quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tratamento

Esta é a parte mais complicada!!!!

O tratamento da síndrome do cólon irritável pode incluir um tratamento médico, associado a alterações alimentares e a controlo do stress.
Na maioria das pessoas, o aumento da ingestão de alimentos não digeríveis pode ser o suficiente para aliviar os sintomas. As fibras não são digeridas nem absorvidas pelo que, permanecendo no intestino, além de terem uma função de chamada de líquido para o local, conferem volume e forma às fezes. As fezes, então mais moldadas e moles, estimulam os movimentos intestinais facilitando a sua progressão. Nos casos em que a queixa principal for a diarreia os alimentos fibrosos devem ser ingeridos com poucos líquidos; à passagem das fezes no cólon muita da água presente será obsorvida, o que contribui para prevenir a diarreia. Quando a queixa principal é obstipação, as fibras devem ser ingeridas com muitos líquidos, que ajudarão a amolecer as fezes.

Nalguns casos, a cafeína e outros compostos excitantes, o álcool e os produtos lácteos podem agravar os sintomas associados à SCI, podendo causar diarreia ou obstipação. Assim poderá também ser necessário evitar o consumo de café, chá, chocolate, bebidas alcoólicas, leite, queijo, manteiga e outros derivados do leite. Relativamente ao leite e derivados, que são uma fonte importante de diversos nutrientes, só devem ser excluídos da dieta mediante recomendação expressa do médico.

OU SEJA, TEMOS QUE DESCOBRIR QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE NOS CAUSAM CRISES, TEMOS QUE DESCOBRIR POR NÓS MESMOS AS NOSSAS INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES...
Por vezes, as alterações alimentares não proporcionam, por si só, um alívio adequado das cólicas abdominais e da flatulência. Nestes casos, poderão ser prescritos medicamentos que actuam directamente sobre o músculo intestinal, para ajudar o retorno à sua função normal.

Nalgumas pessoas, poderá ainda ser necessário o aconselhamento por um psicólogo, com o objectivo de identificar e controlar factores de stress (treino de relaxamento), de modo a ajudar o alívio dos sintomas.

Também a nicotina pode contribuir para o agravamento dos sintomas associados à síndrome do cólon irritável, pelo que os fumadores devem estar alertados para esse facto.

A melhoria ou resolução dos sintomas da síndrome do cólon irritável é frequentemente um processo lento, que pode demorar seis meses ou mais. O tratamento deste problema requer assim bastante paciência. Por outro lado, podem voltar a manifestar-se periodicamente sintomas ligeiros; nalguns casos, embora raros, esses sintomas podem mesmo reaparecer com mais intensidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...