de sempre: Duspatalin,fórmula para intolerância à lactose, que também tenho. Enfim, realmente. Num dia você pode comer uma pizza (sem queijo algum claro), no outro você está à base de soro, até regular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, antes de mais obrigada pelo teu testemunho.
      É Realmente a sindrome é dificil de controlar mas é possível...
      Considero que um nutricionista até te pode ajudar mas parte principalmente de ti saberes, ou aprenderes a saber quais os alimentos que te fazem mal (aconselho te a fazer um diário alimentar, e verificares quando surgem as crises)...
      A medicação eu também fiz durante algum tempo, ajuda bastante.
      Hoje em dia já existe queijo sem lactose pelo que quando te der aquela vontade de comer pizza sempre podes fazer como eu e fazeres a tua pizza em casa...Ficam deliciosas...
      Força e nao desistas de controlar a sii.
      Vai partilhando connosco as tuas conquistas.

      Eliminar
  4. Olá, descobri a SII e a intolerancia há uma ano, e demorei para descobrir, porque minhas dores eram confundidas com problema uterino. A minha SII causa constipação e não diarréia, mas igualmente ruim e desconfortante por causa do abdomen inchado, gases e cólicas terríveis. Já cortei muitas coisas de minha dieta (feijão, brócolis, repolho, refrigerante, vinho, sucos ácidos, frutas åcidas, bebidas alcóolicas, café, leite e seus derivados, doces, enfim tudo que fermenta, mas ainda assim tenho crises de dor e inchaço abdominal. Também já fiz uso de vários medicamentos: Pinavério, Tegaserode, fórmula, tudo receitado pelo médico, mas nada adiantou, agora estou utilizando Muvinor e Lonium 40mg, e dieta super restritiva. Queria saber dos colegas aqui se há algum outro tratamento melhor e mais eficiente.
    Vamos trocando experiências para vencer este problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Bem parece que a tua sindrome é daquela bem chata e dificil de se encontrar um equilibrio...
      Uma sugestão da minha parte, experimenta tomar próbióticos (tenho alguns post's sobre isso), ajudam bastante a equilibrar o intestino, e pode ser isso que te falta para alcançar o equilibrio(o intestino pode estar carente dos bichinhos que ajudam o intestino a funcionar bem)...Experimenta e depois diz os teus resultados...
      Beijinhos*

      Eliminar
    2. jAH FEZ O TESTE DE INTOLERANCIA A LACTOSE?

      Eliminar
    3. Ola, Sim já fiz a prova da tolerÂncia à lactose e resultado foi que sou mesmo intolerante à lactose...

      Eliminar
  5. olá a todos:
    eu ja ando as voltas com esta treta de doença do colon há 13 anos, ja tomei duas tretas de comprimidos e nada, so os imodiuns é k vao segurando, problema é k o figado, baço, etc estao dando sinal de tanto imodium, agora me receitaram duspatal e vou iniciar tratamento, n sei como vou controlar outras coisas, tipo as idas há sanita pois sou deficiente motor.Mas nada k eu n contorne.
    Bj e abç
    Viriato Percina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Viriato,
      Obrigada por teres partilhado connosco a tua vida com a sii...
      Como compreendo toda essa revolta ao redor da sii, é muito complicado.
      Eu também fiz tratamento com o duspatal retard, mas também tomei ansiólitico alprazolam 0,25mg para controlar ansiedade e o buscopan em s.o.s nos dias que tivesse cólicas...
      Bem, Viriato só te posso dizer que para alcançares o controlo da sii, terás mesmo que aceitar viver com ela, controlares a ansiedade e alimentação e fazer a medicação direitinho...Ha e toma probióticos porque vao ajudar imenso a controlar o intestino...
      Força e vai dando noticias*

      Eliminar
    2. olá Paula
      obrg por tuas dicas, mas k probioticoas tomas e para k?
      obrg
      bjinho
      Viriato Percina

      Eliminar
    3. Olá Viriato,
      Tenho um post ou dois que falo dos probióticos que consumo.
      Eu tomo o Protexin Protect da nutrifarma (encontras em ervanárias);mas apesar de considerar o melhor entre os melhores probióticos que já tomei, este é difícil de encontrar, depende das zonas do país onde te encontras.
      Podes experimentar os probióticos da SOLGAR,ou os outros dois que postei na página do facebook, que não me recordo do nome... Também tomo as cápsulas de carvão vegetal para ajudar a controlar as diarreias e flatulência...Ajuda imenso, claro em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada.

      Eliminar
    4. olá Paula

      neste momento vivo em ovar, e ando a tentar minimizar esta chatice de sindrome ando mt por fora e n é facil.
      podemos falar pelo face em mens. privada?
      bjinho
      Viriato

      Eliminar
    5. Olá, sempre que precisar de ajuda deixe mensagem na página do facebook, que certamente responderei...Cumprimentos.

      Eliminar
  6. Bom dia! Qual o link da página do facebook?
    Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tens no canto superior direito o local onde deves clicar para nos seguires no facebook, basta clicares lá que depois já tens acesso no teu facebook.
      Beijo

      Eliminar
  7. olá,
    Estou conhecendo seu blog agora;na apresentação vc fala sobre medicamento para movimentação intestinal.Qual medicamento vc tomou?Sofro muito com gases...vivo eternamente inchada.
    Parabéns pelo blog, gostei muito!!
    Cristianne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá eu tomei do duspatal retard, mas com orientação médica.
      Vocês e sofre de gases experimente tomar o carvão vegetal composto sem lactose, é ótimo e ajuda imenso.

      Eliminar
  8. Ola Paula!
    Seu blog é um achado pra mim, comecei a segui-lo agora e quero ler todos os posts. Descobri a SII a poucos meses, mas ja vinha sentindo os sintomas a cerca de ano. Mas não cheguei a fazer nenhum tratamento, pois descobri estar grávida, junto com a descoberta da doença. Meu médico me aconselhou apenas a ter cuidado com a alimentação e evitar a ansiedade até o bb nascer, pois só depois disso que poderei começar o tratamento. Meus sintomas principais tem sido nauseas, dor abdominal, muito gases,indisposição e hora tenho diarréia, hora intestino preso. Fico bastante preocupada, pois qdo sinto dor, fico em dúvida se é devido a gravidez ou a SII.
    Vi que vc esteve grávida e seus sintomas diminuiram, que bom né. Tô te seguindo, quero ver se aprendo um pouco com a sua experiência e de outras pessoas.
    Abraços!!! Excelente iniciativa sua a criação desse blog. Parabens!!!

    ResponderEliminar
  9. Já desesperei por causa da SII, inclusivé chegou a desencadear uma anorexia. Andei por tempos bastante depressiva e isolada. Comecei por um clínico geral e depois avancei para um gastro. Tomei Librax, Duspatal, Spasmomen, Pankreoflat, Unidesil, entre outros. Durante uns tempos, enquanto tomava antidepressivos, o meu intestino não deu problemas, mas não iria continuar a tomar para toda a vida. Quando deixei de os tomar todos os sintomas voltaram. Pesquisei diversos sites e blogues sobre esta doença, até encontrar no seu algumas dicas de alimentação e o artigo do uso de probióticos.
    Tenho uma alimentação restrita não consumo glutén ou lactose, não bebo café, não como citrinos, não bebo refrigerantes, não como fritos nem alimentos muito gordurosos. Os meus sintomas quase desapareceram com esta ALIMENTAÇÃO, com PROBIÓTICOS e LIBRAX.
    Quero deixar uma mensagem aqui para todas as pessoas que lidam com isto diariamente: é possível controlar a SII. Explicar às pessoas que tem problemas a nível digestivo sem vergonha, ajuda a sentir-mo-nos muito melhor e mais à vontade. Uma alimentação cuidada é ESSENCIAL, e não vejam isso como um massacre, em primeiro lugar está o nosso bem-estar, e se nos sentirmos bem todos os alimentos que não consumimos deixam de fazer falta. Os próbioticos ajudam MUITO. E quanto à medicação varia de pessoa para pessoa e acredito que conseguiremos uma vida sem a preocupação da medicação.
    OBRIGADA POR ESTE BLOGUE E NÃO PERCAM A ESPERANÇA.

    De alguém que já esteve no fundo do poço e alcançou um ponto de equilíbrio.

    ResponderEliminar
  10. Antes de mais obrigada a todos por falarem da SII, que ainda é muito desconhecida a meu ver. Descobri á poucos dias que sofro de síndrome do colon irritável ( tenho uma colonoscopia para a semana e só depois disso poderei fazer os testes relativos á intolerância). Queria partilhar com vocês que as últimas duas semanas foram as piores que já vivi até hoje. Penso que já lido com este problema á uns anos sem o saber mas nunca tive assim uma crise. Dores horríveis causadas pela distensão abdominal (digamos que tenho barriga de grávida) e flatulência. Tenho tentado uma dieta mas confesso que não sei exatamente o que posso ou não comer, por isso cortei com o leite e derivados, café, chá preto, gorduras e citrinos. Ontem fui mais uma vez ao médico, receitou brometo de pinavério. Gostaria de saber a composição dos medicamentos que tomam e que surtem melhoras e também se existem probióticos á venda nos hipermercados e de que tipo.

    ResponderEliminar
  11. Tenho SII a 9 anos, mas so foi diagnosticada á 6 meses, junta a uma intolerancia a lactose 100%, mas como é dificil cortar 100 % os derivados do leite, meu gastro receitou um suplemento da enzima da lactose para pode consumir leite( bolos, pudim, bolachas com leite) para poder amenizar esse efeito. Você ja tentou? Como leivei 9 anos para descobrir o que tinha, fui me monitorando, para descobrir sosinha a intolerancia, para so então fazer o teste, que confirmou minhas suspeitas. ( depois de muitos anos com SII sem descobrir o que era, um medico me receitou chá de camomila q era tudo drama e que logo passaria). Hoje tenho 17 anos, comecei a ter crises com 8. Agora consegui controlar um pouci as crises, mas com o suplemento da enzima da lactose ficou bem mais facil, mesmo ainda tendo crises, da para viver um pouco mais normal com isso.

    ResponderEliminar
  12. Você ja tentou tomar a enzima da lactose para poder consumir leite, memso com a intolerancia? Foi o que meu medico receitou, tem em farmacias de manipulação (tomado 15 minutos antes de consumir qualquer deriavado de leite) ou tem uns comprados em sites, ou lojas de suplementos alimentares( na loja é mais caro) q pode ser tomado todo dia de manhã e a noite que controla um pouco a intolerancia, ou pode-se tomar apenas antes de comer algo com leite, se não quiser tomar continuo. Para eu ajudou bastante na Intolerancia (tambem sou 100% intolerante a lactose).

    ResponderEliminar
  13. Alguém tem problema quando toma algum remédio? Observou crises com vitaminas, mesmo aquelas vitaminas C, efervescentes, eu estou com medo de tomar.

    ResponderEliminar
  14. Podem partilhar a medicação que fazem, por favor, para controlar a SII?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demorei 1/2 hora a responder-te, a falar contigo, e n aparece nada aki------

      Nem acredito..................................

      Eliminar
  15. Tenho SII há já bastantes anos, tenho períodos alternados com diarreia e obstipação, mas com predominância na diarreia, tem sido muito difícil lidar com a doença, pois tenho periodos de crises muito dolorosas e prolongadas. Neste momento estou com uma crise terrivel,o intestino está muito irritado, muitas dores no baixo ventre, mas mais no lado direito, tipo uma "moinha" e mau estar,e por vezes picadas,cólicas e diarreia, tenho também muitos gases, acho que também a minha bexiga ficou hipersensivel, pois tenho sintomas que se confundem com infecção urinária, mas fiz análises e não tenho infecção urinária. A semana passada fui ao médico e estou a tomar Spasmomen, o que até agora ainda não me sinto melhor.Pesquisei neste blog e vi que os probióticos são de grande ajuda, procurei nas ervanárias da minha zona e não encontrei, mas mandei vi o Bio-Kult de uma ervanária no Porto, comecei hoje a tomar. Será que os efeitos se começam logo a sentir? Estou já desesperada com este mau estar desta maldita crise, que teima em ficar! Gostei muito deste blog, pois é uma maneira de trocarmos experiências e também de sermos ajudados a enfrentar esta doença!!! Obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Achei esse site por acaso, pois também sofro de SII e Intolerância a Lactose...
    Desde que os sintomas começaram há 3 anos não tive nenhuma melhora ou interrupção da dor e diarreia, já cheguei a pesar 36kg. Agora só saio de casa se for realmente necessário, tomo medicação, mudei a alimentação e nada.
    É muito bom ler que outras pessoas tbm passam por isso e tiveram alguma melhora. Espero que um dia eu consiga lidar com isso e levar uma vida melhor, já anotei todas as dicas do seu blog =)

    ResponderEliminar
  17. Fiz exame e o resultado foi colite crônica inespecífica leve e inativa o médico receitou para mim brometo de pinavério( siilif) 100mg, comecei a tomar o medicamento após 30 de tratamento comecei a sentir dores no estômago como enjôo e mal digestão estou pensando em parar alguns dias para melhorar e depois tenho que ver se diminuo a dosagem o problema é que melhora uma coisa e piora outra, também estou tomando alguns cuidados com a alimentação.Alguém tem problema quando toma esse remédio, a colite ou SII e bem chato para tratar tem que pesquisar bastante.

    ResponderEliminar
  18. desculpe sou eu novamente Sandra Regina eu comia muito granola de cereais ainda possuo em meu armario mas, algumas vezes me sentia mal será que posso comer? eu aderia a granola junto com sorvetes, doces e yogurtes mas isso faz mal a sindrome Sii

    ResponderEliminar
  19. Boa noite gostaria de partilhar a minha experiencia e ajudar todos os que passam por este problema que embora aos outros pareça emocional quem passa por isso sabe que é muito mais que isso e muda totalmente a qualidade de vida de qualquer pessoa em todos os niveis .
    As saidas nao são as mesmas , os amigos não percebem e muitos afastam-se , casais muitas vezes separam-se , alguns entram em depressão , a vida profissional é afectada entre muitos outros .
    Eu deparei-me com o SCI há mais de 10 anos , a minha vida deu uma volta de 190 graus em todos os aspectos para pior , até que um dia depois de vários médicos ,vários conselhos e medicamentos para me ajudar mas não para curar , decidi pesquisar por mim próprio e investigar vários casos e métodos utilizados por pessoas que sofriam na altura pouco falado por ser desconhecido e vergonha .
    Quero dizer a todos os que passam por esta terrivel experiencia que não percam a esperança de voltar a ter uma vida praticamente normal e serem felizes novamente e terem fé . Mesmo com o SCI sai do Pais emigrei na altura para o outro lado do Oceano , pode nao parecer nada mas para aqueles que têm SCI sabem o que custa muitas vezes até sair de casa para um sitio sem ter a certeza que existe uma casa de banho perto , Depois as mudanças de sitio cultura , trabalhos , ansiedade . Na altura que estive fora encontrei uma Terapia chamada Terapia de Gerson , achei interessante ver os progressos de pessoas que tinham vários doenças crónicas e até terminais que muitos médicos diziam não terem cura . Fiz a terapia durante 60 dias para quem não sabe consiste em beber apenas sumos organicos 12 por dia de hora em hora junto com enemas de café . O corpo humano consegue na maioria das vezes curar por fora mas tambem por dentro apenas com alimentação , ou seja é um reboot que fazemos ao organismo como se estivessemos a limpar o disco rigido de problemas que foi tendo ao longo do tempo . O que nos põe doentes e com intolerancia na maioria das vezes exagerar em certos alimentos , o pior ainda são a quantidade de alimentos toxicos que pomos nos organismo se a pessoa não deita fora (adoece) O que quero dizer é que depois de fazer esta terapia ( vejam no youtube legendado em Portugues ) estes seguintes documentarios ( Morrendo por não saber ) ( Terapia de Gerson ) e ( Fat , Sick and Nearly Dead ) Hoje consigo trabalhar sem estar preocupado se tenho um wc perto , voltei a correr na rua a praticar desporto , a sair com a minha filha e mulher coisas que não conseguia fazer há anos . Por isso resolvi postar a minha experiencia com todos vocês e espero que ajude a superar todo esse pesadelo que também tive . Quem quiser saber mais ou tiver duvidas esteja á vontade para me contactar através do email :enigmagambler@hotmail.com Muita força e fé em Deus

    ResponderEliminar
  20. Olá, onde recomendam comprar os probióticos?

    ResponderEliminar
  21. Adriane Garcia Andina29 de outubro de 2014 às 02:23

    DESCOBRÍ A POUCOS DIAS ESSA DOENÇA, E CONFESSO QUE AINDA ESTOU "DIGERINDO". MAS TA COMPLICADO.

    ResponderEliminar
  22. Paula vc fez a dieta sozinha, sem a ajuda do nutricionista. A partir do que vc começou a dieta, que tipos de alimentos retirou pelos quais conseguiu substituir.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...