sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alimentação com SII

Pois é!
A base do equilíbrio é relaxar, viver sem stress (o que é o mais complicado hoje em dia), e alimentar-mo-nos de forma equilibrada... :-)
Desde que descobri que tenho SII que a minha aprendizagem tem sido diária. Apesar de continuar a tomar os medicamentos para controlar os movimentos intestinais e a ansiedade, aprendi que a minha alimentação é o ponto principal com que tenho que me preocupar.

Como sou intolerante à lactose, aprendi nas minhas idas às compras que praticamente tudo tem leite na composição, desde as simples bolachas, as batatas fritas, os cereais, bolos, até aos alimentos pré-cozinhados, tudo tem leite na sua composição...

Agora consumo soja (mas também não posso abusar pois acabam por me dilatar o abdómen devido à fermentação.

Assim sendo descrevo a minha alimentação de um dia para que fiquem com a ideia que com alguma imaginação é possível comer-se relativamente bem, apesar de custar bastante deixar a alimentação que fizemos durante toda a vida...

Pequeno-almoço:
1 copo de bebida de soja com sabor a chocolate e um pão com creme de barrar de soja;

Meio da manhã:
1 maçã ou 1 banana

Almoço:
Arroz com cenoura e ervilhas ou massa com carne branca grelhada (frango ou peru);
cenoura crua
Pudim de pêssego ou fruta não ácida

Lanche:
1 iogurte de soja ou 1 maçã - Por vezes também como aqueles potinhos de fruta cozida para bebé são óptimos-
1 pão com marmelada caseira

Jantar:
Igual ao almoço mas com peixe ou hamburguer de tofu com cogumelos (descobri recentemente é óptimo).

Ceia:
1 maçã

E pronto basicamente hoje em dia tento comer assim, várias vezes ao dia, frutas não ácidas (maçãs, pêras, bananas, melão, meloa, melancia);
Como sopa mas não posso comer todos os dias pois os legumes aceleram-me o transito intestinal...

10 comentários:

  1. E interessante, quando lemos as opni-
    oes, de pessoas como vc, que nem imaginam
    o quanto isso ajuda a pessoas que como vc
    descubriram esse fato famoso ja (infelismente) SII.conviver com ele...
    DIFICIL....mas esse contato que nos da
    a internet,sem duvidas ajuda e como.

    Eu particularmente,fico agradecida,porque
    agora,enfim posso ter uma informacao,
    vinda mesmo de quem tem o problema,isso
    vem a ser fundamental.

    Obrigada a vc,saiba que ajudou mais alguem.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas palavras.

    É verdade que "conviver" com a SII não é propriamente fácil, mas com um bom médico a acompanhar o nosso problema e com o conhecimento da doença por parte de todas as pessoas que convivem connosco é meio caminho andado para conseguirmos superar os problemas.
    Confesso que ultimamente a parte que mais está a custar levar em frente é a actividade física diária... (Confesso que ando preguiçosa e a preguiça e o stress são duas das melhores amigas da SII).
    Já agora aproveito para lhe pedir que me envie o seu caso para publicar no blogue, seria mais uma forma de ajudar tantas pesssoas que infelizmente também têm este problema.
    Beijo e Força na busca pelo bem estar.

    ResponderEliminar
  3. Vc nao sabe como estou feliz em encomtrar esse blog . Ja faz muito tempo que sofro com SII, e já tenho medo de sair de casa rejeito trabalhos que presiso viajar, quase nao saio de casa , por naõ saber como meu intestino vai funcionar direito, fui ao gastro fis varios exames, o medico disse que era SII que nao tinha cura e nem remedio, e só, eu não sabia mais o que fazer então ontem resolvi procurar na net,graças a Deus uma luz. O meu problema maior é a urgencia do Wc... pela mãnha vou varias vezes,e nuca sei quando acabou , e as vezes so nada me aparece uma diarreia ,é cômico e tràgico, Fico aliviada , pelo menos não estou sozinha e tenho uma ajuda , muito obrigada mesmo .beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda.É verdade esta doença é uma chatice, para não dizer aquela palavra começada por M***...:-) Mas olha, com algum controlo e com a descoberta dos alimentos que nos fazem ter descargas podemos melhorar e muito a nossa qualidade de vida...Como podes ler no meu caso, decobri que sou intolerante à lactose (e só facto de deixar de ingerir alimentos com lactose já me ajudou bastante), depois fui descobrindo outros alimentos que me causam descargas (tomate, beringela, feijão, kivi...) e deixei de comer estes alimentos e ufa...que melhoria...Outra coisa que no meu caso me ajudou bastante foi fazer um tratamento com calmantes para ansiedade (tomei cerca de 8meses certinho, depois fiz desmame e agora só tomo um muito fraquinho em situações que vá viver alguma ansiedade-como festas especiais, saídas especiais, reuniões importantes...-
    Então Mafalda, pode não haver uma cura concreta mas existem coisas que nos ajudam bastante...Continua a participar no blogue e tenta também tomar os próbioticos que postei no blogue pois ajudam bastante a equilibrar intestino...

    ResponderEliminar
  5. Oii
    eu queria saber como você começou a fazer uso de calmantes pra ansiedade...você foi no primeiro psiquiatra que vc sabia, ou levou tempo pra achar alguém confiável?é porque hoje em dia pra tudo eles te receitam remédios, então fico desconfiada sabe?!
    e outra coisa,você não passa fome comendo só isso ao longo do dia?digo principalmente no café da manhã, eu sempre comi pão, e continuo comendo, e vi num outro post que você bate banana e faz uma vitamina e toma...não passa fome?
    obrigada:D

    ResponderEliminar
  6. Olá Paola,
    Quem me receitou os calmantes foi meu gastroentrelogista, e foi um levezinho para ajudar a controlar a ansiedade, mas principalmente os sintomas que a ansiedade provocava a nível intestinal.
    Quanto á minha alimentação, eu não como apenas batido, por vezes sim, mas não sempre, vario constantemente a minha alimentação, porque só assim conseguimos o equilibrio no nosso organismo, ou seja, uns dias como pao com manteiga e leite de soja, outras vezes cereais, outras vezes batido... O segredo passa mesmo por variar e comeres de duas em duas horas, assim nunca chego a sentir fome... O segredo passa por ai.
    Vai dando noticias tuas*

    ResponderEliminar
  7. huum
    e você conseguiu esse equilíbrio alimentar sozinha?ou foi orientada por alguém?
    é realmente bom poder ler seu blog,obrigada pelas postagens!
    vou siim, vou estar sempre por aqui!

    ResponderEliminar
  8. Olá Paola,
    Em relação à minha alimentação o processo passa mesmo por tomares conta da tua alimentação, inicialmente começei por fazer um diário de tudo que comia, a que horas e as vezes que ia ao wc, inclusivé as horas. Isto porque ao fazeres isto, vais conseguir perceber quais os alimentos que te provocam reacções, claro que, por exemplo, em relação ao leite, fiz o exame da intolerância e como o resultado foi intolerante à lactose, eliminei todos os alimentos que contêm leite ou vestigios de leite, e com esta alteração já melhorei bastante. Depois com meu diário conclui que a beringela, a laranja, o kivi, as uvas, os feijões, as gorduras (...), também me fazem mal. Tive ajuda do meu gastro que me deu a lista de alguns alimentos que ñormalmente são prejudicais aos doentes de sii, usei essa lista como base e com registo do meu diário alimentar, consegui descobri a maior parte dos alimentos que me são "proibidos". Agora como tudo na vida, até conseguir estabelecer um padrao tudo leva o seu tempo, e eu fiz meu diário durante quase 2 anos, fui excluindo alguns alimentos, introduzindo outros e verificando as reacções do meu intestino. Hoje em dia, já consigo determinar mais ou menos quais os alimentos que me vao provocar alguma reacção e evitá-los ou ingerir em quantidades muito pequeninas. Não desistas de encontrar o teu equilibrio, mas isso requer algum controlo e força de vontade pois para quem gosta de comer de tudo como eu, é dificil ter tantas restrições, mas tudo se consegue :-)

    ResponderEliminar
  9. Estou sofrendo com sii há 9 anos quero saber se esta síndrome pode haver perda de peso, nauseas e tonturas? Alguem fica tonta ?

    ResponderEliminar
  10. Amiga, gostaria de agradecer pela sua iniciativa.
    Já desde muito nova sinto esse sintoma. E estou no meio de uma crise atualmente. Cheguei a ir ao medico e ele disse: Vc está com a SII.
    Fiquei sem norte, mas o seu blog tem ajudado bastante. Muito obrigada ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...