quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Pirâmide Alimentar

" Pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação saudável. Alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.
Esta pirâmide alimentar foi desenvolvida a partir das mais recentes evidências médicas e científicas para uma dieta saudável.


O que muda na nova Pirâmide Alimentar:


Na base da pirâmide está a prática de atividades físicas na forma exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa. Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças quando não está aliada a uma vida ativa.
As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as gorduras saudáveis mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes.
Os carboidratos continuam em destaque, mas é enfatizada a escolha de carboidratos integrais, em detrimento de suas versões refinadas.
Frutas e verduras são fontes diversificadas de fibras, sais minerais, vitaminas e outras fitosubstâncias com potencial de prevenção várias doenças.
A inclusão de castanhas, nozes, amêndoas e amendoins na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.
As proteínas constituem parte importante de uma dieta, mas mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de protéinas saudáveis, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis ou menor quantidade de gorduras saturadas. Neste caso, os melhores exemplos são os peixes.
O consumo de leite e derivados deve ser moderado, principalmente pela gordura saturada que vem junto com estes alimentos.
Ao final, encontram-se os grandes vilões, que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados:
Alimentos ricos em gorduras trans: Alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada, incluindo diversas margarinas, bolachas, bombons, pães, sorvetes. Observar os ingredientes, agora é essencial para fazer escolhas saudáveis.
Alimentos ricos em gorduras saturadas: Carnes vermelhas são os grandes representantes desta classe, mas aqui também estão incluídos a manteiga, o leite e seus derivados.
Alimentos ricos em carboidratos refinados: Açúcar, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas as suas fibras e vitaminas originais.
Por fim, é importante saber que a pirâmide alimentar server como um guia para orientar as escolhas do dia a dia, e que a melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença para a saúde.

Pirâmide alimentar: referências bibliográficas

Micronutrient Information Center. Linus Pauling Institute. Revisado em novembro de 2007. Fonte de informações científicas e atualizadas da Universidade de Oregon (EUA).
Department of Nutrition at Harvard School of Public Health. The Nutrition Source Website. Revisado em maio de 2008. Centro de nutrição da escola de saúde pública de Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo.

Fonte: www.BancoDeSaude.com.br
Divulgacao - www.PuraSaude.com.br"

in:http://saude-bemestar.com/novapiramidealimentar.aspx

4 comentários:

  1. oi. Tenho SCI à cerca de 3 anos.
    Como fazes quando alguém te convida para jantar?
    Já cheguei a recusar ir jantar a casa de alguém porque sei que essa pessoa mete muitas especiarias na comida (o que é de tudo o que me faz pior).
    Em relação à lactose, nunca me foi dito para deixar de ingerir. Mas noto que se calhar me fazia bem, pois sempre bebi demasiado leite e outros derivados.
    Blogue muito interessante e extremamente útil!

    ResponderEliminar
  2. Olá! O que passei a fazer para resolver este problema foi "instruir" todos os meus amigos do meu problema e quais os alimentos que nao posso ingerir. Depois dos nossos amigos estarem sensibilizados com a nossa doença e de a conhecerem tentam facilitar na confecção dos alimentos.

    Em ultimo recurso sempre podes combinar com os teus amigos e vais mais cedo para a casa deles e auxilias na preparação da janta, controlando o que colocam na panela :-)

    Agora nunca deixes de conviver e de te divertir por causa de pormenores...

    ResponderEliminar
  3. Ha em relação à lactose sempre podes pedir ao teu médico para fazer a prova da intolerância à lactose e assim já ficavas a saber se podes ou não ingerir alimentos com lactose (não é apenas o leite, queijo e iogurtes que contêm lactose, existem muitos mais alimentos, desde bolachas, cereais, salsichas, batatas fritas, entre outros...)

    ResponderEliminar
  4. Pois, claro que não devo deixar de conviver! O problema é mesmo o tempo que por vezes é escasso para levar comida feita por mim, ou ir lá fazer.
    Não me sinto bem em impedir que as pessoas temperem à vontade os alimentos!
    Tenho amigos meus que temperam tudo com imensas especiarias, e impedi-los de fazer comidas sem elas, é muito mau... :p
    Em relação à lactose, realmente é incrível como quase tudo tem lactose!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...